Lisboa: roteiro e dicas para economizar

Daiane Jardim
Melancia
Published in
5 min readMay 13, 2019

Quer conhecer a terrinha gastando pouco? Vem que te conto como!

Lisboa, Abril de 2018 — Foto: Daiane Jardim

Lisboa, a capital lusitana que é o destino de muitos brasileiros, tem caído nas graças de turistas do mundo todo nos últimos anos. E não é por menos, a terrinha sabe encantar e tem todo seu charme urbano e vivo.

Andar por Lisboa é sentir na pele um pouco da nossa história. Sempre digo que aprendi muito mais da história do Brasil estando em Portugal do que aqui, mas depois a gente prepara um textinho só sobre isso. Por enquanto, vou contar para vocês como fiquei na cidade gastando menos que 50 euros e conhecendo muita coisa bacana.

Fui em abril de 2018, cheguei e tinha uma chuva daquelas que faziam torcer o guarda-chuva. Detalhe: eu esqueci o meu “chapéu de chuva” (como guarda-chuva é chamado lá) na minha casa em Porto. Parei na primeira lojinha que vi, e comprei um por 3 euros — o que eu perdi depois de 30 minutos. O vento, meus amigos, ele é cruel. Então:

Dica 1: compre um bom guarda-chuva

Dica 2: não subestime a chuva em Portugal, mesmo.

Foto: Daiane Jardim

Saindo do aeroporto

Ao lado do aeroporto tem o metrô, dali você pode ir para o centro ou demais bairros da cidade. Faça o cartãozinho e recarregue com a quantia que acredita ser o suficiente.

Ande muito a pé

Lisboa é linda, tem um sobe e desce danado, mas é linda. O que encanta na cidade são justamente seus bairros e detalhes que acabam passando despercebidos se você só anda de metrô e uber. Além disso, caminhando você faz uns exercícios físicos, fica com as pernas musculosas e pode comer os pasteis de nata sem culpa.

Bondinho

Todo turista tem que andar de bondinho em Lisboa. Mas agora vai um segredinho que a miga tuga maravilhosa (beijo, Inês ❤) me contou, estávamos esperando o Bondinho pra ir a Belém, e ela me disse: não compre o ticket diretamente com o motorista, use o cartão do metrô, pois ele passa normalmente aqui. O ticket do metrô custa €1,40 e dura por uma hora. Porém, se você compra direto com o motorista do bondinho, vai pagar € 5,00. Melhor economizar, né, gente?

Pastéis de Belém

É, eu já tinha comido um bom tanto de pastéis de nata antes de provar os famosos de Belém, mas só os de Belém possuem a patente e podem ser chamados “Pastéis de Belém”, dizem que foram os primeiros a fazê-los, então tá bom.

Eu achei bem parecido com os de nata, mas vá lá, há algo sim diferente, talvez seja só na minha mente, mas há certa diferença pequenina, mais gostosa… não sei.

Foto: Daiane Jardim

Onde comi?

No McDonald’s, acho que foi uns 6 euros e meu pastel de Belém foi menos de 2 euros. No outro dia, comi o café da manhã do hostel e no almoço passei num mercado chamado Pingo Doce e comprei uns salgadinhos. Não passei fome e comi bem plena. Se eu gastei 20 euros com alimentação, foi muito, e olha que me dei ao luxo de um sorvetinho do Mc no aeroporto.

“Aii, mas McDonald’s pipipopó”, migos, sou pobre. Eu só preciso comer. Tá ótimo. E eu prefiro o BK, só pra deixar claro…

O que ver e fazer:

· Ver o monumento aos descobrimentos

· Ver a Torre de Belém

· Ver o Mosteiro dos Jerônimos

· Castelo de São Jorge (só vi de longe, não consegui entrar)

· Andar pelo Bairro Chiado

· Tomar uma fresca no Cais de Sodré

· Andar pela Praça do Comércio

· Ver a cidade no Miradouro de Santa Catarina

· Vista do elevador de Santa Justa

Agora uma dica que ninguém me deu, mas descobri sozinha enquanto caminhava:

O elevador de Santa Justa é bem famosinho, fica a 45 metros de altura, e te dá uma vista panorâmica da cidade. Eu adoro lugares que eu possa ver a cidade de cima, sério.

O bilhete pra entrar no elevador custa € 5. Enquanto subia umas ruas, vi que o elevador terminava próximo a um lugar que eu estava (é bem atrás mesmo, gente, só subir a ruas dos pecados e risca canela). De lá tem algumas plaquinhas que direcionam para chegar ao lugar que compra o ingresso.

Paguei € 1,50 no ingresso, o povo do elevador descia ali mesmo, subi uma escadinha caracol não muito alta e entrei no terraço. Eles pagaram €5 e subiram e desceram de elevador, eu paguei € 1,50 e queimei muitas calorias.

Onde se hospedar?

Fiquei no hostel Back to Lisbon, paguei 10 euros a diária com café da manhã. Bem confortável e boa localização também.

O que pagar pra entrar?

Eu não tinha muito dinheiro, e para mim as melhores coisas de Lisboa eram as surpresas que me apareciam rua a rua. Por exemplo, fui seguindo meu mapinha no aplicativo só pra chegar ao Miradouro de Santa Catarina, e caramba, que vista linda. Doeu um pouco as costas com aquela mochila pesada, mas valeu muito a pena.

Cuidado com as escadarias

As escadarias de Lisboa e as ruas são muito lisas, usar salto nem pensar! Se a sola for muito escorregadia também tome cuidado. O ideal para aguentar as caminhadas é um tênis confortável e leve.

E aí, como são os portugueses?

Lisboa e Porto tem certa briguinha como Rio e São Paulo, por exemplo. Porém, por estar mais acostumada ao Porto, eu achei que em Lisboa os tugas falavam rápidos e tinham uma vida mais movimentada (típico de capital). Mas, adorei da mesma forma.

Lisboa é a cidade que renasceu das cinzas, é convidativa, mais movimentada, porém tem tanta história nas suas ruas. Foram dois dias fantásticos, em que gastei pouco e me diverti como nunca.

--

--

Daiane Jardim
Melancia

English and Portuguese teacher. Master's in Literature, Education and Formation. Polyglot, passionate about teaching and writing.