Gerenciadores de senha: por que usá-los?

Mercado Bitcoin
Blog Mercado Bitcoin
4 min readJun 28, 2017
Gerenciadores de senha: por que usá-los?

Já parou para pensar por que usar gerenciadores de senha? Esses programas facilitam sua vida e protegem seus dados com eficiência.

Uma das grandes dificuldades do nosso dia a dia é ter que lidar com um grande número de senhas para os mais diferentes serviços.

Por isso, muita gente reutiliza uma senha simples e fácil de lembrar nos inúmeros sites e aplicativos que usam, de redes sociais a contas bancárias.

Enquanto o reaproveitamento de senha pode parecer conveniente, na verdade facilita a ação de muitos criminosos virtuais que se dedicam a roubar dados de sites aparentemente inofensivos.

Normalmente, estes sites são mais vulneráveis, e, com pouco garimpo, o grande prêmio pode ser o acesso a serviços com informações mais valiosas das vítimas, como e-mails pessoais, chegando a contas bancárias ou até mesmo seus bitcoins.

Para evitar que o vazamento de senhas seja algo tão danoso a sua vida digital, é importante que você se certifique de ter senhas únicas, complexas e fortes em cada um dos websites e aplicativos de que faz uso.

Mas, essa é uma tarefa difícil, por isso, vale a pena usar os gerenciadores de senha, poderosos programas que dificultam invasões a suas contas pessoais.

Gerenciadores de senha salvam o dia!

O programa de gerenciamento de senhas visa tornar a experiência de segurança de dados tão fácil e simples quanto for possível.

Ao fazer uso deles, tudo o que você vai ter que lembrar será uma única senha — não por acaso chamada de “senha mestra” — que dará acesso a todas as outras senhas das contas que você tiver pela rede mundial.

Além disso, os melhores deles se incumbem de gerar senhas randômicas e customizáveis para cada site que você desejar, armazenando-as em seus “cofres”, como costumam ser chamados.

Dependendo do gerenciador, é possível contar com o recurso de ter as senhas automaticamente inseridas a cada vez que você acessar os sites salvos no cofre. Esse recurso pode ser omitido em alguns gerenciadores, que priorizam uma maior segurança em detrimento da agilidade.

Há, ainda, em alguns a proteção contra golpes de phishing, onde os criminosos iludem a vítima com um site falso semelhante ao original, com o intuito de capturar os seus dados de login.

Eleja o gerenciador de senha que melhor te atender

A oferta de gerenciadores de senha no mercado aumenta a cada dia, e o número de bons programas gratuitos é considerável.

A maioria deles oferece recursos mais avançados a um custo relativamente baixo, mas quase sempre a conta básica atenderá satisfatoriamente ao que você precisa.

Dentre as melhores opções disponíveis atualmente, estão o LogMeOnce, Enpass, LastPass, Dashlane e 1Password.

Confira algumas dicas que podem ajudar a obter mais segurança:

  1. Habilite o sensor biométrico do seu celular

Se o seu celular possuir sensor de impressão digital, escolha um gerenciador de senha com suporte a esse recurso e reforce ainda mais a sua segurança.

Senhas sempre serão suscetíveis a quebra, enquanto sua digital é única (e impossível de esquecer). Além disso, a autenticação por digital é muito mais rápida do que ter que digitar uma senha, principalmente se ela for longa e complexa.

2. Use o gerenciador para renovar suas senhas

Assim que entender o funcionamento do programa que escolheu para gerenciar suas senhas, uma boa ideia é renovar todas as suas senhas antigas usando o gerador de senha dele.

Mantenha as senhas tão longas e complexas quanto puder. Se, por exemplo, o site em que estiver trocando a senha aceitar senhas de até 100 caracteres, então não hesite em usar exatos 100 caracteres na troca por uma nova.

3. Compartilhe senhas de forma segura

Evite ao máximo compartilhar suas senhas e acessos, mesmo com quem confie. Mas, se for inevitável, é possível fazer isso sem comprometer sua segurança.

Os melhores gerenciadores de senha permitem que você compartilhe logins com pessoas de sua confiança para, por exemplo, dividir o acesso a uma mesma conta de serviço de streaming de filmes e séries, como a Netflix, sem comprometer a senha.

Em alguns deles, é possível, inclusive, compartilhar a senha sem permitir ao destinatário conseguir enxergar qual é essa senha.

4. Habilite a autentificação em 2 passos

Uma proteção adicional que deve ser utilizada sempre que disponível, a autenticação em 2 passos — também conhecida pela sigra 2FA (Two Factors Authentication) — é um recurso importante para assegurar ainda mais a segurança do seu gerenciador.

Essa proteção é, basicamente, uma segunda camada de autenticação em forma de token que, somando-se à senha, será solicitada sempre que você for abrir o seu gerenciador.

Via de regra, esse token só pode ser gerado por um aplicativo do celular do dono da conta.

Há ainda muitos outros benefícios em utilizar um gerenciador para cuidar das suas senhas digitais.

Alguns você descobrirá utilizando o programa que elegeu, uma vez que os recursos podem variar a cada opção escolhida.

Em qualquer um deles, porém, o ganho em segurança é inquestionável, e, se ainda não estiver utilizando um, esse é um ótimo momento para começar!

--

--