Sobreviva viajando com apenas uma mochila por 15 dias

Daiane Jardim
Melancia
Published in
3 min readAug 26, 2018

Olar,

Em vários grupos de viagens que participo, a galera sempre pergunta como viajar com apenas uma mochila. Afinal, o que colocar? Vai caber tudo? Ai meu Deus.

Quando tive uma folga nas minhas aulas na Universidade do Porto, coisa de 13 dias, resolvi planejar uma viagem por 4 países. Eu não ia pagar pra despachar mala, odeio ficar arrastando mala de aeroporto em aeroporto, e também iria cruzar alguns países de ônibus, fazer couchsurfing, então o ideal era apenas uma mochila mesmo.

Era maio, primavera, o clima estava bom, não muito quente e nem muito frio. Antes de separar as coisas olhei a previsão do tempo de cada cidade, que eram: Londres, Bruxelas, Amsterdam e Frankfurt. Todas com temperaturas agradáveis, mas como eu ia dormir no ônibus duas noites e a última no aeroporto, tinha que me preocupar com esse detalhe também, pois não queria passar frio.

O que coloquei na mochila:

· 1 blusa térmica (já fui vestida com ela)

· 5 camisetas (sendo 1 pra dormir)

· 1 short pra dormir

· 2 legs

· 2 pares de meia

· 1 jeans (já fui vestida)

· Calcinhas (levei 7, e aproveitei pra lavar no banho e secar na guarda da cama)

· 1 sutiã (já fui vestida).

· 1 garrafa de água

· Pau de selfie e mini tripé

· Bolsinha de remédio

· Maquiagem (só o básico)

· Shampoo, condicionador (embalagem 100ml), um sabonete, 1 anti transpirante rollon, pasta de dente e escova

· Travesseirinho para o pescoço

· Máscara de dormir

· Mochilinha dessas de pano, que ficam pequenas quando dobradas (na Decatlon tem várias)

· 1 toalha média, dessas que secam rápido (Decatlon também tem umas muito boas e recomendo)

· Pochete e pastinha com documentos como: seguro saúde, tickets, passagens, passaporte, etc.

· Power bank, carregador, fone de ouvido, adaptador de tomada (se for pra algum lugar com tomadas diferente)

· Chinelo (seus pés merecem um descanso)

Dica: vá com um tênis gostosinho de andar.

Se você for viajar por mais tempo ou passar por alguma cidade com praia, coloca um biquíni também, vai que.

O travesseirinho é indispensável, “mas ah faz volume”, sério, apenas leve. Você vai agradecer quando chegar cansado no aeroporto e quiser tirar um cochilo sem precisar acordar com dores no pescoço depois.

“Ah sobrou 2kg, vou colocar mais coisa”, não, migo, você não precisa de mais coisas. E, se sua mala deu 6kg, no primeiro dia você não sente, mas no último sim. Além do mais, você pode querer comprar alguma lembrancinha em alguma cidade que passar, e tudo pesa, então sobrou espaço? Que bom, você pode precisar dele depois.

Mas, Dai, e se acontecer alguma coisa e minha roupa, sujar, molhar? Relaxa e lava. Em Londres minha toalha caiu no chão, e só vi no fim do banho, quando ela já estava encharcada. Lavei a abençoada com meu sabonete, torci bem e coloquei pra secar na cama, tive que me enxugar com a camiseta que usei no dia. Não morri por causa disso.

Ao final você vai ver que nem precisa de muita coisa pra sobreviver. Eu sempre tento ser econômica e sempre acho que alguma coisa nem foi tão necessária.

Vai lá fazer a mochila, e lembre-se: menos é mais.

--

--

Daiane Jardim
Melancia

English and Portuguese teacher. Master's in Literature and Education. Polyglot, passionate about teaching and writing.