Se arrependa, mude seu futuro, mas esqueça o passado.

Uberdam Andrade
Medium Brasil
Published in
2 min readNov 24, 2015

Quem nunca sonhou em voltar ao passado e mudar tudo o que fez? Acho que mais da metade os seres humanos já desejou isso (a outra metade se conformou).

Eu passei por uma fase assim, de imaginar como as coisas poderiam ter sido com aquele “não” que poderia ser “sim” ou de como estaria vivendo agora se não tivesse feito escolhas racionais ao invés das sentimentais. São verdades que nunca conhecerei, mas que talvez existam em uma alternativa paralela, isso se os físicos estiverem certos.

Viver saudando o passado é uma das burradas que podemos fazer no presente. O “talvez” nunca será um “foi”, pois as coisas não funcionam assim. A dúvida do que poderia ter sido nos move pelas escolhas que fazemos, pois ela nos coloca à prova diante do resultado que chegamos ou estamos a construir.

Os erros, quando bem “digeridos”, nos levam ao aprendizado. É assim que os seres humanos evoluem em sua existência, através da compreensão dos erros e do compromisso de não mais cometê-los. Muitos de nós não valorizam esse aprendizado, cometendo os mesmos erros repetidas vezes, sem ao menos parar para questionar se está fazendo o certo.

Arrepender-se é o primeiro passo para o aprendizado e a libertação do passado. Você não pode mudar o que passou. Não pode nem mudar o que acabou de ler. Conforme-se, você não pode desfazer uma simples leitura como esta, quiçá os erros da sua vida.

Por isso, esqueça o que passou, assimile as ideias e aprendizados e viva o futuro. Garanto que sua vida será bem mais leve.

--

--