Como facilitar e incentivar o consumo sustentável através de um APP? — Estudo de caso UX

Esse artigo trata do projeto desenvolvido durante o curso Intensivo em UX Design, da Mergo User Experience, entre junho e dezembro de 2022.

Marcelo Henco
Mergo
8 min readJan 7, 2023

--

No período em que estivemos juntos, eu, Marcelo Henco, Alice Longhi e Carolina Meroni optamos por estudar a área de consumo sustentável, focando num cenário pós pandêmico. O objetivo final era a criação de um produto digital para resolver os problemas identificados.

Infográfico contendo os destaques identificados na survey.

O desafio

Como podemos ajudar as pessoas na adoção de novos hábitos e comportamentos sobre consumo sustentável em um cenário pós pandêmico?

Processo de design

Escolhemos a metodologia do Duplo Diamante, popularizado pela Design Council em 2005.

Que se inicia pela etapa de imersão no desafio, realizando pesquisas de descobrimento, seguindo para análises, definição de objetivos e finalmente partindo para ideação, desenvolvimento e testes da solução concebida.

Gráfico da metodologia Duplo Diamante.
Duplo Diamante(Design Council) — Imagem do autor

O cenário e as descobertas da Desk Research

Nosso projeto foi iniciado ainda num contexto brevemente pós pandemia do Coronavírus (COVID-19, uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2).

Fato é que a pandemia modificou a forma de consumo, 85% dos brasileiros dizem que a pandemia intensificou sua consciência ambiental, revela pesquisa da Mastercard, realizada em 2021.

Aponta ainda que mais da metade dos brasileiros, afirmam agora dar valor maior às marcas que se comportam de forma sustentável, e 84% declararam que, mais do que nunca, é de extrema relevância para as companhias atuarem de forma mais sustentável.

Segundo a Accenture, em pesquisa realizada em 2020, 45% dos consumidores afirmam estar fazendo escolhas mais sustentáveis em suas compras e que devem adotar esse comportamento de agora em diante.

“A pandemia deve promover uma era de consumo mais sustentável e saudável nos próximos 10 anos, fazendo com que os consumidores busquem conciliar suas compras e como isso se reflete em questões globais de sustentabilidade — sugerindo uma existência humana mais equilibrada” diz Oliver Wright, diretor e líder da prática global de bens de consumo da Accenture.

O estudo ‘Crescimento do Consumo Sustentável Online(2020)’, conduzido pelo Mercado Livre, indicou um crescimento significativo de buscas e compras na seção de produtos sustentáveis. O total de usuários que visitaram a seção de produtos sustentáveis duplicou, enquanto o número de compradores totais da categoria cresceu 130% aqui no país.

Estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value, em 2021, afirma que 66% dos brasileiros pesquisados estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir problemas ambientais e que a despeito do que se imagina, globalmente, 54% dos entrevistados disseram que, estão dispostos a pagar mais por produtos de marcas que sejam sustentáveis ou ambientalmente responsáveis.

Com a expansão das redes sociais e maior acesso da população a internet, o ativismo digital traz um novo tipo de participação e transformação social. Tudo indica que as compras serão cada vez mais conciliadas com princípios da sustentabilidade.

Matriz CSD

Como primeira etapa de análise utilizamos a Matriz CSD para elencar nossas certezas, suposições e dúvidas, chegando às seguintes conclusões:

Infográfico com certezas e hipóteses extraídas da Matriz CSD a serem investigadas ao longo do projeto.
Clique na imagem para ampliar — Conclusões extraídas da Matriz CSD — Imagem do autor

Pesquisa qualitativa e quantitativa

Para conhecer os hábitos sustentáveis atuais das pessoas, esclarecer dúvidas e identificar melhor o perfil do nosso público potencial, realizamos pesquisas quantitativa e qualitativa.

Começamos definindo variáveis de segmentação para triagem(screener) das pessoas a serem pesquisadas, com características que acreditamos se encaixarem no perfil dos usuários desejados, são elas:

1. Ter interesse ou praticar consumo sustentável

2. Ser o principal responsável ou influenciador das compras da casa

3. Ter entre 18 e 42 anos (geração millenials e Z)

4. Ser de classe média ou alta

5. Realizar compras online

Entrevistas em Profundidade (qualitativa)

Foram realizadas Entrevistas em Profundidade com cinco pessoas, de diversos perfis dentro da segmentação estabelecida.

O debriefing das entrevistas destacou a relevância dos seguintes pontos:

Infográfico contendo os destaques identificados na entrevista em profundidade.
Clique na imagem para ampliar — Destaques entrevista em profundidade — Imagem do autor

Pesquisa quantitativa

Após as entrevistas partimos para Pesquisa quantitativa, que foi aplicada para validar a veracidade de alguns pontos ainda não esclarecidos.

Foram geradas 114 respostas por meio de questionários online, distribuídos digitalmente dentre pessoas com o mesmo perfil da triagem anteriormente citada.

Os principais dados obtidos dentre os participantes foram:

Infográfico contendo os destaques identificados na survey.
Clique na imagem para ampliar — Destaques da survey — Imagem do autor

Persona

Para compreender melhor com quem estávamos falando, criamos uma persona, através dos dados coletados até esse ponto. Como forma de representar a pessoa cliente ideal, identificando as principais características de quem usará o produto desenvolvido, bem como as reais necessidades, frustrações e desejos.

Infográfico do perfil da Persona de usuário.
Clique na imagem para ampliar — Infográfico Persona — Imagem do autor

Mapeamento de experiência

Nesse exercício exploramos uma possível experiência, optamos pelo cenário de ‘Escolha e compra sustentável de um shampoo’, separando em diversas etapas, a fim de identificar pontos de contato e obter insights para possíveis oportunidades de negócio.

Infográfico de Mapeamento da experiência.
Clique na imagem para ampliar — Mapeamento de experiência — Imagem do autor

Oportunidades

Tendo como base os pontos de contato identificados, definimos então 2 CNPs (Como nós podemos…) que consideramos mais atrativos:

1. Como nós podemos facilitar a busca por produtos sustentáveis e sua credibilidade?

2. Como nós podemos fazer com que as pessoas se sintam recompensadas ao comprarem produtos sustentáveis?

Matriz criativa e Plano de ação

A matriz criativa confronta os CNPs em 4 tópicos distintos: Tecnologia, educação, gameficação e insights. Selecionamos então as melhores ideias da matriz e criamos o Plano de Ação:

Infográfico explicando o Plano de ação.
Clique na imagem para ampliar — Plano de ação— Imagem do autor

A solução

Realizamos breve estudo de esforço x impacto, para analisar qual das soluções seria mais viável para o negócio e para o usuário, chegando ao que seria nosso MVP (Minimum Viable Product ou na tradução Produto Mínimo Viável):

Criar um APP buscador de produtos sustentáveis, onde pequenas empresas poderão anunciar seus produtos e expor suas certificações e projetos socioambientais.

Diferentemente dos concorrentes, garantir que os itens na plataforma são estritamente sustentáveis, com filtros para pesquisar de acordo com as diferentes causas que o usuário se identifica e deseja apoiar.

Além disso, incentivar e valorizar os consumidores conscientes através de programa de pontos, onde eles tenham acesso a benefícios reais.

Task Flow

Aqui definimos o provável fluxo passo a passo que o usuário fará dentro do nosso aplicativo, desde login até realizar a compra no site parceiro. Bem como as possíveis possíveis ações e informações necessárias em cada etapa para facilitar o desenvolvimento do produto.

Infográfico detalhando o Task Flow
Clique na imagem para ampliar — Task flow— Imagem do autor

Wireframes

Nossos rascunhos iniciais, o esqueleto estrutural do que será desenvolvido, sem grande preocupação visual.

Wireframes — os rascunho iniciais do protótipo
Clique na imagem para ampliar — Wireframes — Imagem do autor

Protótipo navegável

A partir dos wireframes adicionamos mais detalhes, refinamos e construímos um protótipo de média fidelidade, que foi utilizado nos testes de usabilidade.

Telas do protótipo de média fidelidade e fluxo de interações.
Clique para ampliar —Telas do protótipo de média fidelidade e fluxo de interações — Imagem do autor

Caso o protótipo acima não carregue clique aqui para acessa-lo.

Teste de usabilidade

Os testes de usabilidade foram realizados com 4 usuários, que também passaram pela triagem de perfil, e tinha como objetivo acompanhar a interação dos usuários com o app e colher feedbacks relevantes.

Definimos algumas tarefas que gostaríamos que os usuários realizassem na plataforma, e enquanto as executavam pedimos que fossem detalhando sua experiência em voz alta, foram elas:

1. Realize a pesquisa para a compra de um shampoo vegano, após isso utilize os filtros para refinar sua pesquisa, por fim prossiga para a compra.

2. Procure mais informações sobre a loja dentro da sua lista de lojas favoritas.

3. Encontre seu perfil de usuário, identifique seu nível de consumidor, seus benefícios atuais, e qual a pontuação faltante para subir de nível.

Feedbacks e iteração

Com os resultados dos testes em mãos, organizamos os feedbacks em uma Matriz de criticidade, identificando os principais pontos a serem iterados. O protótipo em alta fidelidade contemplará as alterações mais críticas.

Gráfico Matriz de Criticidade.
Clique na imagem para ampliar — Matriz de criticidade — Imagem do autor

Styleguide

Guia de estilos e visual para refinamento do protótipo em alta fidelidade.

Styleguide — Guia de estilos e visual do app.
Clique na imagem para ampliar — Styleguide — Imagem do autor

Protótipo de alta fidelidade

Caso o protótipo acima não carregue clique aqui para acessa-lo.

Conclusões e próximos passos

O resultado do projeto nos deixou bastante orgulhosos, sobretudo pois pudemos colocar em prática todos os aprendizados adquiridos ao longo do curso.

Criar um produto que realmente atenda os desejos e necessidades dos usuários é bastante desafiador, o que torna o trabalho mais gratificante, principalmente por ter um propósito que vai muito além de apenas um design bonito.

A possibilidade de fazer essa atividade em grupo tornou o projeto mais leve e multifacetado, com as diversas experiências individuais contribuindo amplamente para a solução final.

Acreditamos que esse estudo de caso tem potencial para sair do papel e se tornar um produto real, e claro, sempre há espaço para refinamentos e ampliação das funcionalidades, para muito além do MVP entregue neste momento.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Edu Agni e a equipe da Mergo por todos os ensinamentos, mentorias constantes e suporte que tornaram a execução desse projeto possível.

Equipe

Marcelo Henco Linkedin

UI/UX designer student

Alice LonghiLinkedin

UX student

Carolina MeroniLinkedin

UX student

--

--

Marcelo Henco
Mergo

Visual designer há mais de 10 anos, atualmente estudando UX Design.