Google I/O 2019 — O que há de novo no Firebase?

Lucas Reis
Senior Mega
Published in
3 min readMay 15, 2019
Francis Ma @ Google I/O 2019 (Google)

Google Firebase

Google Firebase é um serviço em nuvem da Google que possibilita o fácil desenvolvimento de aplicativos e sites, com serviços como: banco de dados não relacional, funções serverless, storage, hosting de site estático e muito mais! Acesse o site do Firebase para mais informações: https://firebase.google.com

Live object detection e biblioteca de tradução (Google)

On-device Translation API, Object Detection & Tracking API

A API de On-device Translation, permite que você traduza textos em até 58 idiomas, de maneira rápida e offline. Object Detection & Tracking API possibilita que seu aplicativo localize e monitore, em tempo real, objetos que aparecem em sua câmera.

AutoML Vision Edge (Google)

Com a AutoML Vision Edge, é possível criar modelos de classificações de imagens, sem ter nenhuma experiência em Machine Learning ou até mesmo em ferramentas complexas como o TensorFlow. A equipe de desenvolvimento do Firebase, também disponibilizou um aplicativo, que facilita a geração desses conjuntos de imagens de uma maneira simples e prática. Confira acessando o projeto no Github: https://github.com/firebase/mlkit-custom-image-classifier

Performance Monitoring (Google)

Performance Monitoring

Firebase Performance Monitoring é um serviço capaz de monitorar o tempo de execução e resposta em telas do seu aplicativo. O serviço recebeu uma atualização que adiciona o suporte para Web. Com poucas linhas de código, você conseguirá receber em tempo real, dados e métricas de seu website.

Collection Group Queries no Firestore

O que antes era inviável armazenar informações em sub collections pois suas buscas eram custosas e complexas, hoje torna-se mais simples com a adição do método collectionGroup. Com esse método ele possibilita a busca em subCollections em diferentes collections.

Emulador de Cloud Functions

Cloud Functions emulator possibilita simular em seu computador, os ambientes de produção do Cloud Functions e do Cloud Firestore. Agora ficou ainda mais rápido o desenvolvimento de testes quando há mudança em uma determinada collection.

Você pode conferir todas as novidades divulgadas, no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=x8qTEMkZCPs

Conclusão

É indubitável que o Firebase é um excelente serviço de backend para se criar projetos. Seus stacks de tecnologias, permitem que você entregue um aplicativo ou até mesmo um site, com toda a qualidade e alta disponibilidade oferecida pela Google. Os custos são baixos, mas se não houver uma boa estratégia, o seu produto pode custar MUITO CARO.

Ainda existem muitos ajustes para serem feitos. Uma das coisas que realmente sinto falta, são de informações mais detalhadas e precisas a respeito do uso da minha instância no Firestore. Felizmente, muitas novidades são lançadas todos os meses e constantemente há formulários para você dar feedbacks a respeito dos produtos deles. É muito importante ficar atento no blog de desenvolvimento para não perder nenhuma novidade: https://firebase.googleblog.com

--

--

Lucas Reis
Senior Mega

Full Stack Developer — Passionated for electronic music and everything about technology. (TS ❤, Node.JS ❤, Distributed Systems ❤)