Três dicas para ter plantas em casa

Grazielle Raiane
Mendes é Mais
Published in
3 min readOct 4, 2019

Veja como adaptar a tendência Urban Jungle e acrescentar mais verde ao seu estilo de vida

Photo by Brina Blum on Unsplash

O Urban Jungle (ou Indoor Jungle) é uma maneira muito gostosa de inserir na decoração de qualquer espaço a presença de plantas e objetos que tenham relação com esse tema, como a madeira e a fibra natural.

Também inclui a roupa de cama, toalhas, utensílios, quadros, almofadas e outros objetivos com a estampa de folhagem.

Além de deixar ambiente mais elegante, as plantas purificam o ar do local onde estão presentes e possuem a capacidade de aconchegar que está no espaço. Por isso, e por outros motivos, que esse estilo é tão querido pelos millennials, uma geração que busca mais informação sobre assuntos relacionados à causa ambiental, evita usar canudos e não se preocupa (tanto) com a responsabilidade que é ter uma plantinha em casa ou na empresa.

Colocar mais verde na casa e na vida também faz parte da necessidade de parar, olhar para si e respirar. O incetivo ao autocuidado inclui fazer algo que você goste ou desenvolver um hobby saudável. E aí que as plantas entram, crescem e ficam em nossas vidas.

Reprodução/ Urban Jungle Bloggers

Eu cresci em um ambiente cheio de plantas, flores e para mim isso não é só uma tendência, é um estilo de vida. Minha mãe herdou de minha avó o amor por cultivar várias espécies e mesmo quando morávamos em um espaço alugado ela tinha plantas. Hoje, na casa própria, o quintal parece uma microchácara no meio da cidade asfaltada. Tem mangueira, orquídeas, acerola, limão, goiaba e cana. Samambaia, jiboia, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e uma hortinha.

Grazi Mendes

Já tenho minhas plantinhas e quero seguir os passos delas com uma casa cheia de verde vivo. Com base nessa vivência, separei três dicas para quem quer uma floresta ou algumas plantas dentro de casa.

Cada planta em seu lugar

Pesquise quais plantas podem ser cultivadas em ambientes fechados. Também vale analisar quais espécies são recomendadas para banheiros, quartos, salas, cozinhas, etc. Cada cômodo da casa tem sua característica e isso é extremante importante na hora de escolher uma plantinha. Do contrário, elas não vão resistir e você vai ficar com o coração partido.

Use outras cores

A pigmentação das folhas de plantas e árvores podem variar e ter mais do que o verde. Isso, para mim, é uma vantagem. E, apesar de a decoração Urban Jungle não indicar o uso de flores, acredito que o protagonismo pode ser dividido entre as várias cores que compõem a natureza. Deixar de colocar uma orquídea na sala porque não é tendência é radical demais.

Valorize o que já tem

Às vezes o que precisamos para compor uma decoração, seja ela tendência ou não, já está no guarda-roupa ou no baú ou em alguma caixa usada como depósito. Gosto de ver o que tenho antes de criar algo para uma festinha de aniversário ou para uma data comemorativa. No meu aniversário, por exemplo, usei livros e várias plantas para decorar a mesa. Ou seja, já tinha tudo o que queria usar.

Com as plantas é igual. Pegue uma muda com algum conhecido que já tem uma espécie que pode ser cultivada na sua casa e observe a vegetação do bairro onde mora. Sempre tento fazer essa análise. E vale a pena, por que evita gastos desnecessários e incentiva o autocontrole.

Lembre-se!

É um passo de cada vez e não tente encher seu espaço com plantas se você ainda está desenvolvendo o hábito de cuidar delas.

Fonte: https://gph.is/29OjMcY

Acesse meu perfil no Instagram e veja outras ideias criativas!

--

--