Perdido nas Águas

Danilo Picucci
Medium Brasil
Published in
4 min readMar 9, 2016

O mundo é um grande oceano, não só literalmente claro, estou me referindo ao tamanho imenso, os diferentes lugares, as pessoas, as diversidades, as curiosidades e os grandes motivos que fazem a vida ser incrível.

What Dreams May Come

Nessa imensidão aquática toda, encontramos peixes de todas as formas e cores, com temperamentos diversos, confusões próprias, coloridos e com passados únicos, escolhas e influências que fizeram cada um chegar até ali de forma diferente dos outros.

“Para tornar a realidade suportável, todos temos de cultivar em nós certas pequenas loucuras.” — Marcel Proust

O mundo é igual e, se deparar com pessoas que trazem algo de incrível para nossas vidas deveria ser simples. Mas assim como você sabe, não é. A maioria de nós fica buscando uma ilha, um lugar raro, ensolarado, onde podemos deitar, sorrir e assistir o resto do mundo passando abaixo, esquecendo cada outro detalhe.

Minha vida não é diferente, também busco essas pessoas, essas ilhas, e as vezes encontro, todo mundo as vezes encontra. Conhecer uma dessas ilhas merece uma memória específica na minha caixa mental, merece que suas descrições únicas sejam eternizadas assim como uma tattoo.

Ilhas….

Mas dessa vez eu encontrei um peixe incrível, um que se destacava, veio de forma inesperada, com ar sério e uma postura desligada que em alguns minutos mudou para algo que parecia um furacão, passou derrubando tudo, chamando atenção e rindo com uma sinceridade diferente. Você estava aproveitando sua vida e eu estava rindo enquanto te observava.

Ocasionalmente você me abraçou como se o mundo fosse acabar, falou algo no meu ouvido, arrancou risadas e colocou sua presença e seu cheiro na minha memória. E se foi.

Everybody loves the things you do
From the way you talk
To the way you move
Everybody here is watching you
’Cause you feel like home
(Adele)

Essa era você, só que não era você. Calma. Era você, mas era só uma parte de você e, nem de longe era a melhor parte. Quando a gente se encontrou no mês seguinte, parecia que a gente se conhecia desde sempre. A curiosidade aumentou muito. Até um dia que estávamos no mesmo ambiente, sem conversar, mas sem conseguir deixar de olhar um para o outro, como imãs a gente se puxava. Te abraçar de novo tirou todo meu ar.

Na semana seguinte, quando te conheci, de verdade, você me mostrou o outro lado, aquele por trás da casca. Sua confusão, suas dúvidas, seu humor, sua inocência, seu lado carinhoso, suas brisas, sua péssima memória, suas experiências, sua curiosidade infinita. Seu jeito rápido de andar, suas cicatrizes, o sorriso que nasce nos olhos e estende até a boca, o jeito que você fica vermelha. Mas a risada continuou com a mesma sinceridade. E os abraços continuaram tirando meu ar.

Em teu abraço eu abraço o que existe
a areia, o tempo, a árvore da chuva… — Pablo Neruda

Você me diz que está perdida, que você está nadando no mundo sem saber qual caminho seguir, que não tem certezas, que não tem correntes e também não tem liberdade, que tem sonhos em aberto. Você diz que é complicado. Complicado é você ter o mundo nas suas mãos e achar que não, você pode abraçar muito mais se você aceitar que não precisa ser tudo ao mesmo tempo.

Você costuma dizer que eu trago várias bons complementos para você, como minha memória ou informações sobre coisas e pessoas que tenho guardadas na minha mente e que você insiste em esquecer. Aqui te digo isso, você não precisa das minha memórias, você precisa aceitar criar as memórias que realmente importam.

Memórias….

Memória seletiva é o maior indício de que estamos passando pela vida sem dar importância pra ela. Nós criamos memórias fortes quando nos importamos com elas.

Eu sei que agora você é um peixe, se sentindo perdida e inquieta, nadando no oceano achando que pode nadar para onde quiser. Lembra que uma ilha com um barco também te leva onde você quiser. Também é importante ter pra onde voltar. Dá pra abraçar o mundo de forma organizada.

Hoje eu lembrei de você e fiz de você uma memória única.
Espero que não importe em que parte do oceano você esteja, você leia e reflita do jeito que você gosta de refletir.

E obrigado por ter me dado o prazer de te conhecer.

“Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado.” — Johann Goethe

--

--

Danilo Picucci
Medium Brasil

Olhe além e busque através, de nada vale estar se você não é.