Mulheres, cheiros e cultura — Quem são as erveiras?

De duas uma, você já ouviu falar sobre elas ou não tem a menor ideia de quem sejam. As erveiras são mulheres nascidas e criadas com base na cultura da “cura” por meio de banhos de cheiro, preparados a partir de ervas originalmente indígenas.

Uma breve busca pela internet e você descobrirá um pouco sobre elas, o que provavelmente te deixará ainda mais curioso. A cultura das erveiras é passada de geração a geração e a partir de uma certa idade torna-se o meio de sustento dessas moças e de suas famílias.

No mercado do Ver o Peso em Belém-PA, você pode encontrar inúmeras erveiras e uma das figuras mais marcantes da cultura paraense, a Dona Beth Cheirosinha.

Personagem principal dos próximos posts, Beth irradia alegria e amor pela sua criação no meio de ervas, raízes, plantas e cheiros indígenas. E Dona Beth não deixa ninguém de fora, passou o conhecimento para sua filha e depois para sua neta, que representa a quinta geração da família no mercado das ervas.

No próximo post você conhecerá o cotidiano e história dessa mulher erveira, se prepare para muitas palavras complicadas e pegue um pedaço de papel para as receitas de amor e sucesso que virão por aí.

E você já conhecia essas mulheres e cultura? Tem alguma curiosidade sobre? Comente aqui e acompanhe o próximo post!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.