Nuno Gato
Mentora-Health
Published in
2 min readJun 26, 2020

--

A Filipa é médica especialista em Oncologia e é medical advisor na Mentora Health. Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é atualmente oncologista na Fundação Champalimaud.

No projeto Mentora Health, a Dr.ª Filipa apoia no desenvolvimento de conteúdo de intervenções clínicas e estilo de vida, assim como no desenho de projetos de investigação clínica que suportem a implementação e desenvolvimento de ferramentas úteis para os utilizadores da app. Também ajuda na criação de estratégias que visem o melhor acompanhamento e qualidade de vida dos doentes oncológicos.

Juntem-se a nós a dar as boas vindas à Filipa neste projeto 😊

Filipa F. Silva — Oncologista

Filipa, o que gostarias de nos contar sobre ti (CV à parte, para isso temos o linkedin :) )?

Sou uma pessoa bem disposta, generosa, essencialmente de bem com a vida. Adoro praia, convívios com amigos, programas gastronómicos e vínicos, animais (especialmente cães) e de experimentar vários tipos de desportos (acho que por isso nunca me tornei excepcionalmente boa a nenhum =P). Prezo muito a noção de família e os valores que me foram transmitidos.

Como começou a tua colaboração no projecto?

O primeiro contacto com este projecto foi através do Nuno Gato, a pessoa que juntou a equipa e que nos fez acreditar que seria possível construirmos algo assim. Eu fiz a minha formação específica em Oncologia Médica no Hospital onde o Nuno também trabalhava, e durante uma sessão clínica do Hospital o meu Director fez uma referência pública a congratular-me pelo meu desempenho no meu exame final de especialidade. O Nuno sabia que iria precisar de suporte clínico na área oncológica para construir este projecto e foi aí que pensou no meu nome. Acabamos por nos reunir ainda em 2019 e fiquei desde logo interessada no projecto.

Fala-nos do teu papel na equipa, como é que tu contribuis para dar forma à MH.

Além da minha motivação e interesse nesta área, penso que os meus conhecimentos clínicos e a minha experiência diária relativamente ao percurso do doente oncológico ao longo de todas as fases da doença, contribuiu para fazer crescer aquilo que é o produto final que queremos disponibilizar a todos os doentes oncológicos. É por perceber as dificuldades dos doentes e as limitações atuais dos sistemas de saúde que acredito que este projecto colmata uma enorme lacuna relativamente ao acompanhamento a longo prazo destes doentes.

Qual é o maior objectivo que te move na MH?

Oferecer aos doentes oncológicos todas as ferramentas existentes para que possam viver mais tempo com a melhor qualidade possível. Só vale a pena investirmos em progresso científico com tratamentos cada vez mais eficazes se paralelamente conseguirmos oferecer um suporte a longo prazo que promova o bem estar destes doentes.

--

--