Equipa: Frederico Raposo

Nuno Gato
Mentora-Health
Published in
2 min readJul 9, 2020

O Frederico Raposo é Fisiologista do Exercício e Professor Assistente na Universidade Europeia e responsável pelo exercício no Mama Help. No projeto Mentora Health, o Frederico apoia no desenvolvimento de conteúdos e intervenção no âmbito do exercício, com base nas melhores práticas clínicas e experiência prática adquirida na Mama Help. Irá, igualmente, desenvolver programas de treino para que os doentes oncológicos consigam seguir a sua execução de uma forma segura e autónoma.

Obrigada Frederico por fazer parte da nossa equipa!

Frederico, o que gostarias de nos contar sobre ti (CV à parte, para isso temos o linked in :) )?

O exercício faz parte de mim desde sempre. O meu pai foi professor de Educação Física e o pai dele também, por isso é uma paixão que cresceu comigo. Inicialmente pensava em ser professor de Educação Física, mas descobri outras áreas, nomeadamente o exercício no contexto da saúde. Por isso mesmo decidi fazer Mestrado em Exercício e Saúde e mais tarde uma Pós-Graduação em Reabilitação Cardíaca. Hoje desenvolvo os meus estudos de Doutoramento com especialização em Atividade Física e Saúde, investigando na área da modificação comportamental e da motivação. Continuo a ser professor de Educação Física, mas a minha atividade principal é como Docente na Universidade Europeia. Trabalho com treino personalizado em contexto clínico na Saudestrutural (onde em Lisboa está representada a Mama Help, com quem colaboro como Fisiologista do Exercício Especialista) e na Elite Performance Training Solutions, em contexto de treino desportivo. No fundo o que me preenche é por um lado ensinar, através do exercício físico e por outro poder também através desta ferramenta modificar positivamente a vida das pessoas com quem interajo.

Como começou a tua colaboração no projecto?

Através de um contato da Catarina Ribeiro, que surgiu na sequência de uma aula de mestrado dela, a que assisti na Universidade Europeia. Já a tinha visto também fazer uma apresentação de que gostei muito e com a qual me identifiquei muito, no Oncofit em Gaia. Conversámos um pouco e mais tarde surgiu a oportunidade

Fala-nos do teu papel na equipa, como é que tu contribuis para dar forma à MH

Procuro através do meu conhecimento e experiência de 25 anos na área do exercício, acrescentar valor no que diz respeito à intervenção específica através do exercício físico e também na motivação, fruto da minha investigação para o doutoramento. Sobretudo intervir na prevenção e na mitigação da doença, através do exercício físico individualizado e específico, integrado num contexto multidisciplinar, que é para mim o único que faz sentido.

Qual é o maior objectivo que te move na MH?

Proporcionar o melhor acompanhamento e o mais individualizado possível, conseguindo chegar a todos, independentemente das suas condições e localização, oferecendo uma oportunidade de promover a sua saúde, bem estar e melhoria da aptidão física.

--

--