Design e o poder da adaptação

Um papo sobre possibilidades criativas e os aprendizados por trás de tudo isso :)

Sol Lima
Meiuca

--

"With ambiguity comes the opportunity for creative thinking." — Coe Leta Stafford IDEO Partner & IDEO U Executive Design Director

Tradução: Com a ambiguidade, surge a oportunidade do pensamento criativo.

Quero começar esse artigo com essa frase que me chamou atenção esses dias em umas das newsletters que recebi da IDEO falando sobre esse momento de isolamento social, os desafios de se adaptar diante de tantas incertezas e como podemos, dentro do nosso contexto, ter um novo olhar para explorar novas habilidades de pensar e trabalhar a colaboração coletiva.

Parece meio clichê dizer, mas essa mudança repentina que pegou todo mundo de surpresa fez a gente se sacudir e repensar como abordamos nossos processos e habilidades no dia a dia — e como transformamos tensões complexas em ideias e oportunidade.

Aqui na Meiuca encontramos uma saída para a facilitação remota e quero compartilhar com você alguns aprendizados e como está sendo lidar com os desafios nesse momento de tanta inquietação.

Espero que ajude :)

Os desafios

A Meiuca acabou de começar um projeto incrível de Design System e Design Ops junto com a RaiaDrogasil, estamos muito empolgados com mais esse novo desafio. Até então nosso escopo de projeto de 4 meses ia seguir normalmente no formato presencial, mas faltando poucos dias para começar o setup com o time RD, nos deparamos com esse novo cenário, 100% remoto. E agora? Como adaptar e otimizar nossos processos e metodologias até então presenciais? Como trazer criatividade às abordagens para não perder engajamento e colaboração em cada uma das atividades com a equipe?

A partir dessa nova realidade começamos a rabiscar novas perspectivas e buscar hacks que pudessem nos apoiar a conduzir essa fase inicial do projeto — a ideia era conseguir motivar uma experiência compartilhada mais rica e participativa durante as dinâmicas.

Analisamos ferramentas e a escolha mais óbvia seria por trabalhar com ferramentas especialmente criadas para facilitação remota, como o Mural ou o Miro. Mas a gente sempre achou essas ferramentas menos eficientes do que parecem e que não contemplam todo o nosso contexto.

Figma é o novo Bombril o/

Já usamos o Figma e seus recursos a algum tempo, é uma plataforma colaborativa poderosa em recursos de design e fortalece a ideia fantástica das equipes criarem em comunidade — aqui na Meiuca estamos sempre explorando novos plugins e jeitos de escalar nossos métodos de trabalho.

Foi a partir dessas explorações que surgiu a reflexão, por que não usar o Figma como ferramenta de facilitação? A partir desse raciocínio começamos a adaptar nossas dinâmicas de forma remota e extrapolar possibilidades de manter o time focado e envolvido — mesmo que separados — nessa primeira etapa de discovery.

Toolkit Meiuca for Figma

Criamos um toolkit que aborda diretrizes de Design System e Design Ops que facilitaram as sessões de ideação e ajudaram a orientar de forma colaborativa as responsabilidades, possíveis limitações no produto e tomadas de decisões entre toda a equipe.

Nesse toolkit exploramos algumas atividades de operação como:

– Design Ops Discovery;

– Dinâmica de Expectativas;

– Papéis e Responsabilidades;

– Mapa de Stakeholders;

– Radar de Ferramentas;

– Mapa de Inventário;

O resultado da facilitação remota foi surpreendente!

Os aprendizados por trás de tudo isso :)

Atingimos nossos objetivos com todo o time colaborando da melhor maneira possível, recebemos feedbacks muito positivos e conseguimos validar nossa hipótese com êxito. Embora mudanças sejam sempre difíceis, nesse momento de adaptação estamos aprendendo a cada dia como desbloquear novas possibilidades e através do design impulsionar novas capacidades e descobertas.

Estamos aprendendo muito!

Boas práticas e o nosso jeitinho 😎

Promover a colaboração e participação ativa de todos no ambiente remoto não é uma tarefa fácil, mas criamos algumas boas práticas e recursos que ajudaram a manter o engajamento durante as atividades:

  • Timebox: Adaptamos um timebox lindão dentro de cada prancha do Figma para deixar fácil e visível o tempo de cada atividade para todos os participantes.
  • Observar o apresentador: No Figma existe um recurso de clicar em qualquer avatar para acompanhar o que aquela pessoa está fazendo. Isso ajuda muito nas apresentações e mantém o time focado.
  • Música nas atividades individuais: criar um ambiente sonoro gostosinho durante as ideações melhora a experiência. Colocar uma música ou propor uma playlist colaborativa entre os participantes pode integrar ainda mais o time. Usamos o Spotify integrado no Zoom e deu super certo.

Adotar um novo jeito de pensar pode levar a infinitas possibilidades de criatividade e temos pela frente desafios complexos de como liderar um projeto de Design System e Design Ops totalmente remoto — ou pelo menos até quando durar esse isolamento — mas estamos descobrindo possibilidades de como fazer isso acontecer.

Mas não é só isso, temos uma surpresinha pra vocês ❤

Podemos aprender e evoluir nossos processos juntos, por isso acreditamos e incentivamos a comunidade e projetos open source. E por falar em comunidade estamos inaugurando nosso perfil no Figma Community e disponibilizamos nosso toolkit para ajudar equipes que desejam adaptar suas abordagens de colaboração, esperamos que vocês possam aproveitar ao máximo :)

figma.com/@meiuca

A Meiuca acredita muito na colaboração e como sempre fazemos, estamos disponibilizando tudinho pra vocês, rs.

Baixe nosso toolkit para dinâmicas de DesignOps

E não deixe de comentar, dar seu feedback e principalmente colaborar com a comunidade.

Até mais! :)

--

--

Sol Lima
Meiuca
Writer for

Head Of Design Ops na Meiuca. Designer negra que acredita no poder do design para criar oportunidades de transformação.