publicado originalmente no dia 2 de agosto de 2017

Somos seres egoístas ou cooperativos? Ajudamos por altruísmo ou por esperar uma recompensa em troca? É possível aumentar nossa empatia sem aumentar nosso sofrimento? Essas são algumas das questões tratadas nesse documentário que expande nossa percepção sobre o comportamento humano e desmente algumas convicções do senso comum.

Para descobrir a origem de nossos comportamentos segregadores, pesquisadores fazem experiências com bebês. Nesses testes, já é possível perceber alguns dos motivos que levam os humanos a escolher com quem cooperar e de quem se afastar.

No início da vida, nossas escolhas refletem instintos de proteção, sobrevivência, reconhecimento… Mas à medida em que crescemos e temos consciência desse comportamento, que mais exclui pessoas do que agrega, precisamos tomar atitudes que nos levem a ir além de nossas “panelinhas”.

Uma das alternativas apresentadas para aumentar nossa empatia sem aumentar nosso sofrimento é a meditação.

“A empatia é uma qualidade efetiva. O outro sofre, você sofre com ele. Mas se sofrer cada vez mais, não poderá ajudar ninguém. Você se apequena por essa angústia empática. Então tem que envolvê-lo em algo, em um estado mental que seja extremamente construtivo e positivo que é a compaixão e o amor altruísta.”

Matthieu Ricard

O documentário The Altruism Revolution está disponível na Netflix.

Boa reflexão!

Foto do soldado: skeeze | Pixabay

publicado originalmente no dia 2 de agosto de 2017

Melhorada Mente

Buscamos melhorar a cada dia e compartilhamos aqui nossas experiências.

Helen Fernanda ✍🏽

Written by

Blogs: http://helenfernanda.tumblr.com | Currículo: http://www.helen.jor.br | Telegram: http://t.me/helenfernanda | E-mail: contato@helen.jor.br

Melhorada Mente

Buscamos melhorar a cada dia e compartilhamos aqui nossas experiências.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade