O update no Mapa da Empatia: agilizando o comportamento de inovação nos times

Folhas nas paredes e post-its não são modismos ou um modo de descontrair o ambiente, mas um poderosa ferramenta de dialogo e transparência.

Igor Drudi
Mergo
4 min readOct 16, 2017

--

A consultoria Xplane nos apresentou uma atualização (update) na ferramenta Mapa da Empatia, tornando uma ferramenta que já era simples, pratica e barata para desenvolver o comportamento empático nos times ainda mais eficiente.

A Xplane foi pioneira em ferramentas visuais como o Mapa da Empatia, que é uma ferramenta que permite a reflexão sobre os principais pontos que definem as personas (personagens fictícios que representam segmentos de publico específicos) de determinados contextos, seja ele um problema, uma organização ou projeto (ou tudo isso ao mesmo tempo). É um mergulho profundo nas motivações das pessoas, em como elas são e como funcionam, em uma plataforma visual de discussão e construção comumente chamado de canvas (ou traduzindo literalmente, tela).

Foi desenvolvida a muitos anos atras para a consultoria liderada por Dave Gray que acabou culminando no excelente livro Gamestorming (super indicado!!), um toolkit (ou caixa de ferramentas) para o desenvolvimento de inovação centrada em pessoas.

Trabalhar sobre uma superfície colaborativa, seja em uma parede ou uma mesa, de modo que todos possam interagir e discutir por meio da tela e dos post-its são modelos de trabalho que agilizam muitas reuniões, mantendo os times focados nestes elementos visuais que funcionam como ancoras. Folhas nas paredes e post-its coloridos não são modismos ou um modo de “descontrair” o ambiente, mas um poderosa ferramenta de dialogo e transparência dos times e das organizações. O engajamento, a energia e os resultados que estas ferramentas projetuais desenvolvem nas praticas organizacionais são alguns dos benefícios percebidos e muitas vezes medidos nas iniciativas.

A ferramenta pode ser usada em situações no qual os participantes já tenham saído a campo e interagido com os usuários ou consumidores, assim o processo imersivo traz uma forte sensibilização dos participantes do projeto em relação aos usuários no qual estão pretendendo resolver determinada situação. Ou ainda pode ser utilizada também sem a esse contato sistemático prévio com os usuários, utilizando-se do repertório e dos preconceitos (sim, os preconceitos são impostantes também para expressar qual a percepção da equipe de trabalho em relação aos usuários).

Folhas nas paredes e post-its coloridos não são modismos ou um modo de “descontrair” o ambiente, mas um poderosa ferramenta de dialogo e transparência dos times e das organizações.

Dave Gray trabalhou recentemente com Alex Osterwalder, idealizador do Business Model Canvas, no projeto de uma ferramenta para o desenvolvimento de cultura organizacional chamada Culture Map (vou falar dela em um próximo artigo), e desta experiencia ambos aprofundaram o seus entendimentos sobre o Mapa da Empatia e o desenvolvimento de ferramentas de trabalho baseadas em canvas.

A nova atualização traz uma condução mais organizada e autônoma para a ferramenta, proporcionando aos times uma agilidade maior e ainda assim uma melhor reflexão sobre o “outro” de forma sistematizada e coerente. A introdução de uma sequencia numerada tornou a jornada mais fluida e intuitiva, permitindo que os times foquem mais na discussão e reflexão do que especificamente na condução de um facilitador durante o processo.

Tenho experimentado no últimos meses a atualização e obtido ótimos resultados quando comparado a versão anterior, como o ganho no tempo e na qualidade dos workshops, além de uma nítida percepção de satisfação daqueles que executam o processos, pois a autonomia propicia uma maior consciência sobre a prática e o entendimento do resultado obtido.

O arquivo para utilizar o mapa da empatia pode ser obtido aqui por pdf ou por aqui em jpg , é super prático e está em qualidade para ser impresso em formatos grandes. Esta foi uma tradução livre que fiz, experimentem e me passem o feedback de vocês.

A versão original do Dave e da XPlane esta neste link.

E você, já conhecia o Mapa de Empatia? O que achou dessa atualização? Deixe seu comentário e vamos continuar essa conversa. Um grande abraço e até mais!!

Originally published at https://www.linkedin.com on October 16, 2017.

--

--

Igor Drudi
Mergo
Writer for

Designer e consultor apaixonado por inovação e a capacidade da criatividade mudar paradigmas, desenvolvendo projetos de impacto centrados em pessoas.