Eu escuto MPB, mas não amo

Severino Miguel
Mellon Literário
Published in
2 min readApr 5, 2019

Se você já cantou uma música como "chega de saudade" de Vinícius de Moraes ou "pétala" de Djavan e sofreu de amor mesmo sem verdadeiramente amar alguém, então você entende bem o que eu quero dizer nesse texto.

Sem dúvidas, o tema mais fácil pra se escrever uma canção é amor, não é a toa que boa parte das músicas por aí o envolvem, e, não vou mentir, gosto muito. Mas parando pra pensar... não existe um motivo real pra isso, já que não estou apaixonado. Já amei, já me apaixonei, já fiquei com aquele frio na barriga de ver, como diz Nando Reis, "aquela pessoa" mesmo de longe... Mas hoje, não.

E na tentativa irracional de direcionar esses sentimentos sem lar, a gente acaba construindo imagens em cima das pessoas, e se "apaixonando" vez após vez em busca de um ninho pra pousar as declarações e músicas cantadas ao vento... Mas no fundo, eu sei, não é qualquer pessoa que vai ser um ninho adequado pra mim, e eu não tento mais me enganar. Tento esperar, tento viver o que bate à porta agora... Acho que vale a pena esperar, esse afago ainda não veio, mas há de vir, independente de qual seja.

(Pintura: On board of a Sailing Ship / Pintor: Caspar David Friedrich)

--

--