Marcel Kroetz
Jun 21 · 8 min read

Descubra os segredos escondidos por trás de um teste de QI e torne-se um gênio!

Se você já pesquisou quociente de inteligência e testes de QI na Wikipédia, certamente já tropeçou em um tipo bem particular de teste de inteligência chamado Matrizes Progressivas de Raven ou RPM.

Raven, J.C. (1938). Progressive matrices: A perceptual test of intelligence. London: H.K. Lewis, UK.

O teste das Matrizes Progressivas de Raven (muitas vezes chamado simplesmente de teste das Matrizes de Raven, ou RPM) é um teste de inteligência não verbal normalmente usado em ambientes educacionais com o objetivo de identificar dificuldades de aprendizado.

Em sua versão padrão, o RPM é um teste de 60 itens usado para medir o raciocínio abstrato. O seu resultado guarda uma certa correlação com o denominado Fator G proposto pelo psicólogo Charles Spearman (1863–1945), considerado como uma estimativa não verbal da inteligência fluida: associada a componentes não-verbais, pouco dependentes de conhecimentos previamente adquiridos e da influência de aspectos culturais do indivíduo.

O teste das Matrizes Progressivas de Raven é o mais comum e popularmente é administrado a grupos de pessoas que variam de crianças de 5 anos a idosos.

Com 60 questões de múltipla escolha duvidadas em 5 séries ordenadas por dificuldade, oteste RPM foi desenvolvidos originalmente por John C. Raven em 1936, tendo sofrido pouquíssimas modificações em sua versão padrão desde então.

Em cada item do teste, o sujeito é solicitado a identificar o elemento que falta em uma matriz de forma a completar um determinado padrão. Muitos padrões são apresentados na forma de uma matriz 6 × 6, 4 × 4, 3 × 3 ou 2 × 2, dando ao teste seu nome característico, devido a forma progressiva da dificuldade em que os padrões são apresentados em cada matriz.

Por questões obvias referentes ao sigilo necessário à manutenção da validade o teste, não serão publicadas aqui as questões nem as respostas do teste RPM, por ser um teste comercial. Em vez disso, vamos focar em um teste publicamente disponível e sem fins comerciais. Distinto, porém muito semelhante ao RPM, disponível no endereço iqtest.dk. De autoria do mensan dinamarquês Anders Ditlev Foldager-Jensen, MD [1][2][3].

Matrizes Progressivas de Raven

As questões do teste disponível no site iqtest.dk são bastante semelhantes as questões do teste RPM. São relativamente simples e não requerem muita explicação.

As questões simplesmente mostram uma matriz 3 × 3 (ou 2 × 2) de símbolos em preto e branco.

O canto inferior direito de cada matriz não está preenchido, mas o resto se encontra preenchido com figuras que formam um determinado padrão.

Você deve deduzir o padrão e então escolher a figura que melhor se encaixa na posição inferior direita da matriz de forma a melhor completar o padrão entre as opções.

Por exemplo:

Questão 1. iqtest.dk.

Qual das figuras entre as opções disponíveis melhor se encaixa no espaço em branco no canto inferior direito da matriz de acordo com o padrão das outas figuras dispostas na mesma matriz?

Bastante óbvio, não?

Esse é um padrão bem simples.

Eles ficam muito mais complicados nas matrizes posteriores. Mas eles ainda são todos baseados em algumas regras básicas como vamos ver a seguir.

Note, porém, que todos esses nomes e termos a que se referem a cada um dos padrões descritos a seguir são termos inventados.

O teste não traz nenhuma indicação sobre qual padrão segue cada questão. É você mesmo quem terá que descobrir.

E aí?

Qual é a melhor resposta com relação a matriz indicada acima que melhor completa o padrão?

Com certeza você consegue descobrir.

1. Momento

Tomemos como primeiro exemplo a questão nº 2 do site iqtest.dk. Vamos chamar o padrão no qual as imagens estão dispostas na matriz de momento.

Veja, se o primeiro símbolo e o próximo símbolo parecem iguais, exceto por uma pequena diferença que aparenta ser algum tipo de movimento; ou se a figura se modifica ou se adiciona a si mesmo e então ele aparenta se mover ou mudar, ou a adicionar a si mesmo pela mesma quantia no próximo símbolo; então isso é o que vamos chamar de momento.

Sim, poderíamos chamar apenas de movimento, mas não seria a mesma definição. Diferente de movimento, que é apenas um certo deslocamento no espaço, momento tem um significado mais próximo a “embalo” ou “balanço”. Algo que presume uma continuidade do movimento anterior.

Veja:

Questão 2. iqtest.dk.

Você consegue perceber?

Observe que essa regra, no entanto, pode se tornar menos óbvia se houver o que podemos chamar de “vai um”.

Isto é, se o próprio símbolo é uma pequena matriz 3 × 3 e você a vê “se mover” para a direita e então esses elementos seguem da linha em que estavam para a linha imediatamente inferior. Podendo inclusive passar da última linha para a primeira em uma espécie de espaço toroidal plano ou espaço empacotado (wrap around toroidal space). O que pode ser visto de forma mais clara, por exemplo, na questão 19 do teste no site iqtest.dk.

Questão 19. iqtest.dk.

Consegue ver?

Embora a questão 2 seja construída seguindo um padrão de movimento de acréscimo circular no sentido horário, resposta F, a questão 7 segue um padrão de movimento linear da esquerda par a direita, em que os quadrados escuros “caminham” uma casa por vez, saltando de uma linha à próxima e da última para a primeira ao final, resposta E.

A questão 17 desse mesmo teste segue o mesmo princípio, mas de uma outra forma diferente das demais:

Questão 17. iqtest.dk.

Você consegue perceber?

Qual das figuras etiquetadas de A a H melhor se encaixa no espaço em branco, no canto inferior direito da matriz que compõem essa questão?

É um tipo de momento circular em que o ponto central indica uma espécie de âncora ou pivô.

Em todas essas questões o “momento” do qual o momento podemos inferir é mais facilmente percebido em cada uma das duas primeiras linhas servido de exemplo. Nesse tipo de questão, a última linha da matriz é a verdadeira questão.

2. Conclusão de Conjunto

Vejamos agora a um outro tipo de padrão. Veja, por exemplo, a questão nº 8 no site iqtest.dk.

Esse é um problema de simples de um outro padrão que vamos chamar conclusão do conjunto.

Pense em cada símbolo como tendo um número de propriedades ou atributos. Por exemplo: tamanho, cor, forma, etc.

Se você não puder seguir uma progressão como você poderia se a questão seguisse o padrão momento, ou se os símbolos e formas parece um monte de formas aleatórias, mas você sente que elas estão um tanto relacionadas umas com as outras de acordo com uma ou mais dessas propriedades, o problema pode ser definido como conclusão de conjunto.

Questão 8. no site iqtest.dk.

Dica: Se a matriz é 3x3 e o padrão consiste em uma figura simples, na imensa maioria das vezes o padrão terá 3 figuras iguais entre 3 formas diferentes no total. Mas, se o padrão consistir em uma sobreposição de formas ou uma forma combinada, o padrão terá figuras formadas pela sobreposição de formas base características que se repetem 3 vezes no total, incluindo a figura que falta para completar o padrão.

Consegue descobrir qual a resposta correta para essa questão?

Você precisa completar o conjunto de formas na última linha. Observe que a última coluna também precisa completar o conjunto de formas (a diagonal também neste caso, mas nem sempre é o caso em todas as questões).

Testes mais simples disponíveis na internet geralmente seguem um mesmo padrão linha por linha, mas o teste RPM quase sempre segue o mesmo padrão também coluna por coluna.

Note, porém, que embora a diagonal as vezes também siga o mesmo padrão no teste RMP que se encontra presente nas linhas e colunas da matriz, nem sempre as questões do teste RPM seguem o mesmo padrão também na diagonal.

Questão 22. iqtest.dk.

A conclusão do conjunto é simples: se a primeira linha tiver um figura A, uma B e uma C; a segunda linha tiver uma figura A, uma figura B e uma figura C; a terceiro linha também deve ter uma figura A, uma B e uma C. O mesmo vale para partes sobrepostas que se repetem e que compõem cada uma das figuras dispostas na matriz.

Esse tipo de padrão pode ficar mais complicado quando em uma mesma questão estão presentes variações de diferentes características ou propriedades, mas se a questão for uma matriz 3x3 e você identificou exatamente 3 repetições de uma mesma propriedade, característica ou parte de uma figura que se repete, então é muito provável que você esteja vendo uma questão que segue esse tipo de padrão.

O que achou?

Deixe a sua resposta nos comentários.



[1]. Não são objetos de proteção como direitos autorias os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios e os formulários em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informação, científica ou não, e suas instruções — Art. 8º e incisos II e III, Lei 9.610.

[2]. Não constitui ofensa aos direitos autorais a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra — Art. 44 e inciso III, Lei 9.610.

[3]. Embora o teste original esteja disponível somente em Flash no endereço iqtest.dk, uma versão adaptada desse mesmo teste pode ser encontrada no endereço mensa.dk/iqtest. Não há informações, no entanto, sobre a interferência, ou não, do uso de cores de fundo e de frente na norma estatística utilizada como referência para pontuar o resultado dessa versão adaptada do teste.

Mensa Brasil

Sociedade de Alto QI

Marcel Kroetz

Written by

Mestre em Engenharia da Computação. Jornalista. Estudante de Direito. Auditor Fiscal.

Mensa Brasil

Sociedade de Alto QI

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade