Meu primeiro jogo

Fabio Bracht
Mesa do Bracht
3 min readAug 26, 2022

--

A pergunta acima surgiu esses dias num grupo de boardgames. “Qual foi o seu primeiro jogo?”

Comecei a pensar e vi que… não sei.

Quando criança, eu tinha algumas cartinhas do Pokémon TCG. Joguei poucas vezes. Foi esse o meu primeiro jogo?

Mais pra frente, já adulto, um grande amigo voltou de uma viagem pros EUA trazendo DiXit de presente pra mim. Foi o primeiro jogo de tabuleiro propriamente dito que eu tive. Então foi esse o meu primeiro jogo?

Um tempo depois, voltei a morar com a minha família e comprei Catan, sem pesquisar nem nada. De impulso, só porque era famoso e eu queria algo diferente de canastra pra jogar com meus pais e meu irmão. Foi o primeiro jogo que eu comprei. Isso torna ele o meu primeiro jogo?

Passado mais um ano ou dois, morando em São Paulo, conheci pela primeira vez uma pessoa “do hobby”. Meu chefe na época. Grande cara. Me chamou pra jogar na casa dele. Cheguei lá e vi, pela primeira vez, uma coleção de board games. Jogamos diversas vezes, ele me apresentou uma dúzia de jogos. Gostei de (quase) todos, mas especialmente de um chamado Tobago. Um tempo depois, quando de novo saí de SP e não tinha mais acesso aos jogos dele, Tobago foi o que eu quis comprar. Não tinha no Brasil e mesmo no exterior tava fora de tiragem. Consegui encontrar um encalhado numa loja no eBay, paguei uma nota, fui taxado na alfândega… Doeu. Foi pouco jogado, relativamente falando, e passou mais tempo esquecido em estantes do que sendo aproveitado. Mas o jogo é ótimo, e é o único dos citados no texto até agora que está hoje na minha estante de boardgames, porque fiz questão de trazer comigo em todas as últimas mudanças. Foi o primeiro boardgame que importei, e, mais importante que isso, foi o primeiro que eu realmente quis. Foi esse o meu primeiro jogo?

Ano passado, esse mesmo amigo meu de SP postou uma foto do Project L no Instagram. Quem conhece sabe que poucos jogos são mais fotogênicos, modernos e elegantes. Aquela foto me fez “lembrar” que eu gostava de boardgames. Imediatamente perguntei o nome, achei na internet e vi que não estava super caro. Comprei. Quando joguei a primeira partida, não pirei tanto no jogo em si, mas outra coisa aconteceu: acendeu a luzinha em mim do “hmmm, boardgames são bem legais, né? Eu devia procurar outros pra experimentar!” Foi só aí que eu finalmente comecei a entrar de fato no hobby dos jogos de mesa — criei conta no BGG, conheci a Ludopedia, procurei grupos no Telegram, etc. E, claro, comecei a comprar outros jogos. Project L foi o jogo que me colocou no hobby e começou a minha coleção. Foi esse o meu primeiro jogo?

Não sei.

Pokémon TCG, Catan, Tobago, Project L

De diferentes formas, todos esses foram o meu primeiro jogo.

Se eu fosse forçado a apontar somente um, eu acho que apontaria para o Tobago. Mas ele não me soa, emocionalmente falando, mais “primeiro jogo” do que o DiXit, o Catan ou qualquer outro. E quando me perguntam há quanto tempo eu estou no hobby, eu digo que foi desde o final de 2021, quando comprei o Project L e quase imediatamente separei uma estante para jogos. Então talvez seja ele. Ou não?

Talvez eu devesse jogar um d6 pra determinar. 🎲

--

--

Fabio Bracht
Mesa do Bracht

Cares too much about: 1. Design, 2. Board games, 3. Lists having at least three items.