Como temos nivelado os conhecimentos no nosso time de Design?

Crícia
Senior Mega
Published in
5 min readDec 18, 2019

Recentemente passamos por algumas modificações nos rituais do nosso time de Design e uma delas foi a criação de um momento para compartilharmos com o time algum tipo de conhecimento, seja da nossa área ou não. Neste artigo vou te contar um pouquinho desse novo ritual e como temos nivelado nossos conhecimentos a partir dele.

#ParaCegoVer —Ilustração contendo diversas pessoas construindo conhecimentos de diferentes formas.

Design está em ascensão e todos os dias surge tonelada de novos termos, metodologias e ferramentas. Diante desse cenário, em uma conversa com a Amanda Ulitska comentamos sobre a necessidade de nivelar e compartilhar nossos conhecimentos, aprendizados e experiência dos processos vivenciados em outros momentos.

Posterior a essa conversa, iniciamos uma etapa de entendimento e estruturação de nosso processo de Design e principalmente de nossos rituais. Ao desenhar o nosso novo processo de trabalho alinhado com os Squads, resolvemos testar novos rituais que proporcionassem maior colaboração entre o time de UX e também que viesse a sanar alguns desafios que enfrentávamos diariamente.

Normalmente quando íamos a um evento grande como o UXConf, TDC ou a Conferência Bots Brasil, tínhamos o costume de realizar um Redux para todas as áreas e compartilhar o que aprendemos e achamos relevante para que outras pessoas da empresa soubessem.

No entanto sentíamos que isso ainda não era bastante, queríamos poder tornar a troca de conhecimento uma atividade intrínseca ao nosso processo e que nos possibilitasse a evolução profissional do time.

Então decidimos iniciar um período de teste para entender como poderíamos estruturar melhor um momento dentro do nosso processo e como seria realizado, assim como com qual frequência seria mais viável para que não atrapalhasse as nossas atividades. Começamos um período de teste do que nomeamos de Pílula do Conhecimento juntamente com a introdução da Design Critique (em outro momento podemos falar um pouquinho a respeito).

Na época eramos compostos por 3 pessoas, mas isso não nos limitou de iniciarmos um MVP desse novo ritual. A nossa primeira atividade foi um Workshop de Animações no Adobe XD que foi apresentado pelo Andrey Duarte que atualmente não faz mais parte do nosso time, mas deixou uma sementinha do que ele conhecia de Animações e UI Design. A partir dessa primeira versão da nossa pílula percebemos alguns pontos:

1. Estabeleça uma frequência para acontecer as pílulas

Quando começamos esse teste apenas nos alinhamos em nossa integração de time e decidimos em nosso canal de comunicação, o Discord, que começaríamos a nossa Pílula. Estabelecemos uma data e horário, mas não tínhamos ainda definido uma frequência. Com essa primeira execução, aprendemos que é necessário definir no calendário uma data e uma frequência para sua realização, pois quando não é feito essa definição as outras atividades cotidianas vão sendo priorizadas.

Com a chegada do novo time e o alinhamento do novo processo de trabalho, definimos que nossa Pílula do Conhecimento seria realizada todas as quartas-feiras às 16 horas, após nossa Design Critique. Também estabelecemos que em nosso Review e Planning nas sextas-feiras definiríamos quem ficaria responsável por puxar a realização da próxima semana.

É claro que essas definições não estão escritas em pedra, como diz: Amanda Ulitska. Então pode ser que futuramente ela seja alterada para uma frequência que melhor se adeque ao nosso cenário atual. Também criamos um espaço para documentarmos as anotações, apresentações ou outros documentos utilizados, assim como outras referências que entejam alinhado com o que foi apresentado. Queremos também disponibilizá-las para toda empresa, mas estamos estudando ainda como podemos fazer isso.

2. Estabeleça um tempo médio de realização das pílulas

Percebemos também que seria necessário estabelecer um período médio para que não viesse a afetar outras atividades, para que pudéssemos nos organizar quando fossemos trazer algo para o time.

Atualmente estabelecemos 30 a 40 minutos para cada pílula que foi um tempo médio que julgamos que melhor se adaptou ao nosso momento atual.

3. Estabeleça um relacionamento seguro entre o time

Esse é um ponto que pessoalmente acredito que faz total diferença para que todos vejam os benefícios deste ritual. É preciso estabelecer a confiança e respeito entre o time para que os integrantes sintam-se seguros ao compartilhar esses conhecimentos e para que não sejam julgados de alguma forma.

Nossos objetivos na Senior Mega

Ao idealizarmos esse novo ritual, tínhamos em mente alguns objetivos e com a realização de novas edições das Pílulas de Conhecimento, eles foram tornando mais claros para nós. Abaixo listo os principais:

  1. Tornar o compartilhamento de conhecimentos e experiências intrínseco ao nosso processo de trabalho;
  2. Ampliar as discussões e evoluir ideias baseados nos conhecimentos e experiências do time;
  3. Ser um time colaborativo.

Meus Aprendizados

Passei por toda etapa inicial de teste, até ver a Pílula de Conhecimento acontecer frequentemente com nossos novos integrantes do time. Além do aprendizado de que devemos testar,testar e testar nossas ideias ao invés de ficar com elas apenas no papel. É isso mesmo, põe a prova suas ideias para mudança de processo do seu time ou para disseminar a cultura de Design na sua empresa.

Também tenho aprendido muito com as nossas Pílulas do Conhecimento. Essa semana mesmo, o Pedro Alberti trouxe uma apresentação sobre o UX Team Summit 2019, dentre diversos assuntos bem interessantes sobre UX Research, um me deu um estralo sobre as minhas reuniões de Briefing, que foi: Sempre anote as discussões e impedimentos levantados durante essa reunião para que no futuro, tenhamos documentado e até mesmo para que esses pontos sejam revisitados, já estou com isso em mente, para o meu próximo início de projeto.

Outro dia o André Amaral, trouxe uma reflexão bem bacana sobre a relação do UX com o Branding e como essas duas áreas conversam entre si e foi algo que nunca tinha parado para analisar.

Poderia levantar diversos aprendizados e insights que foram surgindo durante as apresentações dos meus colegas, mas ficaria até amanhã escrevendo (risos).

Benefícios

Até o momento, descobrimos que fazer apresentações ou workshops sobre algo que aprendemos ou nos especializamos tem contribuído para que o time amplie seus conhecimentos na área e também teste novas ferramentas, metodologias ou abordagens. Além disso, possibilita que novas ideias inovadoras surjam a medida que nosso colega ministre uma Pílula do Conhecimento.

Esperamos logo em breve, contar outras vivências ou ações decorrentes desse novo ritual do nosso time de Design. Até lá!

E você, como seu time tem se organizado para compartilhar conhecimentos? Você já testaram algo diferente da nossa Pílula do Conhecimento, conta aqui para nós, quem sabe possamos testar também.

--

--