Resenha: Sete Pinturas — A lenda do fim do mundo

Daiane Jardim
Melancia
Published in
3 min readDec 2, 2018

Quando soube do livro “Sete Pinturas — A lenda do fim do mundo” de Landulfo Almeida e li sua sinopse, eu não esperava nada menos que uma trama complexa e com boas aventuras. Acho que sempre temos essa expectativa quando já lemos um livro anterior do autor e gostamos, e não há nada melhor que ter essa expectativa superada.

Os primeiros capítulos me deixaram um pouco confusa, eram várias personagens, cidades e períodos diferentes, flashbacks, e na minha mente eu só conseguia pensar “como é que tudo isso vai se encaixar?”, confesso que até me dava medo, pois se não se encaixasse perfeitamente ficaria frustrada como leitora. Contudo, o medo cedeu lugar à curiosidade, e quando vi já estava tão compenetrada na trama que fazia altas teorias da conspiração (errei todas rs).

Quando há diversas personagens e histórias em paralelo, existe o receio da trama se perder, mas o autor conseguiu construir um fio narrativo muito bom, que ao mesmo tempo em que usava gatilhos nos finais de seus capítulos justamente para prender o leitor, a história se sustentava bem. Não havia nada apenas “jogado”, o mistério se sobrepunha sobre toda a narrativa e os elementos foram bem costurados durante a trama.

Ao final tudo foi se encaixando como em um perfeito quebra-cabeça, nada foi ignorado, nem mesmo os pequenos detalhes — o que demonstra cuidado. Nos últimos capítulos eu já havia perdido meu sono, porque me recusava a ir dormir sem saber o que estava de fato acontecendo e não podia descansar sem saber que final o livro teria (que saudades eu estava disso!, fazia tempo que um livro não me deixava assim). Posso dizer que fiquei satisfeita (relaxa que não vou dar spoiler), foi bem interessante, conseguiu me surpreender, mas a maior sensação final foi “acabei de ler um livro muito bom”.

Sete Pinturas tem uma riqueza de detalhes que dá verossimilhança à história, ao mesmo tempo tem aquele toque místico, curioso, personagens fortes (em off: a Érica pra mim é pouco sem sal, mas a Kiara me surpreendeu por ser personagem muito bem composta), ação, um livro de ficção com tudo que tem direito. Mas, para além de ser uma história que vocês já perceberam que vale a pena ler, quero ressaltar a escrita do autor. Landulfo escreve muito bem, tem uma técnica narrativa que não deixa a desejar, com excelente timing e construção perfeita dos acontecimentos.

Criar uma ficção com uma história capaz de prender o leitor é um ponto positivo, mas conseguir uma ficção bem escrita e com uma técnica narrativa de qualidade, já é outro nível, é o que separa um autor de um grande autor. E para mim, Landulfo é um grande autor da literatura nacional contemporânea.

Gosta de ficção? Procura algo original e bom para ler? Bem escrito? Então segue minha dica e leia Sete Pinturas — A lenda do fim do mudo, clique aqui e adquira o livro pela Amazon :D

Em um passado distante, estranhas pinturas rupestres são encontradas em uma caverna oculta no coração da Amazônia. Considerado sagrado pelos índios, o local está associado a uma lenda ancestral e a uma descoberta fantástica.
Ao longo dos anos, o segredo é mantido por uma única família e lhe confere grande poder e fortuna. Nos dias atuais, apenas dois homens, Raphael Roman Dummas e Marcos Cleanfield, têm completo conhecimento sobre a verdadeira natureza da descoberta e ambos têm interpretações diferentes sobre a lenda e suas ramificações.
A morte, sem explicação científica, de milhares de pássaros e uma tentativa de assassinato alteram o equilíbrio pacífico de forças sustentado até então por Raphael e Marcos.
Dois amigos, Daniel e Érica, criados em um orfanato como irmãos, sem perceber são catapultados ao epicentro do conflito e se verão cada vez mais embrenhados em uma rede de intrigas e espionagem.
Uma mulher misteriosa, dotada de habilidades incomuns, um inimigo desconhecido, atentados, estranhos eventos naturais, paixões e morte farão com que alianças sejam criadas e destruídas. Dilemas éticos e morais, e a dificuldade de definir onde está a verdade permeiam a história e cada decisão de seus personagens.
Na floresta amazônica, durante um confronto repleto de ação, uma revelação aterradora transformará a luta entre Raphael e Marcos em uma batalha pela salvação da humanidade.

--

--

Daiane Jardim
Melancia

English and Portuguese teacher. Master's in Literature and Education. Polyglot, passionate about teaching and writing.