SEO, conversões e design para todos

O seu público encontra o que deseja rapidamente no seu site? Lembre-se de que a melhor estratégia de SEO é aquela que agrada o usuário.

Leandro Dias
Mergo
3 min readJul 3, 2013

--

O mercado digital nunca esteve tão em alta como em nossos dias. É muito comum nós vemos anúncios em sites de notícias, humor e até nas redes sociais. Hoje é possível encontrar roupas, calçados, alimentos, cursos, serviços, tudo por meio de uma simples busca. Com isso, destaca-se a preocupação de estar bem posicionado nos buscadores. Essa preocupação por parte dos empreendedores do meio digital, cria um tipo de serviço, que cada vez mais ganha espaço na mídia: SEO.

SEO: quero ser o primeiro no Google

Com a alta demanda de empresas que querem aparecer bem nos buscadores, surgem as agências de SEO que prometem fazer seu site aparecer no primeiro lugar, muitas vezes dizendo que farão isso em questão de semanas.

Concordo plenamente que estar bem posicionado em páginas de resultados é super importante para o seu negócio. No entanto, por causa dessa competição, criou-se uma idéia de que apenas aparecer na frente basta e que isso é o mais importante.

Pensando em conversões e no usuário

Além da estratégia de SEO, devemos pensar em como entregamos o conteúdo do nosso site da melhor forma possível para o usuário. Se o visitante acessar o seu site e não encontrar o que busca de maneira fácil e rápida, ele simplesmente vai voltar a página do buscador e toda a sua estratégia, além do tempo e dinheiro gastados, para alcançá-lo, de nada valerá. Lembre-se: o motivo de toda a estratégia de SEO, é atrair pessoas para comprar seu produto, ou serviço. Ou seja, converter!

E é aí que entra a questão do bom design e da usabilidade do seu site. Não basta apenas ter um site inovador e com boa estética visual. Quando o usuário acessa seu site, ele deve visualizar de maneira clara o que você oferece.

Botões específicos e bem posicionados para realizar a compra, conhecidos como Call to Action, são essenciais. Existem estudo de cores, o tamanho ideal, a posição, tudo isso para o usuário sentir-se motivado a comprar seu produto. Esses estudos devem ser levados em conta na hora de fazer o layout.

Entender o tipo de público ajuda a criar o layout que trará melhores resultados. Por exemplo, se você percebe que seu público é de mais idade, e tem maiores probabilidades de possuírem problemas de visão, não vai usar fontes pequenas ou que são difíceis de ler.

O mundo mobile e seus desafios de design

Outro público que temos de dar atenção, são os usuários de dispositivos móveis. Já percebeu quantas pessoas usam smartphones enquanto estão em filas, fazendo compras e em outras atividades do dia-a-dia? Sim! Os smartphones fazem parte do contexto social e do cotidiano das pessoas, e o interesse pelo acesso a internet através de smartphones e tablets, devido até mesmo a praticidade que eles proporcionam, está crescendo exponencialmente.

Por esse motivo, otimizar o seu site para esse público deve estar dentro do escopo do projeto de SEO. Nos últimos anos vem se destacando o conceito de Responsive Web Design, com layouts fluidos e adaptáveis ao tamanho da tela e ao contexto de uso. Esse conceito visa proporcionar ao visitante a melhor experiência possível, independente do meio que ele esta acessando o site.

Portanto, faça a si mesmo essa pergunta óbvia: o meu público-alvo encontra o que deseja de forma fácil e rápida no meu site? A resposta deve guia-lo no processo de criação do site. Lembre-se de que a melhor estratégia de SEO é aquela que agrada o usuário final.

--

--