Você é incentivado a estar em constante desenvolvimento?

Niler Barcelos
mercos-engineering
Published in
2 min readSep 13, 2018

Aqui na Mercos somos incentivados a estar em constante desenvolvimento. Ao estudar e aprender coisas novas temos insights e ideias que proporcionam melhorias para os processos da empresa, mas já parou para pensar que os maiores beneficiados com isso são os próprios colaboradores?

Hoje vou falar um pouco sobre nosso projeto de 20%, nesse projeto podemos reservar 20% do nosso tempo (geralmente usamos a sexta-feira) para desenvolvimento de projetos paralelos.

Exatamente o que você acabou de ler, podemos utilizar um dia da nossa semana para estudarmos e nos desenvolvermos em tecnologias que sempre tivemos interesse em aprender.

Estudar Machine Learning, criar um leitor de logs do MySQL, Chatbot para Slack, aprender uma nova linguagem, esses são alguns exemplos de projetos que já foram ou estão sendo desenvolvidos aqui na Mercos.

Essa ideia de incentivar o estudo e aprendizado de novas tecnologias é praticada por diversas empresas, tanto que Gmail, Google Maps, Twitter, Slack, e Groupon são alguns exemplos de iniciativas que surgiram por meio de projetos paralelos como os de 20%.

Até agora está parecendo tudo liberal, né? Porém temos algumas regras para seguir, mas após ler quais são você perceberá que “parafraseando o poeta” — O poder é de vocês, neste caso nosso.

Para participarmos do projeto de 20%, precisamos pensar em aplicar o que aprendemos em formas de melhorar nossos processos aqui na Mercos e compartilhar o que estamos estudando com nosso time.

Geralmente temos updates mensais, onde cada Mplayer apresenta como está o seu projeto, compartilhando quais os próximos passos a seguir, dificuldades encontradas e claro trocar experiências com todos.

Claro que participar do projeto é opcional, mas vai dizer que não é o máximo ter um tempo para estudar e se desenvolver naquele assunto que você sempre teve vontade?

--

--