Foto: Divulgação

Você não precisa sair do Facebook

O Facebook é a maior rede social da atualidade e com toda essa presença e influência, os questionamentos sobre privacidade e exposição excessiva são cada vez mais constantes. Eu, por exemplo, já disse que o Facebook me cansa, pensei em desativar minha conta por algum tempo, etc.

Mas a melhor forma que encontrei de lidar com o Facebook foi: matar o News Feed.

Recomendo: Matei o News Feed do Facebook, texto por Fabio Bracht.

Lendo o texto do Fabio Bracht você entende melhor o que significa “Matar o News Feed”, mas de forma sintética: é usar uma extensão que bloqueia a exibição do News Feed/Feed de Noticias.

Decidi matar o News Feed, mas não era suficiente. Faltava algo. Eu estava perdendo algo. Foi quando decidir fazer algo simples, mas que mudou completamente a forma como uso o Facebook. Criei uma lista.

A função listas está disponível faz um bom tempo, o próprio Facebook já cria listas automáticas separando “conhecidos” e “amigos próximos”, por exemplo. As listas do Facebook são uma forma de organizar e separar o conteúdo que é publicado pelos seus amigos ou páginas. Para muitos, essa dica talvez seja óbvia, mas foi algo que demorei a pescar e que acredito que possa ser uma dica útil a muitas pessoas, vários amigos desconhecem essa possibilidade, por exemplo.

É bem simples criar uma lista no Facebook. Basta ir na página de listas (menu direito da página principal, sessão “Amigos” e clicar em “Mais”) e clicar em “Criar Lista”. Pronto, só adicionar um nome para a lista e os amigos e páginas que farão parte dela. Bem simples.

Faculdade”, “Séries”, “Notícias” e “Cinema” foram listas já criadas por mim, mas convenhamos, é chato ter que ficar alternando de lista em lista. Por isso, criei uma nova lista chamada:

“Meu Novo Feed”

Amigos mais próximos, alguns familiares, páginas relevantes, criadores de conteúdos e pessoas relacionadas a publicidade… assim formei “Meu Novo Feed”.

Obs.: Não é necessário ser amigo da pessoa para adiciona-la na lista, basta estar seguindo-o.

Sem o News Feed padrão e com uma lista filtrada de amigos, meu Facebook ficou muito mais palatável. Se eu não quiser ver mais atualizações de alguém da lista, é só remover-lo. Simples. O mesmo vale para quando for publicar algo, basta escolher a lista ao invés de “Público”, “Amigos” e “Somente Eu”, e sua publicação só ficará visível para quem está na lista selecionada.

Já não preciso mais pensar em sair do Facebook.

Apesar de o Facebook ser demonizado por várias pessoas, a rede social é incrivelmente útil. No meu caso, estou sempre acompanhando as dicas do Cris Dias (Trabalha no próprio Facebook), as criticas do Fernando, os comentários sobre cultura pop do português Rui Silva, as atualizações dos idealizadores do *catavento, Ricardo Oliveira e Daniel Serrano. São conteúdos que eu não encontraria se não estivesse no Facebook.

Se você está perdendo os fios de cabelo por causa do Facebook, minha proposta é: mate o News Feed e use uma lista prioritária como o seu novo News Feed. Afinal, você não precisa sair do Facebook.

Compartilhe com seus amigos no Facebook, Twitter e recomende aqui no Medium. Eu sou o Washington Dutra, também escrevo no Nerd Marombeiro e no blog +DUTRA. Você pode me encontrar nas Redes Sociais:

Twitter | Pinterest | Instagram | Facebook | Flickr | Tumblr

Minhas publicações:

Like what you read? Give Dutra a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.