PARE

Fabio Mont’Alegre
Medium Brasil
Published in
2 min readJul 2, 2015

--

Existe um mecanismo na sua cabeça para escapar de um sentimento de frustração que é apontar para alguém que ocupa uma posição na hierarquia acima de você e desenhar um grupinho do eu contra eles. “Assim não dá, ELES não colaboram, com ELES lá nada vai dar certo, se ao menos A GENTE estivesse lá”.

Faz mal isso? Não sei, mas uma coisa é certa: isso te paralisa na medida que te dá uma certa sensação de alívio porque nada que você pode fazer vai mudar a situação.

Para sair dessa paralisia, evitar esse loop eterno de criticar os que estão acima de você e achar que a sua vida está indo pro buraco, a psicóloga Loretta Graziano Breuning inventou um lifehack, que é fácil de lembrar em português: PARE (Personal Agency, Realistic Expectations).

Primeiro você precisa lembrar de alguma coisa boa que aconteceu recentemente na sua vida. Isso se chama priming, você dá um reset na parte racional do seu cérebro. Depois lembre que:

Personal Agency

Você faz parte desse sistema. Se você está frustrado com algum líder político, usar do dispositivo “olha só em quem vocês votaram” não vai ajudar em nada no longo prazo (mas vai te dar uma sensação de alívio no curtíssimo prazo). PA significa “o que eu posso fazer para mudar isso se me incomoda tanto?”

Realistic Expectations

Primeiro, frustração não é perigo de vida. Agora pense em como isso te afeta. Muitas vezes, por mais que tudo aponte para a morte iminente, a realidade é outra. Tire o foco das coisas que você não consegue controlar e foque naquelas que você pode fazer alguma diferença. RE significa “be creative, not combative”.

Isso vai fazer você se sentir menos frustrado na vida? Não no começo, porque você nunca vai conseguir desligar esse sistema de alerta da sua cabeça. Mas comigo, fazendo esse exercício, consigo sair dessa anestesia e pensar no que eu posso fazer para ajudar, mesmo que seja parando um pouco para escrever isso.

--

--