#ISAFloripa17: Um review do maior evento de UX do mundo

Um compilado de como foi o #ISAFLORIPA17 com suas mais de 1500 pessoas participantes.

Rafael Daron
Mergo
5 min readNov 30, 2017

--

O Interaction South America 2017 — ou #ISAFloripa17 para os íntimos — que ocorreu em Florianópolis nos dias 09, 10 e 11 de novembro, foi considerado o maior evento de UX do mundo. Méritos de toda equipe organizadora e da comunidade — nacional e internacional — que cada vez apresenta-se mais participativa. O sucesso na concepção do ISA é prova de que o design thinking, quando aplicado, faz com que boas propostas de valor sejam projetadas.

Três dias de workshops, apresentações de trabalhos, cases de mercado, palestrantes renomados, happy hour, interações entre os participantes, muito network, praias e as “ILHAS”. O #ISAFloripa17 aplicou o conceito de ilhas de conteúdo para o dia da comunidade, um grande espaço com múltiplos palcos, aos quais era possível transitar — ou até mesmo assistir deitado — apenas com um fone de ouvido, escolhendo o conteúdo que mais agradava através dos canais disponíveis.

Em conversa com a Priscilla Albuquerque — uma das organizadoras do evento e co-founder da Catarinas Design de Interação — devido a proporção e aplicabilidade do termo “UX” nas diversas áreas, o conceito de Ilhas foi criado para apresentar cases de UX aplicados em áreas como Ciências Humanas, Comunicação, Negócios e Tecnologia.

Participo desde a primeira edição do ISA, em 2009 que começou em São Paulo com aproximadamente 300 pessoas, e que conforme Erico Fileno, um dos idealizadores do evento e coordenador regional da IxDA, “é prazeroso acompanhar a evolução do evento e as barreiras que são quebradas em cada edição, até mesmo nos capítulos internacionais que ocorreram na Argentina (2014, 2015) e Chile (2016)”.

Erico também reforça a importância de que a comunidade empresarial brasileira participe mais dos eventos, assim como ele tem vivenciado essa participação em eventos internacionais.

Além das diversas aplicabilidades do design como processo, tanto para investigação — muita empatia! — e criação, discutiu-se também sobre design emocional, experiências em desenhar serviços e interações para contextos adaptados, a importância da simpatia e da compreensão além da empatia; gestão de design, as máquinas com atitudes cada vez mais humanas, e muitos palestrantes falando de UX aplicado em big data, inteligência artificial e IoT. Para o Gustavo Oliveira, head de design e inovação da TOTVS, a participação no ISA trouxeram insights de melhorias na cultura de colaboração do time e também nos produtos que a empresa fornece.

A experiência inspiradora que o ISA trouxe, devido minha nova trajetória como founder da Pinha Digital, fez com que se destacassem quatro palestras, nas suas ordens de contribuição para meu momento:

1) Anderson Gomes da Youse com o tema “Design Leadership”

Tive a felicidade de conhecer o Anderson ainda no tempo de Faber Ludens e sempre foi um exemplo em humildade e work hard.

O Anderson fez uma ótima analogia da evolução da carreira do profissional de UX e a passagem de bastão de um consultor em design para um líder de time de design. Outro item valioso que o Anderson trouxe foi apresentar um pouco sobre metas e gestão de design, assunto que até então aprendi no learn by doing.

O conteúdo motivou a estudar mais sobre e implementar isso no time de design da Pinha.

2) Andrew Kaufteil da Cooper com o tema “Work Culture Feijoada: 9 elements of innovation”

Palestra de abertura no ISA e chegou chegando com a analogia da feijoada brasileira com os elementos que um time precisa ter para transformar o dia a dia mais inovador.

Essa palestra incentivou a sair da zona de conforto e repensar como adaptar a cultura do time para obter mais colaboração em equipe e transformar um mindset para estimular inovação.

3) Elaine Ann da Kaizor Innovation com o tema “How is designing for China Market different from the Western Tech ecosystem and what you can learn from it?”

Durante o evento tive a oportunidade de tomar uma cerveja e conversar com a Elaine. Que bagagem dessa mulher!

A maior contribuição da Elaine foi quanto a adaptação e agilidade para fazer projetos de pesquisa em mercados emergentes, considerando o exemplo que ela citou entre 4–6 semanas é o tempo da pesquisa com usuário no mercado americano, enquanto no mercado chinês esse é o tempo de todo o desenvolvimento do produto (incluindo a pesquisa).

Este é um cenário que reflete bastante a realidade de pequenas agências e consultores de design que precisam otimizar o tempo de pesquisa devido o custo que o cliente considera ser alto e nos faz repensar criativamente como podemos obter insights dos clientes para um projeto de um novo serviço, por exemplo.

4) Cynthia Savard da Shopify com o tema “Tragic Design”

Tema título do livro da palestrante e da palestra que a Cynthia que tem levado global em conferências de design.

A conversa nos faz refletir novamente sobre affordances e como podemos melhorar as experiências repensando o reconhecimento que o usuário pode ter, de forma mais intuitiva sobre artefatos, interações e serviços desenhados.

Materiais das Palestras

Alguns dos links com materiais e conteúdos que foram compartilhados, encontram-se abaixo com links de onde estão disponíveis:

Andrew Kaufteil (Cooper) — Work Culture Feijoada: 9 elements of innovation — https://tinyurl.com/isa-andrew

Cynthia Savard (Shopify) — Tragic Design — https://tinyurl.com/isa-cynthia

Anderson Gomes (Youse) — Design Leadership — https://tinyurl.com/isa-gomes

Russell Parrish (IBM) — Nudges: Influencing user behavior — https://tinyurl.com/isa-russell

Belmer Negrillo (Facebook, Building 8) — Empathy machines: an introduction to adaptive UX — https://tinyurl.com/isa-belmer

Greg Petroff (Google Cloud) — Everything is about to change: software as material — https://tinyurl.com/isa-petroff

Luis Arnal (Insitum) — The designer as behavior architect. How to maximize the use of behavioral economics in the design process — https://tinyurl.com/isa-arnal

Janaki Kumar (SAP Labs) — Riding the wave of digital disruption by design — https://tinyurl.com/isa-janaki

Todos os slides e vídeos das palestras devem ser disponibilizadas em breve através do site do ISA 2017: http://isa.ixda.org/2017

Última edição do ISA!

Os que não tiveram a oportunidade de participar de alguma edição do ISA, infelizmente não terão mais.

No próximo ano o evento se tornará Interaction Latin America, ou ILA, e a primeira edição ocorrerá na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro no mês de novembro de 2018.

Interessados fiquem ligados com as inscrições que embora será o maior evento de UX, porém são vagas limitadas — e eu já garanti a minha!

Site do evento: http://ila.ixda.org/2018

Nos vemos no Rio! o/

--

--