Como começar?

O melhor do Medium

Kellven Vilhena

--

Fico maravilhado, inicialmente, com a quantidade de textos bons que pode se encontrar neste site. Sendo eles em inglês, ou os raros em português. O motivo real de estar aqui, e vir aqui, após descobrir o Medium, era apenas lê-los, apreciá-los, contemplá-los e, obviamente, aprender com eles. Há tanta coisa boa, e introspectiva e uma socialização impressionante que não se encontra em outros sites do tipo. Mas aí você ganha um convite para postar também e não sabe bem o que fazer. Foi o que aconteceu comigo hoje. Mas, será que é necessário?

Talvez, parte da minha vontade de escrever algo, é para que o site abranja mais as outras línguas. Nas recomendações e collections você só encontra textos em inglês, isso de certa forma é frustrante, não há uma barra de pesquisa para que encontre textos na sua língua ou mesmo escritores Brasileiros, e sabe-se que já tem por aqui em toda parte. Mas, há quem não curta por esses motivos. Há quem não visite por esse motivo, por essa falta de praticidade. E a minha maior vontade, ao ler tantos bons textos, era repassá-los, para os amigos e pessoas do meu convívio, principalmente aqueles que não tem conhecimento do inglês. Como? Talvez essa seja minha ideia inicial, traduzi-los e então compartilhá-los. Não que eu não saiba o que escrever, mas, tem tanta coisa boa, que, primeiramente, a minha única vontade é que esses textos cheguem às pessoas, às massas. Começando aos poucos.

O mais legal do Medium é isso: Você vem pra ler! Há aquela satisfação. Porque a leitura fica em primeiro plano. Não há distração nenhuma. Você faz isso e apenas isso. E até pra quem escreve, é impressionante saber que o resultado vai causar esse sentimento de apenas leitura.

E por conta disso, para começar, vai ser a dica para os que querem entrar e fazer parte desse novo nicho de ideias: As melhores práticas do Medium - By @katelaurielee que é a diretora de conteúdo do site. Um texto facilmente encontrado na lista de recomendados, porém, em inglês. Não sei se alguém já o traduziu, mas é bom sempre ter por aí.

O Medium quer ajudá-lo a fazer o seu post ser o melhor - e o mais lido -. Para esse fim, aqui vai algumas dicas e truques:

  1. Embora não exista uma designação para o limite de número de palavras em nenhum texto no Medium, os posts de 400 palavras, em média, têm sido os mais populares.
  2. Escreva um título que melhor revele a essência do seu post.
  3. Escolha uma foto ou imagem de alta-qualidade (mínimo de 900 pixels, ou 900x900) para o cabeçalho do seu post. Imagens horizontais se encaixam melhor que as verticais.
  4. Sempre que necessário, faça uso dos recursos de formatação do Medium: dois níveis de manchetes, Notas de rodapé, hyperlinks, e separadores de sessão (formadas quando se pressiona o Enter duas vezes).
  5. Obtenha feedback fazendo uso do Draft, e revise gramática, pontuação, e formatação.
  6. Poste em várias Collections que haja relevância com o texto.

Seguir as dicas propostas, obviamente, não é regra. Mas para manter uma boa organização, é interessante. Isso se você quiser contribuir com a grande boa biblioteca que há por aqui. O legal mesmo é ler os mais interessantes textos, e isso você pode começar de qualquer forma. Acesse as Collections, procure por escritores Brasileiros. Leia. Descubra. Discuta. A gratificação é o que há de mais interessante.

--

--

Kellven Vilhena

Escritor, ex-futuro biólogo, ex-futuro dentista e enfim um jornalista mais velho do que aparenta.