Hello Ruby: uma aventura pelo mundo da programação

E porque hoje é o Dia Mundial da Criança decidi partilhar convosco o projeto Hello Ruby. O Hello Ruby foi criado por Linda Liukas e graças a uma campanha no Kickstarter tornou-se mundialmente popular. Este projeto, pensado para os mais novos, ensina programação.

Para mais informações, a Linda partilha um post no seu blogue sobre todo o processo de desenvolvimento do projeto. O livro está previsto ser lançado no Outono e até lá, as crianças podem começar a participar nas atividades proposta pela autora do livro no site do projeto.

Ruby é o nome da personagem do livro de Linda, uma menina com uma grande imaginação. Enquanto o pai viajava, Ruby criou o seu próprio mundo, onde vive aventuras, torna-se amiga de animais e robots que a ajudam a resolver problemas, numa abordagem sempre lúdica e educativa. A Ruby tem família em todos os cantos do mundo. O pai é japonês, mas tem tios e tias, irmãos e primos espalhados pelo resto do mundo. A Menina dona de uma incrível imaginação adora a família e quer fazer as pessoas à volta felizes.

O mundo da Ruby é para Linda uma extensão da forma como aprendeu a ver a tecnologia. Para Linda, a tecnologia vai para além dos bits e bytes no interior do computador. O livro e actividades são destinados para crianças entre os quatro e os sete anos.

Linda Liukas, uma programadora, ilustradora e storyteller da Filândia, acredita que as histórias são a força maior para educar e formar na nossa infância. “Everyone has a book that made the world seem beautiful and full of possibility. My book is about little Ruby.”, escreve a autora.

Mais sobre Linda Liukas:

Linda Liukas fundou o Rails Girls, uma organização sem fins lucrativos, que visa desenvolver uma comunidade de mulheres mais ligadas à tecnologia, dando-lhes conhecimento e acesso às ferramentas web necessárias para que possam vir a desenvolver as suas ideias de negócio.

Os workshops, organizados por voluntários em cerca de 160 cidades, já ensinou em poucos anos mais de 10 000 mulheres os fundamentos da programação.

Links:

+ Projeto Hello Ruby

+ Hello Ruby no Facebook

+ Hello Ruby no Kickstarter

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.