Projeto de UX para ajudar pequenos empreendedores

Rafael Fujiwara
Mergo
Published in
6 min readJan 29, 2022
Mockup com algumas das telas do aplicativo em alta definição

Alice concilia sua jornada entre o emprego fixo de recepcionista, a vida pessoal e familiar e um empreendimento. Durante a pandemia, ela montou ma loja virtual de roupas devido ao receio da demissão, tentando, assim, ter uma segurança financeira.

No seu tempo livre, ela acompanha se há pedidos novos e como estão os pagamentos, envios e chegadas dos produtos vendidos. Mas enfrenta dificuldades ao lidar com todas essas atividades.

Ela é a persona criada no projeto feito através do curso de UX Design, na Mergo, feito entre março e junho de 2021, pelo grupo composto por mim, Caio, Estefanie, Gabriela, Ana Paula e Sandra, cuja missão foi encontrar uma solução com o tema sobre a vida profissional — desemprego e empreendedorismo durante a pandemia.

O resultado foi o aplicativo Flow, com a finalidade de gerenciar vendas online, economizando o tempo do usuário.

Pesquisa

Para chegar até Alice e a solução do nosso aplicativo de gerenciamento
de negócios, nos baseamos no processo do Duplo Diamante. Na primeira etapa, fizemos a Desk Research, coletando informações com notícias relevantes ao tema. Fizemos também a Matriz CSD, na qual discutimos quais certezas, suposições e dúvidas tínhamos com as informações coletadas.

Screenshots da Desk Research e da Matriz CSD, respectivamente

Após a análise, partimos para a etapa de triagem de pesquisa, definindo as variáveis de segmentação e as perguntas do questionário. Resolvemos focar em um perfil feminino, com nível superior completo, que tivesse perdido o emprego durante a pandemia, mas possuísse algum outro negócio próprio criado durante a pandemia.

Entrevistas

Feito o recrutamento através da internet para as pesquisas qualitativas e quantitativas, realizamos três entrevistas via vídeo-chamada (participei de uma delas).

Fizemos a análise de dados das entrevistas, determinando padrões de comportamentos, hábitos e opiniões e constatamos que a principal dor era a questão de tempo, pois elas conciliavam várias atividades durante o dia, sendo o ponto em comum um negócio próprio.

Partimos, então, para o Debriefing, destacando vários fatores como objetivos, motivações, frustrações, rotina e background.

Padrão de comportamentos das entrevistadas e debriefing, respectivamente

Persona

Após as análises, mais as informações da pesquisa quantitativa, traçamos a nossa persona, Alice. Como descrito acima, mulher casada, com um filho e um emprego fixo, mais o seu empreendimento. Tempo é algo que lhe falta para conciliar todas as suas responsabilidades e deveres.

print do perfil da persona, feito em computador
Perfil da persona definida após nossa pesquisa

Ideação

A próxima etapa foi definir um mapa de experiência da nossa persona, descrevendo seu dia a dia e detectando quais suas maiores dores. Com isso, foi possível começar a determinar um recorte para uma das possíveis soluções, discutindo um plano de ação e task-flow.

Pensamos em um aplicativo de gerenciamento de negócios, que, de forma gratuita, ajudaria na economia de tempo. Ele concentraria, em um só app, diversas funcionalidades, como calendário, controle de estoque, pedidos novos e entregues, mensagens direta com o cliente e acesso à orientação com profissionais da área.

Nosso recorte focou na funcionalidade de gerenciamento de pedidos, simulando as mudanças de status desde a chegada de uma nova compra, passando pelas confirmações de pagamento e envio, até a confirmação da entrega ao consumidor.

Fizemos também alguns primeiros sketches de ferramentas e telas, sendo desenhado em média fidelidade no Figma.

Screenshots do plano de ação, task flow e sketches

Clique aqui para abrir o protótipo navegável em média fidelidade.

tela de wireframe do aplicativo

Validação

Com as telas desenhadas, partimos para o planejamento do teste de usabilidade, pensando nos objetivos, questões e hipóteses. Com essas informações definidas, contatamos três pessoas para fazer o teste de usabilidade.

Screenshot do planejamento do teste de usabilidade
Screenshot do planejamento do teste de usabilidade

Iteração

Após os testes, confirmamos alguns pontos e nos foi apresentados alguns ajustes a serem feitos. Percebemos botões que confundiam os usuários, seja por sua disposição no layout ou por não estar descrito da maneira mais adequada, e a falta de mais uma etapa no processo da venda, como Pedidos em andamento.

Traçamos também qual a prioridade entre os ajustes, nos baseando na criticidade tanto para a pessoa usuária, quanto para o negócio. E por último, um Canvas de Modelo de Negócio, visando quais outros fatores são essenciais para a viabilidade do produto, como tipos de consumidores, fontes de receitas, propostas de valor, recursos chaves, estruturas de custos etc.

Screenshots das análises dos dados coletados, insights e ajustes (à esquerda), gráfico de criticidade do usuário x criticidade do negócio e canvas do modelo de negócio.

Telas em alta definição

Como complemento ao projeto, fiz algumas telas em um layout de alta definição, sendo a área de design de interfaces de grande interesse profissional.

Pensei um layout que mescle uma elegância com modernidade, utilizando cores mais neutras, uma quente e fria além de boxes com transparências no fundo (com o intuito de deixar com uma leveza e definir melhor as áreas de agrupamentos). Utilizei a fonte Inter, com alguns botões no menu superior em Abel.

Conclusões e observações

A proposta do curso, além do conhecimento e exercícios que nos foi passado, era simular o máximo possível da realidade dos profissionais da área. Em algumas etapas, o tempo foi curto para sua realização, como recrutamento para entrevistas, agendamento com os participantes e organização de um roteiro de entrevista.

Além dessa questão de tempo, percebi muito a mudança de rumos no meio dos processos. Conforme avançamos, recebemos algumas respostas diferentes com relação ao que pensamos inicialmente.

"Realmente é preciso fazer pesquisas e entrevistas para coletar as informações necessárias para principalmente não cairmos em uma solução que não seja a mais eficiente, e também com relação aos nossos 'achismos' e vieses".

Participei de todas as etapas do projeto, colaborando com suposições, dúvidas e soluções, sempre discutindo com meus colegas de grupo. E na parte prática fiz uma das entrevistas qualitativas e montei o protótipo de média fidelidade.

Agradeço por sua atenção! E fique à vontade para deixar seu comentário, será muito bom ter um feedback.

--

--

Rafael Fujiwara
Mergo
Writer for

Designer gráfico/UX-UI Designer — Trabalhei 17 anos com revistas impressas e agora com interesse em migrar para UX research e design de interfaces digitais