Emerson Almeida
Feb 20, 2017 · 5 min read

Nossa missão é ajudar produtores de podcast na entrega do seu conteúdo.

Está disponível hoje a plataforma de distribuição de podcast Megafono para todos os produtores e aspirantes a produtores de podcast. Um dos principais objetivos do Megafono é fomentar o mercado de podcast no Brasil, e para isso criamos uma plataforma que facilita a entrada de novos canais e traz comodidade para os canais que desejam migrar para nosso serviço.

Imagens da tela de administração do Megafono

Criar um canal de podcast não é tão fácil como criar um blog ou um canal no YouTube, e todos perdem com isso. Para quem não sabe, podcast é uma mídia que tem seu formato majoritariamente produzida em áudio, lembra muito os programas de rádios, porém na era da internet produtores criam seus canais e disponibilizam os episódios através de uma tecnologia chamada RSS. O interessante é que os episódios chegam até os dispositivos dos ouvintes automaticamente e eles ouvem quando e quantos quiserem. Hoje em dia, por exemplo, com a variedade de canais que temos, é possível receber comentários sobre economia todos os dias pela manhã, ou resenhas de filmes e livros uma vez por mês. Existem podcasts para todos os gostos, de cultura nerd a sociologia, música e historias de terror, passando por filosofia, arquitetura, liderança, e por aí vai. Tem canais hoje dos mais variados temas.

A tecnologia usada pelos podcasts, para quem ainda não conhece, parece mágica, já para os mais habituados é algo indispensável para um dia a dia mais produtivo, o que faz com que essa mídia cresça cada vez mais no mundo e principalmente no Brasil. Além disso, há uma vantagem em relação as outras mídias: por utilizar áudio, facilita o consumo. Enquanto vídeos e textos precisam de uma atenção exclusiva do espectador, para ouvir um podcast você precisa, às vezes, de apenas um fone de ouvido, o que possibilita que o consumo seja feito em qualquer lugar e a qualquer momento. Pasmem: todos os usuários de iPhone tem em seu smartphone um aplicativo chamado Podcast, muitos não tem nem ideia de como esse aplicativo funciona, mas tem em mãos um acervo gigantescos de canais de podcast, estima-se mais de 20 mil canais.

O Megafono na nossa missão de estar presente na entrega desse conteúdo, acreditamos que nosso objetivo é tirar das mãos do produtor o trabalho da distribuição do conteúdo, permitindo assim que os produtores foquem naquilo que mais sabem fazer, que é produzir conteúdo. Para isso criamos inicialmente o básico de uma plataforma de distribuição de podcast, focando em simplicidade e usabilidade, possibilitando que qualquer pessoa possa criar um canal de podcast de forma tão simples como criar uma conta em uma rede social.

O Megafono cuida de tudo que é necessário para um podcast estar no ar, coisas como hospedagem e disponibilidade dos episódios, geração do Feed RSS que permite que as pessoas assinem o canal, Feed RSS compatível com as especificação do iTunes, possibilitando que o canal esteja com informações ricas em diversos agregadores que usam a especificação. O Megafono cuida também, talvez do que seja a parte mais importante de um canal, que são as métricas. Além das métricas gerais que falam sobre a saúde de um canal, o Megafono disponibiliza ainda métricas individuais para cada episódio e caso os produtores queiram analisar os dados brutos, eles também estão disponíveis na área administrativa da plataforma.

Alem do básico que toda plataforma deveria oferecer, estamos em constante contato com nossos clientes, esse contato além nos render alguns elogios pela dedicação e rapidez, surgem ideias de algumas funcionalidades interessantes para o projeto, focadas sempre em ajudar o produtor a levar seu canal mais longe, como é o caso da integração com o Facebook, que permite que os ouvintes dos canais tenha acesso aos programas também via a página de Facebook do canal.

Pagina do Facebook do ConthatoCast integrado ao Megafono

Muitos canais de podcast não tem um blog ou site para disponibilizar seu conteúdo aos ouvintes que estão navegando pela internet, pela complexidade ou pelo custo que é para subir e manter essa infraestrutura. Para resolver esse problema, criamos para todos os canais no Megafono uma homepage que serve como vitrine para seus episódios, alem disso os episódios podem ser disponibilizado em qualquer site usando o que chamamos de “código incorporação” e temos uma parceria com o serviço embed.ly, isso significa que nosso player esta disponível para integração milhares de websites e serviços diferentes que usam a plataforma, permitindo que os produtores coloquem o player do seu podcast na maioria dos serviços e plataforma da internet.

Vitrine do Canal Bate Bola no Megafono

O Megafono está disponível para qualquer produtor de podcast brasileiro, em período de teste de 30 dias. Nesse tempo todas as funcionalidades que citamos acima e muitas outras estarão disponíveis para o produtor, após o período o produtor poderá escolher um plano que se encaixa nas suas necessidades, temos planos de a partir de R$ 5. Lembramos aqui que nenhum acesso para o conteúdo no período de testes sofre cobrança e ele não será removido depois caso o produtor quiser deixa-lo disponível. Nesse primeiro momento temos conversado com muitos produtores e estamos validando esse modelo de precificação, mas algo que é muito importante para nós é a transparência, por isso desde o primeiro dia, caso o produtor resolver mudar de plataforma, não queremos ‘sequestrar’ seus ouvintes: com apenas 2 cliques o produtor pode indicar sua intenção de mudança e redirecionamos seus ouvintes para seu novo endereço.

Player do Megafono também disponível para produtores que utilizam o Medium.

Temos diversos planos para um futuro próximo, caso queira conhecer melhor o Megafono e não perder as novidades entre em megafono.io. Para saber os próximos passos do projeto veja nosso Roadmap em megafono.io/roadmap. Também estamos tentando criar um canal de podcast para produtores e está disponível em megafono.io/c/megafono. Conheça nossas páginas no Facebook e no Twitter. Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em mandar um e-mail para emerson@megafono.io, é através de sugestões, conversas e dúvidas de interessados que estamos crescendo e oferecendo um produto que está agregando valor para nossos clientes.

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Emerson Almeida, ou Duke para alguns. Sou desenvolvedor de software e criador de vários produtos para internet, um deles é o uhura.io agregador de podcast baseado nas nuvens que criei há aproximadamente 3 anos. Foi conversando e entendendo os problemas que os produtores passam que fiquei inspirado a criar o Megafono, para saber mais sobre mim acessem dukex.io.

Agradeço a atenção,

Emerson Almeida, Criador do Megafono

Megafono

Tudo mundo tem algo para compartilhar, nossa missão é ajudar seu conteúdo chegar até seu público-alvo.

Emerson Almeida

Written by

Megafono

Megafono

Tudo mundo tem algo para compartilhar, nossa missão é ajudar seu conteúdo chegar até seu público-alvo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade