Como foi estruturar um Workshop de UX Writing remoto?

Crícia
Senior Mega
Published in
6 min readApr 6, 2020

Nesse artigo vou contar um pouquinho de como foi estruturar e realizar um Workshop de UX Writing Remoto com meu time e alguns profissionais de documentação da Senior Mega.

#ParaCegoVer — Imagem ilustrativa contendo algumas pessoas reunidas em uma sala de conferência online.

Em Fevereiro participei do Workshop de UX Writing da Mergo, ministrado pela incrível UX Writer e consultora Cristina Luckner, este Workshop teve a duração de 12 horas e aconteceram nos dias 08 e 09 de Fevereiro.

Nele aprendi que UX Writing não se trata apenas de conteúdo, mas sim da experiência das pessoas com as palavras utilizadas em seu produto digital. Durante estes dois dias pudemos além de aprender os principais conceitos e referências da área, também realizar diversas atividades práticas em cada etapa do processo de Design Thinking focados sempre no conteúdo para nossos usuários em questão (Cada grupo teve uma persona para se trabalhar).

#ParaCegoVer — Imagem ilustrativa contendo uma frase do Don Norman, que é um professor e escritor de diversos livros de Design, a frase é a seguinte: A experiência do usuário engloba todos os aspectos da interação. O requisito básico para oferecer uma experiência exemplar é atender às necessidades das pessoas.

Atualmente na Senior Mega, não temos o papel de UX Writing, temos apenas UX Designers e três profissionais de documentação que ficam alocados por segmento (Indústria, Construção e Serviços). Por isso, convidei também os profissionais de documentação para participar e também para iniciarmos uma conversa a respeito de como nós UX Designers e documentadores podemos pensar nos conteúdos mais focados em nossos usuários.

Então na segunda feira (30/03)realizei a facilitação do Workshop de UX Writing com o time de UX da Senior Mega junto a dois profissionais da área de documentação, que atuam conosco nos squads. Com intuito de compartilhar e reproduzir todo o conhecimento que adquiri no curso de UX Writing da Mergo.

Deixo aqui alguns artigos caso ainda não saiba o que é UX Writing e queira se aprofundar no assunto:

Para facilitar o entendimento, separei este artigo em três tópicos que acho interessante expor e dialogar a respeito:

#1 Estrutura

Inicialmente este Workshop foi planejado para acontecer presencialmente, pois tinha a intenção de realizar atividades práticas como: Entrevistas, Síntese/ Apresentação e validação de uma solução. No entanto, devido a Pandemia do Coronavírus, precisei repensar o workshop e realizá-lo remotamente.

Foi um grande desafio para mim, pois nunca havia realizado um workshop desse tipo remotamente e de primeiro momento julguei que não seria possível. Mas, depois com incentivo de alguns dos meus colegas de trabalho, em especial Carla Santucci e também após assistir alguns vídeos sobre realização de atividades colaborativas remota, resolvi testar e aprender com essa nova oportunidade/desafio.

#2 Realização e Conteúdo

O Workshop foi realizado em uma sala no Teams (ferramenta de video conferência da Microsoft) e os dois grupos utilizaram o Discord para montarem seus roteiros e discutirem outras atividades. Eles também utilizaram o Miro, que é um board digital, para preencherem os canvas(ferramentas de Design) focados em UX Writing criadas pela Cristina Luckner.

Inicialmente apresentei os principais conceitos e outras informações como por exemplo: Qual o papel do UX Writer, O que é Tom de Voz, entre outros. Logo após apresentei uma introdução a Content Design Thinking, que basicamente é a utilização do processo de Design Thinking para inovação de conteúdos e propus aos grupos a realizarem uma atividade para a primeira etapa do processo, que é criar empatia.

Durante o Workshop da Mergo a Cristina Luckner criou para cada grupo uma persona para ser trabalhada, como não tive acesso a esse material, convidei duas pessoas voluntárias para serem entrevistadas pelos grupos. O objetivo dessa entrevista era os grupos entenderem qual era o perfil de viagem de seus usuários, assim como principais motivações, dores e inspirações. Essa entrevista serviu de base para as próximas atividades. Para facilitar para os grupos, eu combinei antecipadamente com essas duas pessoas voluntárias e enviei um e-mail contendo um link para o Hangouts.

#ParaCegoVer — Linha do processo de Design Thinking que é composto pelas etapas de Empatia, Definição de Problema, Exploração, Prototipação e Validação.

Posteriormente os grupos fizeram preenchimento de uma ferramenta que eles descreviam algumas informações sobre a persona e as principais palavras, expressões e verbos mencionados pelos usuários. Essa ferramenta foi preenchida para auxiliá-los na construção da solução final, assim o fluxo de interações e o conteúdo é focado no vocabulário semântico do usuário.

Após esse preenchimento colaborativo realizado por cada grupo, apresentei algumas boas práticas, dicas e questões ligadas a acessibilidade e linguagem neutra. Todo esse conteúdo foi baseado no que aprendi no workshop da Mergo. Apresentei também algumas ferramentas para definição do problema e exploração de ideias, como por exemplo, a técnica 5x1 que consiste em escrever cinco conceitos para escolher um, ou seja, você escreve cinco diferentes textos em um post it e depois escolhe um deles para refiná-lo.

Na etapa de prototipação propus os seguinte cenário:

Prototipe como você faria o engajamento de sua persona para voltar a utilizar o aplicativo AIRBNB e aderir a um programa de experiências em sua própria cidade. Estabeleça também como você testaria e qual seria sua métrica de sucesso.

O grupos tiveram cerca de 50 minutos para apresentar uma solução para o cenário determinado. O resultado foi incrível, os grupos se atentaram bem a pesquisa que foi realizada, assim como utilizaram a ferramenta contendo os verbos, palavras e expressões dos usuários.

Devido ao tempo curto não foi possível realizar a etapa de validação. No Workshop da Mergo, tivemos essa etapa e foi bastante interessante pois realizamos a validação com 5 usuários externos, convidados pela Mergo. Gostaríamos muito de realizar algo parecido, mas não foi possível então apenas apresentei algumas explicações sobre alguns testes como: Teste A/B, Close Test, Percepção de tom de voz e Reaction Cards.

#3 Aprendizados e Fedbacks

Por ser uma atividade colaborativa e que eu nunca tinha realizado obtive diversos aprendizados, segue abaixo alguns deles e algumas percepções e observações:

  • Ansiedade e facilitação: Durante a realização do Workshop senti uma grande ansiedade e não por conta de nervosismo, mas sim pelo fato de estar realizando as atividades de forma remota. Como não conseguia acompanhar os grupos da mesma forma que se estivesse realizando presencialmente, acabei tendo esse sentimento de ansiedade e frustração. Tentei ser clara nas explicações e me deixar disponível nos canais que estávamos Teams, Discord e até WhatsApp, mas ainda assim senti essa dificuldade.
  • Gerenciamento de Tempo: Quando comecei o Workshop e apresentei a primeira atividade prática percebi que o tempo que tinha escolhido para a realização da atividade e os horários estipulados para cada exercício não seriam suficientes para serem feitos tranquilamente. O Workshop se iniciou às 14 horas e concluímos às 17:20 e isso refletiu nos participantes que excederam 20 minutos de trabalho e também me deram o feedback que poderia ter mais tempo para praticar. Como tudo é aprendizado, fica esse ponto de atenção para as próximas atividades.
  • Atividade Colaborativa Remota é possível: Esse foi um dos maiores aprendizados que obtive, pois apesar de ler bastante sobre Home Office e de realizar algumas pesquisas e testes com usuários remotos (por conta de nossos cliente serem de lugares diversos) eu tinha algumas resistências quanto a realização de atividades colaborativas. Mas no fim, tivemos poucos problemas técnicos, cada grupo se organizou como se sentia mais confortável e os resultados das atividades foram ótimos.
#ParaCegoVer — Alguns feedbacks a respeito do Workshop. No geral houveram elogios e alguns pontos de atenção como o tempo das atividades.

No geral a realização do Workshop de UX Writing para mim foi um grande aprendizado e pude ler e rever os materiais indicados pela Cristina Luckner, assim como fomentar o dialogo à respeito da preocupação que precisamos ter com os conteúdos dos nossos produtos digitais serem mais focados em nossos usuários.

Isso é tudo pessoal! Obrigada por ter lido até aqui

Se você já realizou alguma atividade colaborativa remotamente comenta aqui, vou gostar de ler e aprender contigo.

--

--

Crícia
Senior Mega

Pesquisadora - UX Researcher, Facilitadora e Consultora de Projetos Socioculturais https://linktr.ee/cricia.silva