Conheça o Couchsurfing e não pague mais por suas hospedagens

Daiane Jardim
Melancia
Published in
7 min readApr 9, 2020

Saiba o que é e como funciona essa plataforma gratuita que te ajuda a encontrar hospedagens sem pagar nada por elas

O Couchsurfing é um velho conhecido da galera que viaja economizando. Afinal, ele oferece hospedagens de graça e promove um intercâmbio cultural entre viajantes e anfitriões do mundo todo. Eu uso a plataforma sempre que posso em minhas viagens e já garanti hospedagens em alguns países, o que me ajudou muito.

Nos grupos de viagem que participo sempre vejo a galera perguntando sobre o Couchsurfing, se é seguro, se vale mesmo a pena, e pensando nisso preparei esse post com tudo o que você precisa saber sobre o site.

Saiba o que é o couchsurfing, como funciona, dicas para criar um perfil bacana para conseguir hospedagens, eventos e muito mais! Confira:

Couchsurfing: O que é?

Couchsurfing é uma plataforma que conecta viajantes a anfitriões em diversos lugares do mundo. Esses anfitriões oferecem a hospedagem de forma gratuita para os viajantes. Muita gente mora sozinha e às vezes tem um sofá sobrando, para quem viaja economizando isso é perfeito.

Há anfitriões que disponibilizam um quarto completo, uma cama separada ou até mesmo um espaço para você poder estender seu saco de dormir. Para saber exatamente como é a acomodação, basta clicar em “minha casa” no perfil do anfitrião.

Como funciona o couchsurfing?

O couchsurfing funciona da seguinte maneira: você se cadastra na plataforma, preenche seu perfil, escolhe a cidade da sua próxima viagem e aparecerão todos os anfitriões do lugar. Então, basta entrar nos perfis e enviar uma solicitação com as datas que você precisa e uma mensagem ao anfitrião.

Se ele te aceitar você receberá uma confirmação, ou senão um “talvez” caso ainda não possa confirmar. Pode ser também que seja “rejeitado”, e se isso acontecer não leve para o lado pessoal, muita gente mora em cidade turística e não dá para receber todo mundo que se candidata.

Posso me hospedar com um amigo?

Sim. Mas antes verifique quantos viajantes o anfitrião aceita. Se a casa for pequena, ele não poderá aceitar muita gente. Então, sempre verifique na aba “minha casa” as regras dispostas.

Caso esteja viajando com um amigo, quando enviar a solicitação mude a quantidade de pessoas para 2 (ou mais se estiverem em várias pessoas) e explique na mensagem que estará acompanhado.

Eu já viajei com uma amiga e nós conseguimos hospedagens para nós duas. Porém, às vezes pode ser um pouco mais difícil encontrar um cantinho quando se está acompanhado.

Couchsurfing é seguro?

Sim. O site tem sua política própria, e caso receba alguma mensagem inapropriada ou não gostar de alguma atitude do anfitrião, faça uma reclamação. Em casos assim, a pessoa é banida para sempre da plataforma. Eu já cheguei a denunciar alguns perfis que me mandaram mensagens com tom de assédio, e em pouco tempo eles foram banidos.

Eu nunca tive problemas com o couchsurfing, mas como em tudo na vida nós precisamos ter alguns cuidados.

Olha só essas dicas de segurança do couchsurfing que eu sempre pratico e recomendo:

  • Envie solicitações para perfis que já tenham referências de outros viajantes (preferencialmente).
  • Leia sempre as referências dos outros hóspedes.
  • Não envie solicitação para perfis sem foto.
  • Mulheres podem preferir enviar solicitação para outras mulheres (a maioria das minhas hospedagens foi com outras mulheres e nunca tive problema).
  • O anfitrião não pode pedir seus dados pessoais (somente o telefone, claro, para se comunicarem quando chegar). E, caso desconfie de alguma coisa, prefira cancelar a solicitação.
  • Sempre carregue seus objetos de valores e dinheiro com você. Caso saia da casa para passear e deixar a mala, lembre-se de levar esses pertences com você. Afinal, sempre devemos estar atentos.

Couchsurfing é gratuito?

Sim, a plataforma é gratuita. Você pode enviar até 9 solicitações por semana, então se usar todas em menos tempo, deverá esperar 7 dias para poder enviar mais solicitações.

Porém, você pode pagar uma taxa de $60 e ter a conta verificada, e isso lhe permite enviar solicitações ilimitadas para os anfitriões. Você paga a taxa uma única vez, e a verificação fica no seu perfil para sempre.

Como criar um bom perfil e conseguir hospedagem de graça

O segredo para conseguir hospedagem de graça no couchsurfing está no perfil. Você pode criar um perfil caprichado e aumentar as suas chances.

Confira algumas dicas:

Fotos

Coloque uma boa foto de perfil, que deixe bem à mostra seu rosto. Afinal, a primeira impressão é a que fica né? Também acrescente algumas fotos no seu álbum. Lembre-se que o anfitrião estará recebendo um “estranho” em casa, e fotos sempre ajudam a passar mais confiança.

Perfil

Capriche na descrição do perfil, fale de você, seus hobbies, porque está na plataforma, o que você pode contribuir com o anfitrião. Por exemplo, eu sempre me disponibilizo para dar dicas de marketing, escrita e até mesmo algumas aulas de português.

Mensagens

Não copie e cole nas suas mensagens. Leia atentamente o perfil do anfitrião, e envie uma mensagem personalizada. Se eu percebo que a pessoa apenas copiou e colou, e nem se deu ao trabalho de ler meu perfil, minhas regras da casa e etc., eu não aceito, porque acho uma atitude nada legal, sabe?

Boas maneiras

E, claro, quando conseguir uma hospedagem sempre respeite a casa do anfitrião. Se interesse pela pessoa que está te recebendo, converse, lembre-se que a proposta do site é justamente promover esse intercâmbio cultural.

Não é um hotel, é uma casa e alguém abrindo as portas para te receber. Então, demonstre respeito. Isso garantirá que receba uma referência positiva depois, e elas são essenciais para garantir as hospedagens. Afinal, todo anfitrião lê as recomendações antes de aceitar um viajante, e ninguém vai aceitar alguém com um perfil cheio de avaliações negativas.

Minha experiência com o couchsurfing na Europa

Eu já conhecia o couchsurfing, porém comecei a usá-lo de fato durante meu intercâmbio na Europa. Queria viajar para alguns países, mas não tinha tanto dinheiro assim, e as hospedagens estavam bem caras e pesavam no meu orçamento.

Antes de alguma viagem eu sempre enviava solicitações para os destinos que eu estaria. E, assim, conseguia as acomodações. Minha primeira experiência foi em Madrid, fui recebida pela Bea, uma espanhola super animada, que morava no centro da cidade.

Ela me levou para passear e conhecer alguns lugares, jantamos juntas, no outro dia conversamos bastante e até conheci sua amiga. Foi uma experiência incrível e a partir daquele momento decidi que sempre usaria a plataforma em minhas viagens.

Depois, usei o couchsurfing no norte da Espanha em uma viagem com minha amiga, nos hospedamos na casa de um casal muito legal formado por uma mexicana e um espanhol. Foram dias muito legais!

Também tive experiências com o couchsurfing na Bélgica e Amsterdam, e foi demais! Voltei para casa com novas amigas, e todas as pessoas que conheci marcaram minha vida de alguma forma. Sou muito grata!

Quais os benefícios do couchsurfing?

O couchsurfing mudou a minha forma de viajar. Embora a plataforma tenha me ajudado a economizar, através dela tive muitos aprendizados e esses foram meus maiores ganhos. Então, os benefícios são:

Economia

Claramente esse é um dos pontos de destaque. Você economiza muito em uma viagem quando não precisa pagar pela hospedagem. Esse dinheiro você pode usar em outro destino, viajar mais ou gastar em outras coisas.

Compartilhar a visão de um nativo

Uma pessoa que já mora na cidade tem sempre dicas ótimas que muitas vezes os turistas não sabem. Então, o anfitrião sabe quais lugares são mais baratos, qual a melhor forma de transporte, as melhores festas e dicas únicas! Já tive anfitriões que me levaram para lugares não tão turísticos e eu amei! Afinal, estava vivendo uma experiência totalmente diferente.

Amigos

Você poderá fazer amigos que vai levar pra vida toda. Conhecer gente nova é sempre algo muito bom. Além disso, você também pode adicionar amigos na plataforma.

Intercâmbio cultural

O maior benefício é o intercâmbio cultural. Conhecer pessoas diferente de você, ouvi-las, compartilhar da sua cultura é um aprendizado incrível. E é isso que fará a sua viagem ser inesquecível.

Vale a pena ser anfitrião do Couchsurfing?

Depois das minhas viagens e enquanto viva em Porto, decidi ser anfitriã. Muita gente havia aberto as portas de suas casas para mim e eu queria retribuir o favor. Nisso conheci uma polonesa maravilhosa.

Meses depois ela veio para o Brasil e nos encontramos. Somos amigas até hoje. Vale muito a pena ser anfitrião, basta somente ter os mesmos cuidados que citei anteriormente.

Eventos do Couchsurfing

Alguns grupos organizam encontros e festas. Dentro da plataforma mesmo tem uma aba para grupos que você pode fazer parte, encontrar o da sua cidade, e outra de festas. Então, se você for anfitrião ou viajante, pode aproveitar um desses eventos. Isso é ótimo para quem está viajando sozinho, pois poderá conhecer pessoas e deixar a viagem um pouco menos solitária.

Na aba “Conselhos Locais” você pode encontrar dicas de moradores locais ou até mesmo deixar a sua dúvida para a galera te ajudar.

Como vocês perceberam eu gosto bastante do couchsurfing, quem me conhece sabe que eu sempre indico a plataforma. Espero que tenha gostado da dica, e se tiver alguma pode deixar aqui nos comentários e também me adicionar na plataforma.

--

--

Daiane Jardim
Melancia

English and Portuguese teacher. Master's in Literature, Education and Formation. Polyglot, passionate about teaching and writing.