Como foi participar do CanUX 2016

O CanUX — ou “canucks” — é o maior evento de UX do Canadá. Acontece todos os anos na cidade de Ottawa, e está em sua sétima edição.

Caio Manzotti
Mergo
3 min readNov 14, 2016

--

Todo ano procuro participar de ao menos um evento da área de UX ou outro tema relacionado. Não só pelas palestras, mas também para encontrar outras pessoas da área e conhecer mais sobre a realidade delas, principalmente em outros países. O escolhido desse ano foi o CanUX ou “canucks”, que é o maior evento de UX do Canadá e está em sua sétima edição. Acontece todos os anos na cidade de Ottawa. Local acolhedor, calmo, seguro e com ótimas opções de hotéis, bares e restaurantes.

É como um Interaction South America, só que no Canadá?

Diria que sim, o formato dos dois eventos é muito parecido. Inclusive alguns dos palestrantes desse ano já passaram pelo ISA, como Stephen Anderson e Alan Cooper. A comunidade de UX local me pareceu bem unida, a região possui muitas empresas de tecnologia como a Survey Monkey e o Shopify. Notei também a participação de alguns desenvolvedores, empreendedores e product managers, mas de uma forma tímida.

Os aprendizados foram muitos, considero estes os principais:

Usuários não ligam para sprints: não importa em quantas sprints uma solução foi desenvolvida, contanto que ela possua qualidade. O “não cabe na sprint” é um problema da empresa e não do usuário.

O mundo físico: não foque apenas em sua interface, sua solução precisa de um device para funcionar. Existe algo nele que pode ser usado para enriquecer a experiência?

Pesquisa: simples, deixe a pesquisa para quem faz pesquisa. Incluir “umas perguntas” é igual pedir para deixar o logo um pouco maior. Explique o problema e confie ao pesquisador decidir a melhor maneira de conduzir.

A boa fricção: tentamos sempre remover toda a fricção, mas uma pequena dose pode ser benéfica para o aprendizado, na forma de descoberta progressiva.

Jornadas comuns: jornadas podem não ser rotinas, usuários possuem diferentes maneiras de resolver um problema, e as variáveis podem ser desde a hora do dia, ao dia da semana.

Som: quantas vezes você já projetou algo utilizando sons como forma de notificação?

Falhas: faz parte do processo, mas não seja displicente, uma grande falha pode custar o futuro da empresa.

Comunidade: design não é igual a fórmula da Coca-Cola, compartilhe seus erros e acertos. Ajude e inspire todos a criarem melhores soluções.

Avaliação

Prós: ótima organização, qualidade dos palestrantes e local do evento. Ponto positivo também para o crachá em formato de brochura com todas as informações sobre o evento, incentivo ao network nos intervalos, além de parcerias com hotéis e restaurantes.

Contras: só não leva uma nota 10 porque em nenhum momento a experiência foi “Uau”. Foi uma constante de boas experiências, mas nada surpreendente.

Nota geral: 9/10

Bônus

O kit de boas vindas veio com um monte de coisas legais, pena que alguns itens possivelmente não vou fazer muito uso no Brasil…

Update: As inscrições para a edição de 2017 já estão abertas em http://canux.io/

--

--

Caio Manzotti
Mergo
Writer for

I'm Caio Manzotti, a specialist in designing, implementing, and scaling Design Systems. Currently at Mollie, a fintech in Amsterdam.