Projeto do amor

Luiza Campos
Menos é mais
Published in
2 min readMay 10, 2017

Com base no meu último post “cromossomo extra de amor”, busquei saber um pouco mais sobre alguns projetos com foco na inclusão social.
Fiz uma pesquisa bem ampla e consegui achar uma iniciativa muito legal exibido pela FETESP (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza). Essa feira foi encontrar soluções que facilitassem a vida de quem convive com uma deficiência.
Vamos conferir algum desses projetos:
1- ANIMACEG
Aplicativo destinado a crianças com deficiência visual, ele tem como objetivo auxiliar no aprendizado e na autonomia dos estudantes. O conteúdo traz informações sobre o reino animal e funciona com o comando de reconhecimento de voz do Google, para que o usuário possa operar o sistema sem a necessidade de ajuda.

2- CADEIRA INTELIGENTE ARTICULADA
Com um mecanismo de articulação desenvolvido em uma base de esteira rolante, a cadeira propõe dar ao usuário com necessidades especiais condições de acessar lugares considerados difíceis, sem a ajuda de terceiros. Mesmo em terrenos irregulares, degraus e rampas, mantém o assento na horizontal. Também permite ao cadeirante levantar-se e ficar em pé.

3- COMUNICAÇÃO SEM FALHAS
O projeto é um jogo de tabuleiro, com caráter pedagógico, que pretende facilitar o aprendizado da Língua Portuguesa escrita por crianças surdas, a partir dos 10 anos.

4- PLAYDOWN
Destinado ao desenvolvimento e aprendizado de portadores de Síndrome de Down, o aplicativo apresenta atividades que despertam a curiosidade, disciplina e criatividade dos alunos. O objetivo é auxiliar o desenvolvimento intelectual, a coordenação motora, o uso da lógica e a iniciação ao processo de alfabetização.

O aplicativo está disponível para download apenas para o sistema Android.

5- PRÓTESE DE MÃO ROBÓTICA IMPRESSA EM 3D
O objetivo desse projeto é ampliar o acesso dos amputados de comunidades carentes a próteses ortopédicas de baixo custo, por meio da impressão em 3D, com o uso de softwares gratuitos. Tanto as próteses como as peças da impressora 3D são construídas por esse processo, permitindo uma rápida e barata substituição dos membros artificiais (por desgaste ou crescimento) e a replicação da impressora. Custo estimado: 1/3 dos produtos existentes no mercado.

(Imagem retirada do Google)

--

--