Co-aceleração em Design System & Ops da Meiuca: acabou, mas aprendemos muito. Muito mesmo!

Muller Nascimento
Meiuca
Published in
6 min readApr 30, 2021

--

E separamos alguns desses aprendizados pra você.

Antes de mais nada, muito prazer. Eu sou o Muller! Estive a frente da organização dessa iniciativa e vou compartilhar um pouquinho do que rolou em nome de toda a Meiuca.

O que foi a co-aceleração?

Nós sempre nos perguntamos se empresas poderiam trocar e evoluir juntas. Com a pandemia, veio uma nova rotina remota (uma loucura remota, né?). Foi então que somamos a possibilidade desse novo cenário com as muitas interrogações dos grandes times quando o assunto é Design System & Ops. E bingo, lançamos a iniciativa. Basicamente reunimos times de grandes empresas especialistas no assunto, um backlog gigantesco de desafios e tentamos achar respostas para eles em encontros semanais. A cada sexta-feira apresentamos um experimento (alguns bem sucedidos, outros nem tanto), abrimos a cozinha de cada time e também convidamos grandes nomes do mercado para compartilhar o que estavam fazendo em suas empresas também.

Tudo isso só foi possível graças à confiança dos nossos amigos da XP Inc., OLX, TOTVS, Hotmart, Caixa Seguradora (atual CNP), Elo, Banco Carrefour, Bionexo e Dasa. Fica aqui registrado nosso muito obrigado, viu? :)

Beleza. Mas o que rolou MESMO?

No total, foram 29 encontros. Sendo que em 20 deles, foram experimentos liderados pelos especialistas Meiuca com a colaboração da galera de todos os times (a cada experimento convidamos 03 pessoas de diferentes empresas para colaborar). Além dos experimentos, tivemos encontros que simplesmente convidamos pessoas incríveis para compartilhar o seu trabalho. Fiz um resuminho do que rolou de mais incrível aqui pra você:

🤯 Como escalar métodos e insights de Research Ops?

Esse encontro foi dos brabos. Fernanda Colodetti, Design Ops Manager de OLX e J.J, Head of Design Research de XP INC, trouxeram para a mesa insights, boas práticas e como têm tratado o assunto no dia-a-dia. Papo de explodir cabeças de tanta informação.

🤯 Como definir a estrutura do seu time de Design Ops?

Neste encontro, tivemos a participação de Marcos Nähr, Design Ops and Design System Sr. Manager Global na Dell. Marcos compartilhou um pouco de sua experiência gerenciando operações de design dentro e fora do país. E olha, percebemos o quanto a gente tem de espaço pra desenvolver o tema no Brasil.

🤯 Brand System

Tivemos a participação de Paulo Assunção neste encontro. E olha, foi incrível! O Designer e Diretor de Arte abriu todo (eu disse TODO) o processo da construção do Brand System do Nubank.💜

🤯 Design System para múltiplas marcas

Resgatamos conceitos importantes na construção da lógica de templates e arquitetamos dois cenários, (1) onde um único time trabalha para múltiplas marcas e (2), times diferentes atuando por marcas. Já na parte dois, em Abril de 2021, os times mostraram o quanto evoluíram com o tema.

🤯 Acessibilidade

No nosso último encontro de 2020, Tieme, do time de tech da Meiuca, trampou num material de boas práticas para pessoas desenvolvedoras. E da parte de Design, trouxemos duas referências nacionais no assunto: Ana Cuentro (Quinto Andar) e Marcelo Sales (RD). Já da pra imaginar o nível da discussão, né?

Já no nosso segundo encontro, em Abril de 2021, Banco Carrefour liderado por Paulo Aguilera, outro grande difusor do assunto no país, abriu a cozinha e mostrou todos os processos do time. Além disso, Thiago Marques apresentou o processo de organização das pesquisas com foco em acessibilidade no Hotmart e Giulia e Camila apresentaram os resultados dos testes de usabilidade da Guilda de acessibilidade em OLX Brasil. Foi demais.

🤯 UX Writing

Para falar de UX Writing convidamos mulheres que estão trabalhando muito em prol da comunidade: Aline Galvão, que compartilhou com a gente como tem tocado o assunto no Quinto Andar; Ludmila Rocha, que fez um trabalho lindo de linguagem neutra e inclusiva no Banco Carrefour e Paula Völker, da Gerencianet, que mostrou todo o processo de produção do Guia de Estilo e Redação do novo Design System da companhia.

🤯 Métricas de Design System

Neste encontro de duas partes, os times apresentaram suas estratégias para acompanhar desempenho de squads, representatividade do Design System e processos de Design Ops. Como experimento, trabalhamos num cardápio de métricas e indicadores que podem ajudar a tomar decisões orientada a dados. A discussão aqui foi de altíssimo nível. Rodamos até uma POC de um novo produtinho.

🤯 Handoff

Qual o melhor processo de handoff entre design e tecnologia? Esse foi o desafio proposto, onde apresentamos a evolução do nosso processo de passada de bastão ao longo dos anos. Na segunda parte do encontro, focamos no handoff de microinterações e nosso time deu uma bela aula sobre motion tokens.

🤯 Tagueamento de Produtos

Para falar de tagueamento de produtos e discutir maneiras de escalar isso com o Design System, convidamos Huxley Dias, Design Manager na Loft e referência nacional em métricas e product analytics, que deu AULA pra galera.

🤯 Design organizacional

Mais um encontro de explodir cabeças de tanto insight maneiro. Aqui nós convidamos Renato Caliari (o Cali), Culture Hacker, para discutir com a gente modelos além do By the book do Spotify.

Nosso aprendizado foi além de técnico

É claro, juntamos uma galera fera e aprendemos horrores tecnicamente. Mas nosso aprendizado foi muito além disso. E é aqui, nesse punhado de reflexões, que eu gostaria de chegar. Bora lá, vou abrir meu coração agora!

Criar uma comunidade dá trabalho
Criar um “grupão no Slack” é moleza, agora criar uma comunidade verdadeiramente engajada é ouuuutro role. Falando em Slack, esse foi um grande aprendizado pra gente. Fazia parte da nossa metodologia ter um canal para trocarmos figurinhas e dúvidas no dia a dia, mas o engajamento foi muito baixo. Sabe por que? Cada empresa tem sua ferramenta de comunicação e muitas delas não conseguem nem acessar o Slack por configurações de segurança. Simples assim! Mas a ferramenta é só um detalhe, também entendemos como as agendas da galera estão cada dia mais disputadas #menosReunião

Times que admiramos também têm problemas
É isso mesmo! Acho que parte do valor em trocar com outras empresas é entender que elas também têm muitos desafios no dia a dia. Isso, de alguma forma, nos traz alguma certa dose de paz haha.

As pessoas são mais abertas do que você pensa
Conhecemos bastante gente no mercado de design e tecnologia, mas a grata surpresa foi como as pessoas que não eram nossas conhecidas toparam participar e trazer conteúdo para a iniciativa. Acho que saímos muito mais corajosos dessa iniciativa para criar novas pontes com a galera e as empresas que admiramos! :)

É impossível saber tudo, fique em paz!
Cada encontro era uma avalanche de conteúdo! E isso, de alguma maneira, assusta. Design, código pra tudo que é lado, referências que você nunca ouviu falar. Mas a moral da história é que você não precisa MESMO saber tudo, apenas se cercar de quem sabe. Isso vale para construir um time, mas também para construir seu próprio networking.

Aprendemos MUITO mais em grupo
Depois que passa a primeira barreira do medo, onde a gente ainda duvida se tem alguma coisa para compartilhar, conseguimos perceber o quanto o aprendizado é maior em grupo. Assim como nós na camada pessoa física, também precisamos trabalhar a autoestima dos nossos times. E não tem outro jeito, é preciso se jogar e começar a compartilhar aquilo que estão fazendo de incrível. O feedback positivo vai funcionar como um combustível pro seu time ser cada vez mais e mais incrível! Pode confiar.

O que vem por aí?

A Meiuca está mudando! Estamos nos transformando em uma empresa de menos projetos, mais produtos e iniciativas de educação. Em breve vamos lançar novo curso, grupos de estudo e muitas outras loucuras. Siga a gente no Instagram e no Linkedin!

E se precisar de alguma coisa, só chamar o Millão! :)

--

--

Muller Nascimento
Meiuca

Designer na @Meiuca e pai de dois 👶👶 Usa o design para resolver problemas e encontrar novos negócios, produtos e serviços.