Cromossomo extra de amor.

Luiza Campos
Menos é mais
Published in
3 min readMay 3, 2017

A trissomia 21, a chamada síndrome de Down, é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. A Síndrome de Down não é uma doença e sim uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais dito anteriormente. Crianças e jovens portadores da síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são muito sensíveis e interessantes. Crianças portadoras da síndrome de Down têm 47 cromossomos, pois têm três cópias do cromossomo 21, ao invés de duas. O que esta cópia extra de cromossomo provocará no organismo varia de acordo com a extensão dessa cópia, da genética familiar da criança, além de fatores ambientais e outras probabilidades.

As causas:
A trissomia 21 é um acidente genético que ocorre no momento da concepção em 95% dos casos. Com o avanço da idade materna existe uma maior probabilidade de gestar um bebê com alterações cromossômicas como a Síndrome de Down, principalmente acima dos 35 anos de idade. Isso acontece pois os folículos que darão origem aos óvulos da mulher já nasce com elas, e células mais velhas tem maiores chances de terem erros durante seu processo de divisão, o que pode causar a presença de um cromossomo a mais ou a menos nos óvulos.

Quando você possui essa síndrome, suas competências linguísticas geralmente são reduzidas. Isso significa que você não consegue formar as palavras rápido e com facilidade para pedir alguma coisa, se justificar ou argumentar seu ponto de vista. Podemos dar de exemplo uma criança que possui sete anos, e ao andar com a mãe, de repente, ele decidiu sair correndo. Nisso podemos interpretar que ele tinha visto o bebedouro de longe e queria tomar água. Ele não tinha as habilidades de linguagem para dizer “eu estou com sede, quero beber água”. Ele evitou o esforço de ter que formar essa frase e fez o que qualquer um de nós faria se não soubéssemos falar: fazer o que quer e pronto.

A mente deles, funciona de outra maneira e temos que pensar como seria a nossa vida se nós não conseguíssemos falar, logo, iríamos agir de maneira repentina sem pedir permissão para ninguém. Então não podemos brigar com essas crianças se elas fizerem algumas coisas por impulso, pois não é de propósito e sim pelo fato delas não possuírem competências linguisticas como dito anteriormente. Para entender melhor isso, podemos nos colocar em situações semelhantes, como por exemplo imaginar como seria se nós não pudéssemos falar para expressar nossas vontades e desejos, ou seja, nós agiríamos sem permissão, apenas faríamos aquilo que tivessemos vontade.

As habilidades de processamento auditivos também são muito importantes. Assim como formar palavras e frases é um esforço quando você tem síndrome de Down, também é difícil quebrar em pequenos pedaços o que outras pessoas estão dizendo para você, ou seja, isto é muito importante especialmente na escola. Logo podemos imaginar o quão chato seria se você tivesse que assistir uma maratona de filmes em francês. Provavelmente você poderia se levantar e ir embora, ou conversar com algum amigo próximo e se distrair até que alguém chame a sua atenção pedindo para parar. Esse tipo de exemplo é exatamente o que acontece com uma pessoa com Down e para facilitar isso podemos usar um diálogo simples, podemos fazer uso de imagens e gestos com as mãos e ensinando eles de maneira não muito demorada.

Por outro lado, existe uma grande variedade de personalidade, estilos de aprendizagem, inteligência, aparência, obediência, humor, compaixão, compatibilidade e atitude entre os bebês com S.D.
Fisicamente, uma criança com Síndrome de Down pode ter olhos amendoados, e orelhas pequenas e ligeiramente dobradas na parte superior. O nariz também pode ser pequeno e achatado no meio. Alguns bebês com S.D. têm um pescoço curto e as mãos pequenas com dedos curtos. São crianças com uma inteligência social excepcional.

E você, tem alguém da sua família ou até mesmo um filho com esse cromossomo a mais? 💕

--

--