Tu és pó e ao pó voltarás: pra que acumular?

Grazielle Raiane
Mendes é Mais
Published in
2 min readMar 2, 2022

Outono é a estação da transformação e começa dentro da Quaresma, que é um período de reflexão, mudança, retorno às origens e conversão

Photo by Thays Orrico on Unsplash

A Páscoa acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de primevera, no Hemisfério Norte. Isso foi determinado depois do Concilio geral da Igreja de Nicéia, em 325 d. C.

Essa data é referência para a Quaresma que começa hoje e termina no Domingo de Ramos, sete dias antes da Páscoa.

O equinócio de primevera no Hemisfério Norte é equinócio de outono, aqui no Hemisfério Sul. Assim, o outono que é a estação da transformação começa dentro da Quaresma, que é um período de reflexão, mudança, retorno às origens e conversão.

De acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, conversão é:

1. Ação ou efeito de converter(-se); convertimento.

2. Ação de voltar, de retornar (veículo).

3. Mudança de forma ou natureza; transmutação, transformação.

4. Mudança ou substituição de uma obrigação por outra.

6. Abandono de uma crença religiosa para abraçar outra.

7. Mudança de valores, de hábitos, de visão etc.

8. Ato de substituir (uma companhia) seus títulos de créditos por outros.

11. Transformação, relativamente súbita, de uma determinada personalidade, que se manifesta pelo aparecimento de um novo papel ou caráter.

Essa Providência Divina encanta.

Somos convidados — sim, é um convite e aceita quem quer — a enxergar nossa miséria, pequenez e total incapacidade diante da vida.

Aos olhos de um mundo sem fé, temos as características de deuses pagãos. Não só podemos como muitas vezes queremos ser Ades, Zeus, Atena ou Apolo, etc.

Mas a verdade, aquela que faz nova todas as coisas, é que o ser humano é a imagem e semelhança Daquele que é o único digno de louvor. Viemos de Deus, voltaremos para Deus e não somos Deus.

Um mistério da fé que não pode ser desenhado nem explicado, apenas vivido. E por isso, apesar de não ser uma data fixa, a Quarta-feira de Cinzas inicia a Quaresma despertando, em quem quer ouvir, lembranças sobre nossa origem, sobre o mal espiritual e físico que existe por traz do apego, do consumismo, da vaidade e do acumulo apenas para ter e deixando de lado o que é vital para ser.

Fontes:

https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/01/22/por-que-muda-da-data-da-pascoa-e-do-carnaval/

https://michaelis.uol.com.br/busca?id=wklw

Acesse @casa12deoutubro, clique no link na bio e conheça outros canais aonde também estamos presente e confira nosso trabalho na loja online!

--

--