Atitudes que contribuíram com meu desenvolvimento no Q4 e que você pode tentar adotar também

Eloisa Soares
Mercafacil
Published in
4 min readDec 6, 2022

Este artigo foi pensado para quem já é Mercamonster e, também, para quem quer vir fazer história na Mercafacil. 💚💙

Vou compartilhar duas atitudes que, ao meu ver, aceleraram meu desenvolvimento neste último quarter. Espero que possa ser positivo para você, que possa te inspirar e, claro, que você se sinta encorajada a implementar alguma das ideias que vou trazer aqui. Vamos lá:

Se comprometa — aka leve seu PDI a sério

Ter me comprometido na criação do PDI (plano de desenvolvimento individual) fez uma diferença enorme neste quarter. E eu quero te contar como foi esse processo para mim:

Basicamente, utilizei 3 tópicos macro: 1) feedback de TMR, 2) mapa de carreiras e 3) entregas que eu já queria e planejava fazer.

Antes de detalhar, vou comentar brevemente sobre a TMR e o mapa de carreiras para que você, que quer ser Mercamonster e está lendo esse artigo, possa entender melhor.

TMR (talent management review) é a avaliação de desempenho que a gente faz duas vezes por ano aqui na Mercafacil. É um processo bem completo e extremamente importante quando falamos sobre desenvolvimento profissional. Já o mapa de carreiras é o lugar em que podemos consultar as responsabilidades, soft e hard skills esperadas de cada cargo.

Para a construção do meu PDI, os primeiros pontos foram retirados do feedback de TMR que recebi em agosto de 2022. Logo depois, analisei o mapa de carreiras e inclui não somente as entregas que eram esperadas para o nível que eu quero alcançar, mas também atribuições de outros cargos, como, por exemplo, potencializar meu conhecimento sobre planejamento estratégico, que é uma hard skill esperada no cargo de diretor.

Por fim, trouxe para o PDI as entregas que eu queria fazer e que, na minha visão, seriam relevantes tanto para o meu desenvolvimento, quanto para a minha área de atuação. Produzir cases de sucesso e mentorar outros analistas são alguns exemplos.

Essa construção me fez ser reconhecida como uma pessoa que tem o PDI bem estruturado e, também, como alguém com quem outras pessoas podem conversar na hora de criar o próprio plano de desenvolvimento individual.

Vale lembrar que você também precisa se comprometer em fazer as entregas que se propôs. Visualizar frequentemente as ações que adicionei no PDI, atualizar a Qulture Rocks (ferramenta que utilizamos para TMR, PDI, 1:1, OKRs, elogios, feedbacks, etc.) de 15 em 15 dias e acompanhar junto com meu coordenador no 1:1 são ações que têm funcionado para mim.

Falando em 1:1, quero destacar uma prática que vem fazendo diferença no meu desenvolvimento, que é trazer as entregas do meu PDI como pauta. Você também pode aproveitar esse momento para buscar orientações com seu gestor. Perguntar “o que preciso fazer para aumentar as chances de ser promovida? O que eu deveria fazer mais ou deveria fazer menos?” podem ser boas alternativas.

Também, não se esqueça de “fechar o fluxo”, comentando as ações que você tomou, o que você mudou, o impacto positivo daquela conversa que vocês tiveram no último 1:1.

Imagino que você provavelmente acompanhe a OKR do seu time com frequência, certo? Você pode até ser responsável ou contribuinte na entrega de algum KR. Quero te dizer para tratar o seu PDI com a mesma seriedade. Pense que as entregas para a área são tão importantes quanto as entregas que você faz a si mesma.

Compartilhe seus desafios com as pessoas

Mais uma prática que quero dividir com você é que, neste quarter, boa parte da minha evolução veio de dividir alguns dos meus desafios com pessoas que poderiam me ajudar a fazer dar certo.

Conversas como “estou trabalhando no meu marketing pessoal e você é alguém que eu admiro muito quando penso nesse tema, podemos marcar um papo?” ou “tenho um desafio no meu PDI de compartilhar conhecimento com outros times e pensei em preparar um treinamento para sua equipe sobre o tema x, seria interessante?” me ajudaram a concluir entregas que eu tinha me proposto a fazer.

Busque aliados, seja transparente e demonstre interesse genuíno em contribuir e trocar com as pessoas, em impactar positivamente.

Se eu te disser que você já pode começar a criar seu PDI para o primeiro semestre de 2023, você vai ficar surpresa? Eu já comecei (sim, me julgue 🤣) e eu vou te dizer como você pode começar também: teve alguma ideia em que gostaria de trabalhar, algum projeto que gostaria de liderar, alguma iniciativa que seria relevante para a área? ANOTE!

Assim, no momento certo de estruturar o PDI, você já não vai precisar partir do zero. Você receberá os feedbacks de TMR, saberá os pontos de melhoria que você mesma identificou ao longo do caminho e também já terá as suas anotações. 😉

Para concluir, pense em como será incrível contar para as pessoas que você participou da estruturação de um novo processo, que você liderou uma iniciativa, nos aprendizados que você terá para dividir. Já vá demonstrando interesse para o time em transformar aquela sua ideia em realidade. Crie suas próprias oportunidades.

--

--