#ISAFloripa17: Fizemos uma boa feijoada com samba… e ano que vem tem mais!

Para mim o ISA parecia um casamento de família, com todos os meus amigos e colegas de profissão trocando experiências e fazendo networking.

Stefan Martins
Mergo
4 min readNov 16, 2017

--

Imagem panorâmica que tirei do auditório (está um pouco escura)

CALMA, CALMA! Não vou falar de comida, mas do maior evento de Design e UX da América Latina, o Interaction South America 2017, que aconteceu em Florianópolis nesta última semana, 9 a 11 de Novembro. A ideia do título veio da palestra do Andrew Kaufteil da Cooper, que se apresentou no 2º dia de evento.

Andrew Kaufteil falando sobre os 9 ingredientes da feijoada

Ele mostrou com muito amor e simpatia como ter uma cultura de inovação relacionando com ingredientes da famosa feijuca. Acho que nem preciso dizer que foi uma das minhas palestras favoritas, mas vou voltar e começar contando sobre o primeiro dia de evento.

Ao chegar no evento, passei por uma praça super bonitinha rodeada de food trucks, e confesso que já me deu a maior fome! Mas consegui resistir e entrei rapidamente para a área de credenciamento. Além do crachá de identificação, todos recebemos um kit muito bacana com: uma sacola (com uma Tainha estampada), um bloco, uma caneta, um copo, uma camiseta, um caderno e alguns adesivos.

No primeiro dia, os 1.500 participantes, se dividiam para participar dos workshops ou ver as talks de mercado e artigos acadêmicos que foram separadas por temas (ilhas): design, negócios, tecnologia e humanas. Já havia uma baita expectativa pois era muita coisa para ver e até difícil de escolher.

Antes de entrar no auditório, éramos recomendados a pegar aqueles fones de tradução, pois iríamos precisar. Entrando, a primeira coisa que pensei foi: UAU! O que eu vejo primeiro? Aconteciam simultaneamente 5 palestras da comunidade, eu não sabia para onde olhar e estava o maior silêncio. E o som? Então, para isso precisávamos dos fones.

O interessante foi ver o comportamento das pessoas. Muitos pareciam desorientados como eu. Era tanta coisa bacana aparecendo nas telas que comecei a olhar para uma palestra, ler os slides e ouvir a que estava acontecendo do lado. Parece realmente algo bem confuso, mas foi a forma que encontrei para conseguir consumir o máximo de informação possível.

Durante esse primeiro dia e os outros que se seguiram, parecia que eu estava em um casamento de família no interior. Sabe, aquele momento em que todos os seus amigos e colegas de profissão se encontram pra trocar experiências, fazer networking além de conhecer novas pessoas. É uma felicidade imensa poder compartilhar coisas quem dão certo e outras nem tanto, mas podemos realmente crescer e aprender nesse intercâmbio todo de informações.

No segundo e terceiro dia de evento tivemos os palestrantes principais, nacionais e internacionais. Uma das palestras que me chamou muito atenção foi a da Cynthia Savard Saucier do Shopify. De uma maneira simples e lúdica, ela nos mostrou como podemos pensar para que decisões assertivas de design não causem uma tragédia na vida das pessoas. Ela também é co-autora do livro Tragic Design.

Cynthia Savard explicando affordance utilizando o Super Mario como exemplo

Outras tantas palestras aconteceram e eu poderia falar um pouquinho de cada uma delas, mas ficaria um texto longo e cansativo. Alguns dos assuntos abordados que mais chamaram a minha atenção foram:

  • Temos que criar conexões com as pessoas que usam nossos produtos e serviços.
  • O comportamento pode ser entendido com empatia e previsto para desenvolvermos soluções mais humanas, não apenas pensando no dinheiro.
  • Acessibilidade e a experiência de serviços físicos ainda parecem um tabu, mas aos poucos estamos falando mais sobre eles.
  • Design Thinking não é mais um diferencial, e sim algo que todos precisamos fazer sempre.
  • Criar, comunicar e iterar junto com as pessoas.
  • A cultura das pessoas é algo essencial no projeto de uma interface. O que funciona para nós brasileiros é totalmente diferente de americanos ou chineses.
  • Produtos e serviços são oferecidos por diversas empresas, mas aquelas que conseguem uma boa experiência viram as "queridinhas", independente se o custo for maior.

Os dias passaram muito rápido, o evento foi incrível e ficou com gostinho de quero mais! Parabéns aos organizadores e voluntários deste #ISAFloripa17.

Staff do ISA Floripa 2017

A partir do ano que vem, o ISA (Interaction South America) passará a se chamar ILA (Interaction Latin America). É o maior evento de Design e UX do mundo rompendo barreiras e incluindo os países da América Central.

Terei um desafio enorme sendo um dos organizadores. Estou muito ansioso para esse enorme desafio. Vamos fazer o ILA Rio 2018 com muito amor e carinho para nossa comunidade. \o/

Nos vemos no RIO! ;)

--

--