O Lado Geek de Ana Galvão

Meninas Geeks
Meninas Geeks
Published in
3 min readJan 28, 2014

A locutora da Antena 3, Ana Galvão, é casada com um geek. Às Meninas Geeks confessa que “Nuno Markl transformou uma antiquada mulher numa pessoa ultra tecnológica.”

A relação de Ana Galvão com as tecnologias é constante. “Ou porque há uma aplicação nova, ou porque vamos ligar o telefone à televisão para ver fotografias e vídeos.” No dia-a-dia complementa o seu trabalho com as redes sociais. Usa o Facebook para fazer perguntas ou propor escolha de canções enquanto faz a sua emissão na Antena 3. Isto faz com que essas pessoas a escutem e puxa-as para a emissão. Ana Galvão usa ainda a rede social mais popular do mundo para promover outro tipo de trabalhos que faça,

É “por acaso” que costuma estar a par das novidades da internet e da tecnologia. “Todos, mas todos os dias,” salienta, “passo pelo página da especialidade em vários jornais”. Admite que se pode ter uma conversa com ela sobre o tema, mas “não ao nível de um informático claro”. Apesar disso, mostra-nos hoje o seu Lado Geek.

Android ou iPhone? Porquê?
Ana Galvão: Iphone por uma questão prática. Já usei Android e acho deveras tudo mais complicado de entender. A compreensão fácil da MAC é o que mais me atrai, e depois a rapidez em emparelhar uns aparelhos com outros é vencedora.

Existe alguma aplicação que uses diariamente? Que consideres indispensável?
Ana Galvão: Uso todos os dias as aplicações de música Music Box, o Spotify e de rádio o Tunel In.

Que aplicação te surpreendeu mais?
Ana Galvão: Há uma especificamente que me fascina. Chama-se Take Me to My Car, e usa-se para não esquecer onde estacionamos o carro. Basta carregar num botão no sítio exacto onde ele está, depois, por satélite, o telefone leva-nos até lá. Incrível!

Quais são os sites/ blogues que segues?
Ana Galvão: Sigo, sobretudo, páginas de culinária, algo que neste momento me interessa muito. Há um especificamente que tenho estado a consultar bastante. São receitas vegetarianas criadas por uma blogger, que não conheço. As fotos são bem bonitas e os cozinhados altamente apelativos. Fica em compassionatecuisineblog.com.

Qual foi a tecnologia que mudou o teu mundo?
Ana Galvão: Os computadores com internet, claro. Ainda sou da geração que cresceu sem isso, trabalhava em rádio e tinha que pesquisar notícias em jornais, e recortar coisas para manter-me informada. E de repente aparece um sistema que nos liga a todo o mundo. Acho que foi a maior revolução pela qual passei e irei passar, por muita coisa nova que ainda tenhamos que ver antes de morrer.

Qual é o gadget que qualquer mulher deveria ter?
Ana Galvão: Um qualquer que tenha GPS. Não sei qual a razão, mas há poucas mulheres com bom sentido de orientação, pelo menos na minha família não as há. Por isso acho que sempre deveríamos andar com um bom esclarecedor de caminhos.

O gadget dos teus sonhos?
Ana Galvão: Um saco eléctrico com pernas. Tendo em conta a quantidade de coisas que tenho sempre que carregar, a mala, segurar nas trelas das cadelas, pegar no meu filho, dar-me-ia um tremendo jeito. Este saco, que nos daria pela altura do joelho, vinha sempre, a pé, ao nosso lado, nós só tínhamos que meter coisas lá dentro.

A tua mensagem final!
Ana Galvão: É que tirem o máximo de partido das coisas novas e maravilhosas que nos tornam a vida mais fácil, no entanto, é importante, é bom, pelo menos ao fim-de-semana, largar todas as tecnologias, e dar uma boa volta por zonas de natureza, e nestes momentos não vale tirar fotos para meter no facebook.

+ Lado Geek

--

--

Meninas Geeks
Meninas Geeks

Meninas Geeks - Uma visão Feminina do Mundo Geek. É um website com artigos sobre web, apps, tecnologia, inovação e o mundo geek.