De Suporte técnico à QA: Importância do protagonismo profissional, construção de uma nova mentalidade e baby steps para transição carreira

Itnã Santana
Mercafacil
Published in
7 min readJun 22, 2022

Gostaria de começar esse artigo falando que aqui você não encontará TUDO que você precisa pra fazer uma transição de carreira (Qual curso fazer, onde fazer, com quem fazer e coisa e tal..). Apenas trarei alguns insights de como iniciar esse processo de forma organizada e estruturada. Lembrando também que foi algo que funcionou comigo e tem dado certo neste período de eterna aprendizagem… Espero grandemente que também te ajude. Vamos lá?

Logo quando buscamos na internet conteúdos sobre qualidade de software, na maioria das vezes nos debatemos com um tsunami de informações, dentre as quais a maioria diz que devemos tirar certificações, fazer vários treinamentos, devemos automatizar testes, investir mundos e fundos em cursos. Mas calma, esse artigo vem com o objetivo de falar sobre os primeiros passos para profissional que quer fazer a transição de carreira para a área de qualidade de software.

Sou formada em Engenharia da Computação na turma de 2018.1 e concluí recentemente meu MBA em gestão de projetos e metodologias ágeis, e desde 2016 eu trabalhava com suporte técnico ao cliente. Mas em 2020, no início da pandemia, eu me deparei com um questionamento: Eu sou feliz com o que faço? Ou apenas estou trabalhando pra pagar minhas contas? Foi aí que teve a mudança de chave em minha vida, e comecei então a ser protagonista de minha carreira.

Eu não queria mais moldar meus conhecimentos para caber dentro das empresas, e sim ser a profissional que as empresas procuram, porque aí eu teria mais autonomia em minha vida profissional de poder escolher onde eu queria trabalhar, e não simplesmente ser escolhida.

Através de algumas pesquisas, percebi que nosso perfil profissional é bastante intrínseco a geração em que nascemos, você sabia? Eu por exemplo sou da geração Y, e as pessoas que nasceram nessa geração (entre a década de 80 e 90), nasceram na iminência do crescimento tecnológico, e tendem a ser pessoas multitarefas, e não se contentam com tarefas subalternas e por isso não costumam ficar em empresas que não os desafiam constantemente.

Minha transição começou de forma lenta, partiu de um momento de introspecção. Foi o momento que estava buscando me conhecer, e entender sobre as famigeradas Soft Skills. E foi aí que percebi que sou uma pessoa calma, detalhista, organizada, curiosa comunicativa, sei gerenciar conflitos, sou corajosa, e então pensei: De que forma minhas habilidades naturais podem me impulsionar na minha carreira profissional para que eu não realize minhas atividades de forma mecânica?

Comecei então a fazer uma pesquisa de mercado sobre as profissões que estavam em alta naquele momento, e foi quando eu fui apresentada por uma grande amiga ao mundo da qualidade de software. Como a internet tem muitas informações eu acabei ficando muito confusa no início, mas daí escolhi um canal no Youtube e comecei a seguir as trilhas despretensiosamente. A tendência que eu ia assistindo eu ia me apaixonando mais e mais pela profissão, e daí fiz um checklist de tudo que eu precisava aprender e também potencializar alguns conhecimentos que eu já tinha para seguir nesta área, dentre elas estava:

  • Lógica computacional
  • Pelo menos uma linguagem de programação
  • Comandos básicos de Banco de Dados
  • Funcionamento da API
  • Conhecimento profundo em Técnicas e Níveis de testes
  • Análise de requisitos, e etc.

No início foi bem difícil porque como a maioria dos profissionais que querem mudar de carreira, nos deparamos com muitas informações, e por onde de fato temos que começar? Independente da profissão que vá seguir é necessário respeitar as etapas de seu processo, e depois de muita pesquisa, me dei conta que devemos antes de mais nada mudar nossa mentalidade e estruturar nosso plano de ação antes de iniciarmos qualquer projeto. Daí segue 3 etapas que serão imprescindíveis para esse processo:

1. Inspiração:

Seguir canais no Youtube, participar de workshops, seguir páginas no Instagram, se conectar com profissionais e empresas no LinkedIn. Isso tudo faz com que a gente se motive e permanecermos sempre antenados nas novidades, ofertas de trabalhos, e principalmente o que as empresas estão buscando, ler artigos de quem também está começando, essa etapa é muito importante para a constância. É normal sentirmos medo, insegurança, mas estarmos rodeados de pessoas que estão caminhando na mesma direção que a nossa, de certa forma nos impulsiona.

2. Idealização:

Comece a estudar o macro e depois vai afunilando as áreas de conhecimento. O importante é você ter bem definido onde você quer chegar, focar e se desenvolver! Criar estratégias de estudos, é essencial nessa etapa. Definir o horário que irá estudar, organizar um lugar harmonioso com sua cara para estudar, criar anotações, mind maps, estabelecer metas, ter um mentor… Entre várias estratégias que podem ser adotadas nesse processo.

3. Mão na massa:

E finalmente, colocar em prática tudo o que você planejou. E se não deu certo? NÃO DESISTA! A etapa de idealização é totalmente customizável. Cabe apenas a você se conhecer, entender como seu corpo funciona, qual hora do dia você consegue se concentrar mais, que lugar da casa (ou fora de casa) é mais confortável… Volta uma etapa, identifica pontos de melhorias e vai tentando até dar certo, pois isso faz parte do desenvolvimento humano, afinal, ninguém nasce sabendo, não é?

E pra finalizar …

Tente sempre pensar em sua vida profissional como se fosse uma empresa, criando estratégias e investindo em seu crescimento que quanto mais você investir em si, mais chances você terá de alcançar seus objetivos. Ter um mentor é imprescindível nesse momento, é muito importante ter alguém que te oriente através de todos os seus insights a convergir suas ideias baseado em seu nível de desenvolvimento.

Espero ter te ajudado até aqui, e depois que você estiver na fase de buscar suas oportunidades com QA, eu quero te mostrar através do meu depoimento abaixo a importância de sermos assertivos no momento de escolher a empresa que gostaria de trabalhar, e o quanto isso impacta no nosso desenvolvimento profissional.

Migrando para a àrea de qualidade de Software e como a Mercafacil me ajudou nesse processo

Durante a pandemia, com o provento do home office eu consegui me organizar para inserir na minha rotina um momento para estudos, depois de ter seguido a trilha que mencionei anteriormente. Coloquei a mão na massa por volta de janeiro de 2021, e meados do ano eu já lutava com o desafio de ingressar no mercado de trabalho sem nenhuma experiência.

Foi quando em setembro de 2021 surgiu uma oportunidade em uma empresa aqui na minha cidade, na qual pude colocar em prática várias coisas que eu havia aprendido durante minha trilha de aprendizagem. Porém o ambiente da empresa não era compatível com meus valores, não tinha plano de carreira e não me dava segurança nenhuma para meu crescimento profissional lá dentro, ou seja, não era o tipo de ambiente que eu sempre tive vontade de trabalhar. O que eu já sabia e tive mais certeza dentro desta empresa, é que meu perfil profissional e pessoal é totalmente incompatível com a metodologias de empresas tradicionais.

Então, depois de 3 meses, apesar de ter sigo grata pela oportunidade que me foi dada, eu sabia que eu merecia mais. Desde que eu ingressei no mercado de trabalho em 2009, eu sempre me imaginei em um lugar que eu pudesse ter autonomia para desenvolver meu trabalho da melhor forma possível, ter liberdade de ser eu mesma a todo momento sem tantas formalidades, mas com muita responsabilidade.

Eu sonhava com uma empresa que me desafiasse constantemente fazendo eu me sentir sempre melhor que ontem, com um ambiente leve e transparente em todos os processos. Precisava de um líder que me desse feedbacks constantes sobre meu papel na empresa, sendo meu mentor e me mostrando diariamente como eu poderia me desenvolver não só como profissional, mas também como pessoa. Depois de tanto tempo idealizando essa empresa, foi aí que recebi a proposta de trabalhar na Merca no finalzinho de 2021.

A Merca simplesmente foi, e sempre será, uma das melhores empresas que tive o prazer de trabalhar, e a paixão veio desde a primeira abordagem no LinkedIn. Sabe quando seu melhor amigo tem uma ideia genial de um projeto, e ele faz você sentir que sem sua ajuda ele não conseguirá botar esse projeto pra frente? Você veste a camisa e simplesmente entrega o seu melhor sabendo que seus esforços não trará retorno apenas para seu amigo, mas sim trará impacto para todos que utilizarem aquele serviço.

É essa sensação de pertencimento que você sente desde a primeira conversa e durante todas as fases do processo seletivo. E depois de contratado só melhora, a Merca é de fato uma grande equipe de amigos focados em um único objetivo, com valores e culturas alinhadas, e a cada entrega você se sente parte daquilo, é o legado que você deixa na empresa independente do tempo que você permaneça, pois somos desafiados a todo momento a mostrar nosso melhor e o reconhecimento é visível, sua ideia por menor que seja é ouvida, pois somos impulsionados pela criatividade.

Então pense comigo, a empresa é o lugar que passamos grande parte de nosso dia, não faz sentido passarmos tanto tempo em lugar tóxico que não tenha a cultura de compliance bem definida. E meu último conselho de alguém que já trabalhou em várias empresas com configurações diferentes é: Permaneça em uma empresa que você consiga conciliar sua vida pessoal e profissional, não caia na cilada do Burnout, certo? Busque uma empresa que te ampare, que não te descarte caso não tenha todos os conhecimentos técnicos para desenvolver um determinado trabalho, e sim te ensine, te direcione, que invista em você… E a Mercafácil fez e faz isso por mim desde que entrei, e serei eternamente grata!

Um grande cheiro, Itnã.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/itna

--

--

Itnã Santana
Mercafacil

Quality Assurance | Engenheira da computação com MBA em gestão de Projetos e Metodologias Ágeis