Métricas ágeis e Jira. Combinação possível?

Pedro Leal
Mercafacil
Published in
4 min readJun 20, 2023

Para o mundo da gestão ágil de projetos, todos que já tem alguma vivência estão acostumados com o Jira como o principal sistema para gestão e controle das demandas, sistema esse que é usado pela maior parte das empresas e equipes ágeis ao redor do mundo. Mas aquele que tem mais holofotes também tende a ser o maior alvo de críticas, e com a plataforma da Atlassian não é diferente, que reúne uma série de profissionais da área de produto que não poupam críticas ao sistema, onde um dos grandes alvos de insatisfação é a falta de acompanhamento e medição dentro do sistema, a respeito do andamento dos projetos, o que dificulta a obtenção de insights e detecção dos potenciais desperdícios do fluxo.

As reivindicações são corretas em grande parte, mas esse artigo não vai discorrer sobre essas críticas. O objetivo aqui será mostrar que é possível (e relativamente fácil) extrair dados dos produtos e projetos que vêm do Jira, e modelá-los como preferir. Além disso, mostrar através de exemplos quais são os tipos de métricas que podem ser obtidas com essa possibilidade.

A obtenção da base de dados se dá através do Power BI, onde é possível criar uma conexão com o banco de dados do Jira, exportar todas as tabelas com variáveis, e por fim criar os gráficos e dashboards como já é conhecido pelo sistema da Microsoft.

Abaixo, seguem alguns exemplos de tudo que é possível obter através do conector de dados do Jira dentro do Power BI:

Roadmap

Utilizando plugins de terceiros dentro do Power BI, é possível criar uma visualização do roadmap das entregas de um determinado projeto no Jira. Dependendo do plugin que for utilizado, é possível criar vários gadgets como o progresso ou o status das entregas, criar comparação entre datas planejadas e datas efetivas, dentre outras utilidades.

Porém, a estruturação de um roadmap pelo Jira é um pouco mais complexa, pois depende da criação de algumas lógicas para a organização dos dados dentro das tabelas que o data source nos fornece por padrão, para permitir que os dados sejam lançados dentro do gráfico. Portanto, isso provavelmente será assunto para um próximo artigo.

Reports de logwork

Gráfico de quantidade de horas logadas por tipo de card
Série temporal de horas logadas dentro do projeto

A partir do uso da ferramenta de Logwork do Jira, é possível extrair todos os dados de horas lançadas pelos participantes de um projeto dentro dos cards, e criar relatórios a partir disso, como no exemplo acima, é possível relacionar esses dados para criar diversas visões a respeito de quanto recurso está sendo empregado em cada projeto/produto.

Acompanhamento de progresso de entregas

Da mesma forma que é possível criar relatórios de acompanhamento de horas empregadas no projeto, é possível vincular esse dado às entregas dentro do projeto, para fazer um acompanhamento bem mais preciso e assertivo sobre o andamento de cada etapa e de cada entrega.

Conclusão de Sprints

Uma das grandes dores que o Jira também não atende integralmente, é fornecer um acompanhamento sobre a assertividade de conclusão das sprints de um projeto ágil, e principalmente sobre o histórico dessas conclusões. Através dos dados obtidos pelo Jira, é possível criar uma relação entre o total de trabalho estimado e o trabalho concluído de fato, gerando uma relação de conclusão das Sprints, e um insight sobre a performance do time em relação ao que é planejado.

Estas foram algumas demonstrações acerca de como é possível utilizar outras ferramentas para fazer com que alguns fatores onde o Jira não é tão forte sejam compensados, e que por fim, os profissionais de produto consigam ter uma visão mais completa a respeito de tudo o que envolve a gestão de um projeto ágil.

--

--