Leonardo Broilo
Medium Brasil
Published in
2 min readJun 18, 2015

--

Sorte

Na sala de espera pruma entrevista, rabisco despretensiosamente uma frase em meu sketchbook:

“Não faz sentido tanta sorte numa vida só.”

Mais tarde olhando minha letra feia naquele papel bonito, eu me lembro do trecho que traduzo a seguir. Tim Minchin esta discursando em uma formatura de artes.

3. Lembre-se, é tudo sorte.

Você tem sorte de estar aqui. Você é incalculavelmente sortudo de ter nascido, e incrivelmente sortudo de ser criado por uma boa família que te ajudou a estudar e te encorajou a ir para a universidade. Ou, se você nasceu em uma família horrível, isso foi um azar e você tem minha simpatia… mas você ainda é sortudo: sortudo por ser feito de alguma sequencia de DNA que fez o tipo de cérebro que quando colocado em um ambiente infantil horrível, tomasse as decisões que te levassem, eventualmente, a graduação. Parabéns, por se esforçar muito, mas você é sortudo. Você não criou a parte de você que se esforça.

Eu suponho que eu tenha trabalhado duro para conquistar qualquer conquista duvidosa que eu tenha conquistado… mas eu não criei a parte de mim que trabalha duro, não mais do que eu criei a parte de mim que come muitos hambúrgueres em vez de ir na aula.

Entender que você não pode realmente tomar crédito pelo seu sucesso, nem realmente culpar os outros por suas falhas, vai torna-lo mais humilde e compassivo.

Empatia é intuitiva, mas também é algo que você pode trabalhar intelectualmente.

Quão engraçado é achar o teu sentido de humildade nas palavras de um comediante?

Eu sou grato por tanta coisa, a tanta gente. Não sei se a entrevista deu certo ou não, mas definitivamente, não faz sentido tanta sorte numa vida só.

--

--