Resenha: Efeito Lilith — Maína Mello

Daiane Jardim
Melancia
Published in
3 min readJun 20, 2019

Acompanho a Maína Mello já há alguns anos desde o lançamento do seu primeiro livro Encontros Astrais. Como boa aquariana, tudo que está ligado ao universo me interessa. Acessar o site da Mapeando é uma rotina deliciosa que sigo todo mês, pois me encanta a forma como a Maína escreve, é diferente, sedutor.

Efeito Lilith foi lançado e logo entrou na minha lista de leituras. E que livro meus caros! Li numa manhã fria de sábado debaixo das cobertas em poucas horas. Na narrativa conhecemos a história de Ana, que enfrenta um belo dilema envolvida entre dois homens e se equilibrando entre seus desejos e a razão.

Mas isso é apenas a faísca desse primeiro livro de ficção da Maína. Através da Ana conhecemos a história de Lilith, a primeira mulher da terra, aquela que se revoltou e foi expulsa por não aceitar ser submissa a Adão, sendo considerada mulher demônio, exilada e mal dita por todos.

Lilith é a expressão do grande poder feminino, e página a página vemos essa força rasgando o íntimo da personagem. Essa força não se contenta em ficar apenas nas folhas de papel, e sentimos escorregar pelas palavras, por nossos olhos, e por nossas veias. O calor irrompeu pelo meu corpo, a ira, a sedução, o desejo, e ao fechar a última página eu senti que aquela pequena faísca já se convertia em chama.

O Efeito Lilith é um livro poderoso, que causa revolta, acende fogueiras e incita o poder feminino através da autodescoberta. A obra mexe com a nossa terra para mostrar as pontas das raízes, convidando a cada leitora a cavar mais um pouco e perceber o quão forte e resistente elas são.

A escrita de Maína flui, é leve, solta, e gostei do direcionamento direto da narrativa, que nos permite aprofundar nos sentimentos de Ana e experienciar todas as suas transformações. As palavras da alma de Ana vão caindo como gotinhas dentro de nós até transbordar. Tudo fica a flor da pele!

O desfecho da história me deixou instigada. Foi direto, preciso. É um livro que recomendo para todas as mulheres, mas relaxa que os homens também podem ler.

Efeito Litith é empoderador, é um sopro quente na alma de cada mulher. Cheio de universos, estrelas, magia, planetas, revelando a grande energia que somos. Enfim, é uma obra que convida a reconhecermos e abraçarmos a Lilith que mora dentro de cada um de nós.

E minha lilith em aquário amou!

Escrita por uma das mais jovens e talentosas astrólogas brasileiras, Maína Mello, esta novela trata da influência da chamada lua negra, ou Lilith, no comportamento feminino. Ana, a protagonista de Efeito Lilith, se apaixona pelo melhor amigo do seu namorado, e com ele vive uma relação ardente. Para entender seus impulsos eróticos, e ciúmes que não consegue controlar, ela se aprofunda no estudo sobre o mito de Lilith e, aos poucos, consegue superar seus medos e confiar em seus talentos pessoais e artísticos.

--

--

Daiane Jardim
Melancia

English and Portuguese teacher. Master's in Literature and Education. Polyglot, passionate about teaching and writing.