A importância da utilização de energias renováveis para manutenção dos recursos naturais.

Com o advento da ideia de sustentabilidade, a ideia de uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a satisfação das necessidades futuras, passou a ser algo discutido em primeira ordem pelas principais nações. No entanto, nem sempre a maneira que esse conceito é aplicado, surte efeito na preservação dos recursos naturais. Apesar do conjunto de variáveis interdependentes, a sustentabilidade deve ser capaz de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. Um dos mecanismos desenvolvidos para uma melhor eficiência na conservação, é o uso de fontes de energias renováveis que tenham pouco ou nenhum impacto direto ao meio ambiente[1].

O uso das energias renováveis é importante pelo fator econômico, onde a utilização de recursos mais baratos para a produção de energia favorece a preservação do meio ambiente, pois a maioria faz uso de meios naturais, abundantes e reaproveitáveis para a produção de energia elétrica[2]. A procura por substitutos ecologicamente aceitáveis para os combustíveis fósseis se tornou mais célere tanto pelo aumento do uso como pela previsão da diminuição da oferta, por ser uma fonte de energia não renovável.

O crescimento urbano e industrial necessita cada vez mais de fontes energéticas, o que leva ao aumento da emissão de poluentes no meio ambiente, o que provoca uma insegurança energética associada ás mudanças climáticas. Neste contexto, a implantação e o uso de energias renováveis é capaz de promover essa segurança, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico, para a universalização do acesso à energia e para a redução de efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde[3].

As energias renováveis oferecem a possibilidade do desenvolvimento sustentável, através do desenvolvimento econômico, a equidade social e a proteção ambiental. Com esses conceitos, percebe-se que para o desenvolvimento sustentável é indispensável a utilização de fontes de energia renováveis, uma vez que as fontes fósseis não se enquadram nessa definição[4].

Outro fator importante é a utilização de fontes renováveis como fator mitigante das alterações climáticas provocadas pela poluição do ar. As emissões humanas estão aumentando substancialmente, elevando a concentração de gases do efeito estufa, provocando alterações climáticas que afetam o planeta de forma geral e inequívoca. O uso de energias renováveis provoca, a longo prazo, a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera, o que a torna um fator importante para o controle do efeito estufa e na preservação dos recursos naturais, não alterando a paisagem natural com sua extração e ainda não oferecendo risco eminente de contaminação e poluição das áreas onde são produzidas.

Apesar de sua real importância, o uso das energias renováveis ainda não possui uma eficácia plena por seu pouco uso e pela falta de políticas adequadas para sua implantação em países em desenvolvimento. Essa postergação poderá elevar os níveis de gases do efeito estufa que dificultariam a consecução de níveis estáveis e mais baixos dos poluentes. O fator governamental se torna indispensável para que o uso dessas energias se torne mais intenso, protegendo assim o nosso presente e o futuro onde tentamos preservar a nossa espécie e todo o planeta.

Uberdam Andrade de Oliveira — CRA/PE n.º 6–0273


[1] LEITE, Ana Carolina Gomes Moreira. A Sustentabilidade Empresarial, Social e as Fontes de Energia. PUC. São Paulo, 2013.

[2] MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Porque Precisamos de Energias Renováveis?. Disponível em: http://senta.la/1ns8u. Acesso em: 11 dez 2014.

[3] IPCC — Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. IPCC — Capítulo 10: Emissões da Pecuária e do Manejo de Dejetos. Disponível em: <http://www.ipcc-nggip.iges.or.jp. Acesso em: 11 dez 2014.

[4] UCZAI, Pedro. Energias Renováveis — Riqueza Sustentável ao Alcance da Sociedade. Centro de Documentação e Informação — Câmara dos Deputados. Brasília, 2012.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.