Tudo o que você pensa, pense ao contrário

Encontrei esse livro há alguns meses, garimpando a sessão de publicidade. Não sabia se ele estava devidamente categorizado ou por acaso alguém havia esquecido ali. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o projeto gráfico, entre os tons de preto, branco e vermelho, suas frases e ensinamentos brincam entre as páginas, tendo até mesmo um texto virado noventa graus em sentido anti-horário. A tipografia condensada e em caixa alta também dá ao pequeno livro uma imponência caso você guarde-o ao lado de obras com grandes volumes.

Quando lhe perguntaram o segredo do sucesso, Woody Allen respondeu: “Dê as caras”.

Escrito por Paul Arden, uma lenda da publicidade britânica, esse livro de auto-ajuda tenta realmente ir na direção contrária e fala abertamente dos benefícios de tomar decisões erradas e sobre ter confiança para tentar a sorte. Entre suas frases imperativas, algo comum para o gênero, o autor conta casos famosos, de pessoas que resolveram arriscar tudo em uma idéia ou atitude e o resultado foi o mais surpreendente possível.

Um desses casos eu reproduzo abaixo:

Quando o Muro de Berlim estava para cair, um executivo júnior (Paul Cowan) de certa agência de publicidade veio a mim com a ideia de colar um cartaz do outro lado do muro. Eu disse: “Boa ideia, mas onde você vai arranjar o dinheiro?”. Ele disse que tinha algumas economias. Eu disse: “E como vai conseguir fazer isso?”. Ele disse: “Eu vou fazer”. Ele fez. Foi notícia no mundo inteiro. Desnecessário dizer que ele partiu para abrir sua própria empresa.Os melhores fazem isso. Todos eles.
Saatchi & Saatchi é uma agência de publicidade que atualmente possui 140 escritórios em 76 países. Fundada em Londres no ano de 1970. Paul Arden foi diretor-executivo da empresa entre os anos de 1987 e 1995.

Para mostrar que também toma decisões arriscadas, Paul Arden em seu livro nos traz o seguinte comentário:

Quando um cliente perguntou quanto custaria obter permissão para usar a Torre Eiffel em um anúncio, os burocratas que representavam a cidade de Paris disseram dez mil libras.O cliente não achou mais que fosse uma boa ideia.Então ela não foi usada.Eu a queria para este livro, mas também não achava dez mil libras uma boa ideia.Por isso, não pedi permissão.

Esse livro é indicado para os empreendedores, principalmente os jovens, aqueles com medo de dar o primeiro passo, exatamente como me sinto no momento que escrevo. Com poucos textos e linguagem simples, é uma leitura de 35 minutos, tempo suficiente para você digerir as dicas de Paul Arden. Apesar da simplicidade, é possível tratá-lo como um pequeno livro de referências durante uma conversa entre amigos empreendedores ou até mesmo entre sócios de uma empresa.

Com vários exemplos pessoais, ao terminar de ler fica difícil não admirar a experiência acumulada do autor durante tantos anos no mercado publicitário e posteriormente dono de sua própria empresa, porém o livro é curto demais, ao lê-lo você sentirá que precisa de pelo menos mais 50 páginas.

Ano de Lançamento: 2008
Número de páginas: 144
Autor: Paul Arden

Comprar o livro aqui.