Trabalhando com texto alternativo de imagens em redes sociais

Saiba com inserir texto ALT no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn

Talita Pagani
Mergo
6 min readMar 20, 2018

--

Garota sentada de joelhos no chão, olhando para a tela de um notebook. Um balão de pensamento está ao redor dela.
Garota sentada de joelhos no chão, usando um notebook e olhando para a tela. Um balão de pensamento está ao redor dela com vários ícones, como música, e-mail, localização, carrinho de compras, entre outros. Fonte da imagem: https://www.freepik.com/free-vector/social-media-background-in-flat-style_1714710.htm

Você provavelmente já deve ter se deparado nas redes sociais com postagens usando as hashtags #PraCegoVer, #Acessibilidade, #TimelineAcessível, entre outras.

Esta é uma alternativa que as pessoas encontraram para disponibilizar texto alternativo às imagens para torná-las acessíveis, já que as redes sociais mais populares como Facebook e Twitter não possuíam este recurso até pouco tempo atrás. Estas hashtags complementam a legenda da postagem indicando que, a partir daquele ponto, vem a descrição da imagem.

Exemplo de postagem minha com a hashtag #pracegover, feita em Maio de 2015. Postagem original: https://www.facebook.com/talitapagani/posts/10207393549543421

As redes sociais têm implementado discretamente recursos que permitem descrever as imagens e que não são amplamente divulgados como deveriam. Recursos como o do Facebook, que há algum tempo já realizava descrições automáticas, acabei descobrindo por acaso.

Para mostrar como estes recursos não são complicados para utilizar, nesse post, explico como trabalhar com os textos alternativos para imagens no Facebook e Twitter.

Atualizações em 01 de junho de 2020: incluí também Instagram e LinkedIn. Estas duas redes sociais ainda não possuíam o recurso na data de publicação do artigo. As imagens do Twitter foram atualizadas também, devido a mudanças na interface.

Facebook

O recurso de texto alternativo do Facebook está disponível no momento somente para a versão web desktop, por se tratar ainda de um recurso experimental. Para inserir ou alterar um texto alternativo, basta seguir estes passos:

  1. Ao inserir uma foto na caixa de postagem, clique no botão “Editar foto”;
Caixa de postagem “Criar publicação” no Facebook onde foi inserida uma foto e está destacado o botão “Editar foto”.
Caixa de postagem “Criar publicação” onde foi inserida uma foto e está destacado o botão “Editar foto”.

2. Na janela que irá abrir, vá em “Texto alternativo”;

3. O Facebook gera automaticamente uma legenda para a imagem com base em seu algoritmo de inteligência artificial. Geralmente, essa descrição apresenta os possíveis elementos da imagem, mas não tem um texto contextualizado com a situação. Antes não era possível alterar, agora você pode fazer isso clicando em “Sobrescrever texto alternativo gerado”;

Janela de edição de foto, na aba “Texto alternativo”. O texto padrão gerado é “Talita Pagani, em pé e texto”.
Janela de edição de foto, na aba “Texto alternativo”. O texto padrão gerado é “Talita Pagani, em pé e texto”. A foto é apresentada à direita.

4. Digite o texto alternativo desejado, clique em “Salvar” e finalize a publicação. O texto alternativo já será aplicado ao atributo ALT e não será preciso aumentar o texto da publicação colocando a legenda no texto.

Alteração do texto alternativo da imagem para “Talita Pagani em pé, com o microfone em mãos durante sua palestra da BrazilJS”
Alteração do texto alternativo da imagem para “Talita Pagani em pé, com o microfone em mãos durante sua palestra da BrazilJS de 2016”.

Mais informações sobre texto alternativo na Central de Ajuda do Facebook:

Twitter

A funcionalidade de texto alternativo não é padrão no Twitter e precisa ser ativada, o que particularmente acho ser um passo desnecessário.

Para ativar o recurso, tanto na versão web, quanto no aplicativo para dispositivo móveis, é preciso ir em Configurações e Privacidade → Acessibilidade e ativar a caixa de seleção “Escrever descrições de imagem”. Infelizmente, esta configuração não funciona para o Tweetdeck, cliente multicontas do Twitter.

Tela de configurações de Acessibilidade do Twitter na versão desktop, destacando o caminho de navegação para chegar à opção.
Tela de configurações de Acessibilidade do Twitter na versão desktop onde a opção “Escrever descrições de imagens” está selecionada. Imagem atualizada em 01 de junho de 2020.

Após salvar as configurações, siga os passos:

  1. Na caixa de publicação de tweet, adicione uma foto e clique no texto “Adicionar descrição” que aparece abaixo da imagem;
Caixa de publicação de tweet na versão web, com uma foto inserida e o botão “Adicionar descrição” detalhado.
Caixa de publicação de tweet na versão web, com uma foto inserida e o botão “Adicionar descrição” detalhado. Imagem atualizada em 01 de junho de 2020.

2. Na janela que irá abrir, digite o texto alternativo em até 1000 caracteres e clique em “Salvar”;

Janela de descrição da imagem de um tweet com o campo de texto abaixo da foto. Na parte superior da tela, há o botão Salvar.
Janela de descrição da imagem com o campo de texto abaixo da foto. O texto alternativo aplicado foi “Talita Pagani em pé, com o microfone em mãos durante sua palestra da BrazilJS de 2016”. Imagem atualizada em 01 de junho de 2020.

3. Feito isso, escreva o tweet e publique.

Caixa de publicação de tweet na versão web, com uma foto inserida e agora com a descrição da imagem abaixo da foto.
Caixa de publicação de tweet na versão web, com uma foto inserida e agora com a descrição da imagem abaixo da foto para sinalizar que foi inserido um texto alternativo. Na imagem, também é inserido um marcador escrito ALT no canto inferior esquerdo. Imagem inserida em 01 de junho de 2020.

No aplicativo e na versão web para dispositivos móveis, os recursos funcionam da mesma forma.

Telas da versão para dispositivos móveis do Twitter para chegar à opção de texto alternativo.
Telas da versão para dispositivos móveis do Twitter para chegar à opção de texto alternativo. Imagem inserida em 01 de junho de 2020.

Essa recurso também está disponível para GIFs animados desde 31 de janeiro de 2020 e a forma de configurar é a mesma (atualizado em 01 de junho de 2020):

Caixa de publicação de tweet na versão web, com um GIF inserido e o botão “Adicionar descrição” detalhado.
Caixa de publicação de tweet na versão web, com um GIF inserido e o botão “Adicionar descrição” detalhado. Imagem inserida em 01 de junho de 2020.

PleaseCaption: bot que alerta para colocar texto alternativo

Mesmo os mais entusiastas de acessibilidade também esquecem de colocar texto alternativo em todas as suas postagens. Eu ocasionalmente esqueço, mesmo tentando me policiar.

Para quem usar o Twitter, basta seguir o perfil PleaseCaption, um bot que lembra você de adicionar descrição nas imagens quando você faz um tweet com imagem sem texto alternativo.

Atualização: e quanto às outras redes sociais?

Quando este artigo foi originalmente publicado — em março de 2018 — Instagram, LinkedIn e Medium ainda não possuíam recursos para inclusão de texto alternativo e eu havia comentado nesta seção. Ainda bem que isso mudou após mais de dois anos!

Por isso, compartilho a seguir como inserir o texto alternativo no Instagram e LinkedIn.

Instagram

O Instagram passou a suportar texto alternativo em suas postagens a partir de novembro de 2018. Não é preciso habilitar a funcionalidade, como o Twitter, mas isso não a torna mais fácil de ser utilizada, pois o recurso fica um pouco escondido. Para inserir o texto alternativo, siga os passos:

  1. Na tela para escrever a legenda de uma nova publicação, acesse as “Configurações avançadas”, na parte inferior;
  2. Na tela das configurações avançadas, acesse a opção “Escrever texto alternativo”;
  3. O aplicativo irá mostrar cada imagem da postagem — caso você tenha feito um post carrossel com até 10 imagens — com um campo de texto ao lado para escrever o texto alternativo. Até o momento, não é especificado o limite de caracteres do campo;
  4. Após escrever o texto alternativo de todas as imagens, pressione “Salvar” e retorne para a tela de publicação. Escreva o texto do post e publique.
Telas para configuração do texto alternativo em postagens do Instagram.
Telas para configuração do texto alternativo em postagens do Instagram. Imagem inserida em 01 de junho de 2020.

Nota: é interessante observar que, mesmo com este recurso, muitos perfis ainda fazem a descrição das imagens diretamente nos posts. Isso pode ser interessante para permitir que qualquer pessoa entenda o conteúdo das imagens, mas é mais recomendável inserir o texto alternativo diretamente nas imagens, ainda mais se for um post carrossel.

LinkedIn

No LinkedIn, é possível inserir texto alternativo nas imagens de publicações desde outubro de 2019. Como fazer:

  1. Ao inserir uma imagem em uma nova publicação, clique em “Adicionar texto alternativo”, no canto superior direito da imagem;
Caixa para edição da imagem de uma publicação no LinkedIn.
Caixa para edição da imagem de uma publicação no LinkedIn. Imagem adicionada em 01 de junho de 2020.

2. Irá aparecer o campo para configuração do texto alternativo sobre a imagem. Escreva o texto alternativo em até 120 caracteres e clique em “Salvar”.

Janela para inserir texto alt no LinkedIn, sendo um campo de texto com fundo escuro levemente transparente sobre a foto.
Janela para inserir texto alternativo em post do LinkedIn, sendo um campo de texto com fundo escuro levemente transparente sobre a foto. Imagem inserida em 01 de junho de 2020.

3. Escreva o texto do post e publique.

Uma das limitações é a quantidade de caracteres permitidos: 120. Embora seja recomendável que os textos alternativos sejam objetivos, essa quantidade de caracteres pode não ser suficiente para descrever uma imagem. Isso faz com que muitas pessoas continuem optando por incluir a descrição das imagens diretamente nas postagens.

Mas e o Medium?

O Medium também adicionou o recurso de texto alternativo em meados de 2019, mas como esse artigo foca em redes sociais, resolvi não especificar por aqui.

Inclusive, usei o recurso durante a atualização do artigo, inserindo o texto alternativo em todas as imagens. Mantive as legendas abaixo das imagens porque o campo é limitado a 125 caracteres e foi preciso resumir algumas descrições. Por isso, a legenda ficou como um complemento contendo a descrição longa.

Vamos ver se nas próximas atualizações das redes sociais temos novidades sobre a quantidade de caracteres e melhorias na usabilidade do recurso.

Tem alguma sugestão de ferramenta para trabalhar com textos alternativos em rede sociais? Compartilhe conosco nos comentários!

--

--

Talita Pagani
Mergo

Consultora de Acessibilidade na Utilizza | Neurodivergente | Mestre em Acessibilidade Web | GAIA — Autismo