Equipa: Carla Malveiro

Nuno Gato
Mentora-Health
Published in
2 min readAug 3, 2020

A Carla é Doutoranda em Motricidade Humana — Especialidade em Atividade Física e Saúde, FMH-UL

Mestre em Exercício e Bem Estar FEFD-ULHT

Mestre em Investigación en la Enseñanza y el Aprendizaje de la Actividad Física e Deporte pela Universidade de Huelva

Pós-Graduada em Reabilitação Cardíaca pela FMH-UL

É Coordenadora de Fitness no Estádio Universitário de Lisboa

Responsável pelo exercício físico na Mama Help — Lisboa.

Na MH irá colaborar com o desenvolvimento de conteúdos e intervenções no âmbito do exercício, com base nas melhores práticas clínicas e experiência prática adquirida na Mama Help e no desenvolvimento e gravação de vídeos de exercício que apoiem os doentes de cancro na sua execução segura e autónoma através da aplicação.

Obrigada Carla pelo teu importante contributo para melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos

Carla, o que gostarias de nos contar sobre ti (CV à parte, para isso temos o linked in :) )?

Sou uma pessoa que gosta de ajudar os outros. Neste sentido, ao longo do meu crescimento, percebi que o poderia fazer através do exercício físico! Assim sendo, optei por dedicar-me mais à área clínica e acabei por me especializar na área da reabilitação cardíaca e envelhecimento. A área oncológica apareceu através de um desafio para integrar a equipa de exercício do projeto Mama Help! Ao perceber as fragilidades associadas ao tratamento, imagem corporal e aptidão física considerei que tinha de fazer a diferença na vida destas pessoas! Fora a vertente profissional, sou apaixonada por viagens e explorar outras culturas, pois considero que é outra forma importante de aprendizagem!

Como começou a tua colaboração no projecto?

Por intermédio do Frederico Raposo. Estava muito entusiasmado com o projeto e após uma breve explicação partilhei do mesmo entusiasmo!

Fala-nos do teu papel na equipa, como é que tu contribuis para dar forma à MH?

A área oncológica e sua relação com o exercício é algo que me fascina! Neste momento encontro-me a realizar o doutoramento nesta área e este conhecimento, aliado à experiência prática, permite-me contribuir com uma proposta de programa de exercícios indicado para cada pessoa, respeitando os possíveis efeitos secundários dos tratamentos (a curto e longo prazo) e intervindo na melhoria da qualidade de vida de cada um.

Qual é o maior objectivo que te move na MH?

Conseguir ajudar todos os pacientes/sobreviventes oncológicos através de uma prescrição cuidada e individualizada às suas necessidades, atendendo ao tipo de tratamento e efeitos secundários que possam advir, com o objetivo de melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.

--

--