#2-Seu Design System é um produto
Separamos algumas razões para não encarar ele como um projeto.
_________________
Oi,
sou o Thiago Hassu, fundador e CEO da Meiuca. Esse é apenas o 2º de uma série de artigos que estou escrevendo para aquecer os motores da nossa Formação Online em Design System & Ops.
Você também pode voltar ao artigo anterior e entender o que é “Design System na visão da Meiuca” , combinado?
Muito prazer,
🤓
_________________
Você acredita em conto de fadas?
Quando o assunto é Design System miramos na utopia. Não que ela não seja necessária, não é esse o ponto. O que quero que você entenda é que entre o conceito e a prática, existe a vida real. Nesse momento você deve estar convivendo com algum tipo de legado e/ou precisando sincronizar algumas frentes diferentes de produto. Acreditar que vai conseguir mapear exatamente todos os componentes que sua interface precisará para todo o sempre e que seus produtos nascerão 100% componentizados a partir do momento que projeta o seu Design System é uma grande fantasia. Já achamos hacks para muita coisa, mas não para prever o futuro. O que isso quer dizer? Seu Design System vai evoluir, não nascer pronto (nem perfeito).
Não vai nascer pronto
Isso quer dizer também que você pode começar pequeno, por um MVP. O quanto os componentes de tipografia, form e botões já ajudariam a padronizar e ganhar tempo na hora de projetar e desenvolver suas interfaces, por exemplo? Então na hora de fazer o seu inventário de componentes (um dos exercícios mais importantes da etapa de Discovery) lembre de entender o que seria o mundo ideal (para o cenário atual) mas também o que vai ser a V.01 do seu Design System. Entendo a tentação de criar aquela documentação maravilhosa, repleta de componentes para mostrar ao mundo a sua genialidade. Mas força, lembre-se que o foco aqui é entregar valor ao negócio. Combinado? :)
Não tem data para acabar, tem roadmap
Qual é a principal diferença entre um projeto e um produto? Isso aí, acertou quem respondeu “prazo”. Um Design System pode até ter algumas etapas mais ou menos definidas para a concepção da sua V.01 (aqui na Meiuca trabalhamos com Discovery, Design, Desenvolvimento e Documentação), mas é fundamental entender que ele nasce e segue evoluindo, sem data para acabar. O que você precisa definir é justamente um roadmap, para onde ele vai caminhar e alguns grandes marcos que pretende alcançar (e tudo bem isso mudar durante o caminho).
Time responsável
Cada produto na sua empresa tem um time responsável, certo? Talvez você chame de squad. Pois então, o seu Design System também vai precisar. Geralmente ele é responsabilidade do time de Design Ops (assunto do próximo artigo). Pode ser um time 100% dedicado ou até algo mais descentralizado, parecido com um chapter. Existem muitas possibilidades de formato para a sua operação de design, o mais importante é entender a importância de um time multidisciplinar olhando para o seu Design System como um produto.
Estratégia e muitas métricas
Entenda também que se encaramos um Design System como um produto que retro alimenta todos os outros produtos da sua companhia, ele naturalmente deve seguir uma estratégia que os favoreça. É fundamental entender o roadmap de cada um deles para fazer com que de fato o seu Design System seja estratégico. Se seus produtos que mais precisam evoluir são aplicativos, nada mais justo que seu Design System se solidifique primeiro com belas bibliotecas mobile, por exemplo. E claro, uma boa estratégia vem sempre acompanhada de boas métricas. Você precisa mensurar se todo o valor que planejou está sendo de fato entregue. Por isso entenda onde e como seu Design System será útil para os seus produtos e crie métricas específicas para entender se está de fato cumprindo o seu papel.
Lembre dos usuários
Mas com toda certeza a grande virada de mindset quando deixamos de encarar um Design System como um projeto/iniciativa do time de design e passamos a entender ele como um produto de responsabilidade de toda a companhia, é o fato quase instintivo de falarmos com nossos usuários. E nesse caso, são muitos. Todas as pessoas de design, tecnologia e produto que vão ter ele no seu dia a dia. Por isso invista um tempo significativo em conversar e mapear a dor de cada uma dessas pessoas. Não tenho dúvidas de que isso vai poupar muitos tropeços no futuro :)
_________________
O que vem por aí?
No próximo artigo vamos falar um pouquinho sobre o que é Design Ops na visão da Meiuca. Fique de olho! E não esqueça de se cadastrar para receber todas as novidades da nossa Formação Online em Design System & Ops.
Nos vemos em breve :)