Confira dicas para quem comprou o bitcoin na alta histórica e agora está inseguro com a oscilação do preço

Comprei bitcoin na alta, e agora?

Mercado Bitcoin
Blog Mercado Bitcoin
2 min readSep 19, 2018

--

Confira algumas dicas para quem comprou o bitcoin na alta histórica e agora está inseguro com a oscilação do preço

O ano de 2017 foi histórico para o bitcoin e outras criptomoedas. A moeda digital valorizou quase 1.300% no ano passado, depois que alguns países finalmente reconheceram o valor da tecnologia e até mesmo bancos e instituições financeiras começaram a adotar soluções inspiradas em blockchain.

+Devo investir em Bitcoin?

Quem previu esse movimento e comprou bitcoins antes da escalada do preço, conseguiu lucrar. Mas quem chegou em dezembro sem entender muito sobre a tecnologia atraído apenas pela promessa de lucratividade instantânea, pode ter ficado frustrado com o recuo do preço da moeda. “Assim como o mercado de ações, o mercado de criptomoedas também possui volatilidade. O mercado sobe hoje, para cair amanhã. E isso é normal”, afirma Lucas Pinsdorf, da área de Economia do Mercado Bitcoin. Confira o vídeo abaixo com algumas dicas para quem comprou o bitcoin na alta e está em dúvida do que fazer.

+Como ler o gráfico de cotações do bitcoin

Vídeo: Comprei Bitcoin na alta, e agora?

Não venda na baixa

Quando o assunto é investimentos, não existe algo que seja completamente certo ou completamente errado. Há estratégias e métodos que podem fazer você lucrar a longo prazo. O mais importante é não se desesperar diante da oscilação de alguns tipos de ativos, como criptomoedas. Vender na baixa sem uma estratégia pré-definida, apenas por conta do desespero de ter perdas, pode reduzir a sua chance de lucrar em um novo momento de alta da moeda.

Você só perde, quando realiza

No mercado de criptoativos, um bitcoin sempre será um bitcoin. Você pode sentir que você perdeu eventualmente o valor em reais. Mas você continua tendo um bitcoin; se ele voltar a subir, você volta a ganhar. Você só perde a oportunidade de lucrar, se você se desesperar e vender quando está todo mundo vendendo.

A estratégia do custo médio baixo pode ser boa, mas cuidado!

A estratégia de comprar ações ou criptomoedas de pouquinho em pouquinho enquanto o seu valor está caindo, em vez de comprar uma grande quantidade de uma só vez, é interessante para reduzir o custo médio de entrada, mas também pode ser uma manobra arriscada. Dentro dessa estratégia, quando mais o preço se reduz, maior é a quantidade total adquirida daquele ativo, já que as criptomoedas vão sendo compradas em pequenos lotes, diminuindo a necessidade de “saber o momento perfeito da compra” (segredinho cá entre nós: ninguém sabe o momento certo).

No caso das criptomoedas, o problema é que a queda de preços pode ser maior que a imaginada, e isso pode levar a uma exposição grande, se você não tiver uma estratégia definida e disciplina.

+Criptodicionário: para entender a criptoeconomia

--

--