Quer comentar? Massa! Mas comente bem!

Gildásio Júnior
Medium Brasil
Published in
3 min readMar 8, 2015

Bem, desde quando vi essa “nova rede” que é o Medium e alguns textos que tinha por aqui eu pensei “tenho de criar uma conta nesse troço”. Entretanto só criar conta e seguir algumas pessoas não teria graça. Tinha de escrever também! Mas escrever sobre o quê, afinal? Precisa ser temas mais abrangentes, ou melhor, mais de interesse global que apenas relacionado à computação. Então tive para mim que criaria um perfil apenas quando tivesse uma ideia do que fazer. Então, não preciso nem dizer que já tenho um ou mais temas para alguns textos a seguir… :D

Okay, me estendi demais nesse primeiro parágrafo. Talvez seja “nervoso” de novato, vai saber… Acredito que não será um texto tão grande, porém melhor não tirar conclusões precipitadas. Mas prosseguindo com o tema e sem mais devaneios, vamos mostrar se valeu à pena abrir esse link…

É um fato que sempre que vemos um assunto de nosso interesse tendemos a querer comentar sobre o caso. Não importa o meio, envolvidos e nem o tema (basta, como disse, ser do interesse). Ainda mais para uma pessoa como eu que adora debates e tem uma certa mania de ter de ser o último a falar. Nem que seja um “ok, então!”.

Mas é um fato também que nem todos comentários são legais quanto deveriam ou quanto a tal discussão merece. Nem todos? Haha! Nem a metade… Enfim… O que quero dizer é que seria bom antes de comentar sobre algo pensar melhor e ter algo a oferecer e incrementar na discussão.

Eu participava de um fórum sobre computação e relacionados que era muito bom. Tinha muitos parcipantes de lá que eu tenho como inspiração e tudo mais… Os posts interessantes eram muitos e sempre repleto de qualidade. Mas os comentários… Esses nem tanto. Conversando com um dos membros de lá, uma certa vez ele deu a entender que os comentários o desmotivavam. Fiquei sem entender, a priori, mas ele explicou depois de um tempo.

Disse o quão era trabalhoso fazer um artigo detalhado e rico de conhecimento como os que fazia e que ficava angustiado ao receber comentários do tipo “bom post”, “parabéns, continue assim”, “nossa, que demais”… Ele queria comentários com conteúdos! Nem que fossem pedindo mais exemplos, ou refutando uma ideia que tinha presente no post, ou ainda agregando um link sobre o discutido.

Visto essa insatisfação dele, eu me virei, e olhei para meus próprios comentários. Eu tinha a ideia de que comentar, nem que seja “belo post” era bom. E é! Claro! Serve de incentivo para quem escreveu o artigo e para quem se dá o custo de manter o meio. Só que mesmo assim eu pensei que poderia melhorar.

A partir desse momento, cada comentário que fazia levava mais links para o artigo, fazia perguntas e tudo mais. E gente, é incrível como isso é bom! Você interage mais com quem tem mais a oferecer, gera mais informações ao conteúdo principal para quem só quiser chegar e ler… Enfim, é um mar de benefícios!

Então galerinha do bem… Sigam-me os bons e vamos criar comentários construtivos! Não digo isso apenas para o pessoal da área da tecnologia. Qualquer um que se meta em um debate, uma conversa ou apenas na visualização de um simples artigo que comece a leitura pensando em como agregar valor à ele ao chegar no ponto final.

Ainda mais numa época em que estamos dos “comentários zueiros”, dos “mitos” por fazerem uma cortada ou ainda dos “TURN DOWN FOR WHAT!”… É sempre bom agir de bom humor com as coisas, mas tratar o assunto pensando em contribuir realmente para ele e seus leitores não trás mal a ninguém, muito pelo contrário.

É isso ai… Primeiro texto para a rede e vamos ver os seguintes e se é de agrado da galera… ;)

Quer ver meus textos no Medium assim que forem postados? Siga meu perfil ou assine o feed rss dele!

Curte computação? Linux? POGramação? Aparece em meu blog também!

--

--