Golang: ORM or not ORM @ Mercado Livre
Como avaliar a melhor escolha considerando os requisitos do projeto e as características da equipe?
Ler esta história em inglês.
Esta série de artigos tem como objetivo compartilhar a experiência que nós, da equipe Code Ecosystem, tivemos ao buscar informações sobre a forma mais adequada de trabalhar com bancos de dados relacionais utilizando a linguagem Go no Mercado Livre. Para ajudar nossos desenvolvedores (especialmente os de Go), serão apresentadas algumas opções disponíveis para que possam ter sua própria perspectiva sobre o melhor método de solução.
No primeiro artigo, “Go Language, Relational Databases and ORMs”, explicamos brevemente a linguagem Go (principais funcionalidades e finalidades), as bases de dados relacionais e a linguagem SQL, e algumas das formas que temos para trabalhar com Go e bases de dados relacionais. Essa discussão nos levará a uma introdução aos ORMs e alguns dos principais pacotes disponíveis em Go (já usamos alguns deles! 😃).
Na segunda parte, chamada “Using Go at Meli: ORM or !ORM”, compartilhamos nossa experiência com a avaliação do uso desses diferentes pacotes e observações sobre nosso ambiente no Mercado Livre. Discutiremos características e possíveis motivações para que as diferentes equipes (que possuem diferentes características, conhecimentos e necessidades dentro do Mercado Livre) possam encontrar a solução que melhor atenda às suas necessidades.
Na última parte, “Code Ecosystem — Improving the development experience”, convidamos você a conhecer um pouco melhor nossa equipe. Apresentamos nossa equipe, nossa missão, características e iniciativas e como esse tema nos motiva a buscar e gerar esse tipo de informação.
Agora, com todas as cartas na mesa, vamos jogar…